Uma estratégia de leitura conhecida é o skimming (ou top-down processing), que segundo Talhari significa uma leitura rápida onde os estudantes procuram informações principais nos textos.
Dicas de atividades usando essa estratégia.
Em seguida, oportunize que os estudantes expressem oralmente ou por escrito suas percepções globais sobre tal objeto.
Ofereça um momento para compartilhar essa experiência.
2ª) Que livro é esse?
Prepare fichas com características específicas dos livros que vai oferecer aos alunos como: tamanho, formato, número de páginas, estrutura).
Depois,unto com os alunos, entregue a cada um deles uma ficha e peça que localizem o material o mais rápido possível.
Discuta em seguida sobre essa dinâmica.
3ª) Que propaganda é essa?
Apresente um determinado texto (uma propaganda, por exemplo) aos alunos e solicite que rapidamente deem algum tipo de informação geral sobre ele ( ex.: público, tipo de texto, natureza do produto).
4º) Reflexões sobre gêneros textuais.
Ofereça vários gêneros textuais. Determine que os estudantes busquem rapidamente nesses textos uma informação ( ex: qual deles é destinado ao publico infantil)
Depois da atividade realidade, reflita com os alunos sobre suas impressões.
5º) Caraterísticas de um texto.
Escolha um determinado gênero textual ( ex.: receita). Instigue os alunos a indicarem três características deste material.
REFERÊNCIAS
ATIVIDADES ESTRATÉGIAS DE LEITURA.
TALHARI, P. B. A leitura na aprendizagem de Línguas Estrangeiras: um pouco de teoria e práticas.
PEREIRA, V.W.Estratégia de predição leitora nas séries iniciais: resultados de pesquisas e aplicação no ensino
Nenhum comentário:
Postar um comentário