15.2.18

ESTRATÉGIAS DE LEITURA - SKIMMING - 5 DICAS DE ATIVIDADES



Uma estratégia de leitura conhecida é o skimming  (ou top-down processing), que segundo Talhari significa uma leitura rápida onde os estudantes procuram informações principais nos textos.

Dicas de atividades usando essa estratégia.


1ª) Livros e mais livros...

Professor (a) disponibilize livros desconhecidos para  que os alunos  possam manuseá-los.
Em seguida, oportunize que os estudantes expressem oralmente ou por escrito suas percepções globais sobre tal objeto.
Ofereça um momento para compartilhar essa experiência.

2ª) Que livro é esse?

Prepare fichas com características específicas dos livros que vai oferecer aos alunos como: tamanho, formato, número de páginas, estrutura).
Depois,unto com os alunos, entregue a cada um deles uma ficha e peça que localizem o material o  mais rápido possível.
Discuta em seguida sobre essa dinâmica.

3ª) Que propaganda é essa?

Apresente um determinado texto (uma propaganda, por exemplo) aos alunos e solicite que rapidamente deem algum tipo de informação geral sobre ele ( ex.: público, tipo de texto, natureza do produto).

4º) Reflexões sobre gêneros textuais.

Ofereça vários gêneros textuais. Determine que os estudantes busquem rapidamente  nesses textos uma informação ( ex: qual deles é destinado ao publico infantil)
Depois da atividade realidade, reflita com os alunos sobre suas impressões.

5º) Caraterísticas de um texto.
Escolha um determinado gênero textual ( ex.: receita). Instigue os alunos a indicarem três características deste material.


REFERÊNCIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS DE LEITURA.
TALHARI, P.  B.  A leitura na aprendizagem de Línguas Estrangeiras: um pouco de teoria e práticas.
PEREIRA, V.W.Estratégia de predição leitora nas séries iniciais: resultados de pesquisas e aplicação no ensino 

Nenhum comentário: