Silêncio é um recipiente dentro do qual é colocado um evento musical. Por este motivo há a necessidade de preparar um ambiente adequado para as crianças vivenciarem todos os parâmetros da música.É a partir do silêncio tanto externo quanto interno que a música e toda a sua gama de intensidade é apreciada e produzida. Murray Schafer (1991)
Projeto
Público alvo - Educação Infantil
Duração - Um bimestre
JUSTIFICATIVA
O Referencial Curricular Nacional (p.44) garante que a música é uma linguagem universal capaz de comunicar e expressar sentimentos e pensamentos. Ela está presente em diversas culturas em inúmeros eventos sociais como : festas, rituais , comemorações, manifestações cívicas , políticas entre outros.
Uma proposta de ensino que considere esta diversidade precisa abrir espaço para que o aluno vivencie a música de forma contextualizada e significativa.
As canções fazem parte do universo infantil e nas escolas de educação infantil , atendem a vários propósitos que vão desde a hábitos relacionados à rotina escolar , assim como a memorização de conteúdos específicos.
Muitas dessas canções são acompanhadas de movimentos corporais direcionadas pelas professoras de forma mecânica e estereotipada.
Ensinar música na educação infantil precisa consiste em "[...]
garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos. (RCN, p.15)"
Para Bréscia (2003) apud Charelli e Barreto ( 2005 ) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Weigel (1988) e Barreto (2000) apud Charelli e Barreto ( 2005 ) afirmam que atividades podem contribuir consideravelmente como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, esclarece sobre a conexão entre o movimento corporal e a música.
O gesto e o movimento corporal estão intimamente ligados e conectados ao trabalho musical. A realização musical implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é, também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc., e os de locomoção como andar, saltar, correr, saltitar, galopar etc., estabelecem relações diretas com os diferentes gestos sonoros. (RCN,1998, p.61)
Assim , o desenvolvimento de um projeto que contemple esses princípios é de suma importância .
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;
- Perceber e expressar sensações e sentimentos através das músicas
- Ampliar o repertório musical;
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e ritmos corporais;
- Desenvolver memória
- Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras.
- Desenvolver relações sociais e afetivas através das atividades de música e movimento.
CONTEÚDOS
- Conhecimento de vários estilos musicais comparando ritmos, timbres, tonalidades entre outras características;
- Exploração da linguagem corporal para explorar sons e ritmos diversos.
- Apreciação musical
- Memorização das letras das músicas
- Participação em situações de identificação de elementos sonoros do dia a dia
- Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente
- Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança e outro movimento
- Valorização e respeito em relação às conquistas pessoais, em relação ao movimento e o gosto musical de cada um.
- Incentivo à criação e a livre expressão musical e motora.
DESENVOLVIMENTO
Atividade desencadeadora - Roda de conversa.
Em roda de conversa falar com os alunos sobre os sons, para que
servem como seriam viver sem eles. Leve-os para um espaço aberto onde possam se acomodar para desenharem os sons que identificarem no ambiente.Depois , deixe que compartilhem os materiais produzidos, em exposição em sala de aula.
Apreciação de músicas e
movimentos diversos.
A cada semana utilize um(a) cantor(a) / compositor (a) e gêneros diversos como MPB, música clássica, cantigas de rodas para que as crianças ouçam. Em concomitância com a apreciação musical recomende que os alunos expressem nos movimentos os ritmos, timbres, tonalidades...
Identificar sons e movimentos
dos animais.
Apresente um vídeo que mostre movimentos de animais e sons produzidos por eles.
Depois sugira um coral com sons de animais. Posicione-se como maestro e combine com os alunos o que devem imitar quando efetuar determinado gesto. Você pode explorar a altura das vozes, o ritmo ( mais lento e mais rápido).
Neste primeiro vídeo vocês vão ter acesso a sons e imagens de animais reais , mas o movimento deles.
Depois sugira um coral com sons de animais. Posicione-se como maestro e combine com os alunos o que devem imitar quando efetuar determinado gesto. Você pode explorar a altura das vozes, o ritmo ( mais lento e mais rápido).
Sugestões de vídeos.
Neste primeiro vídeo vocês vão ter acesso a sons e imagens de animais reais , mas o movimento deles.
Sons de Animais para crianças.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=lbCJnfvIjIM
Som dos animais selvagens /Sons de animais para crianças
Fonte: ttps://www.youtube.com/watch?v=Xjd3U1lkQho
Identificar os sons e movimentos de elementos da natureza
Leve para a sala de aula um vídeo que apresente sons produzidos pela natureza.
Vídeos para crianças sons da natureza.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=b1OIWGaRXP0
Brincar com música utilizando
a linguagem corporal.
Brincadeira: Vamos
passear na floresta?
Em círculo,recite as frases e peça que as crianças repitam e se movimentem de acordo com a representação dos fatos narrados na história. Se desejar pode fazer adaptações.
Em círculo,recite as frases e peça que as crianças repitam e se movimentem de acordo com a representação dos fatos narrados na história. Se desejar pode fazer adaptações.
Vamos passear na floresta?
ENTÃO VAMOS!
IH! OLHA LÁ...
UM MATAGAL.
VAMOS PASSAR?
ENTÃO VAMOS!
VAMOS PASSEAR NA FLORESTA?
ENTÃO VAMOS!
IH! OLHA LÁ...
UMA ARVORE.
VAMOS SUBIR?
ENTÃO VAMOS!
DESCENDO!!!!!!!!!!
VAMOS PASSEAR NA FLORESTA?
ENTÃO VAMOS!
IH! OLHA LÁ...
UM RIO
VAMOS NADAR?
ENTÃO VAMOS!
VAMOS PASSEAR NA FLORESTA?
ENTÃO VAMOS!
IH! OLHA LÁ..
UMA CAVERNA.
VAMOS ENTRAR?
BEM DEVAGAR.
CHI! TÁ TUDO ESCURO...
UMA CAUDA COMPRIDA...
UM PELO MACIO...
UM CHEIRO ENGRAÇADO...
IH! É UM GAMBÁ, VAMOS CORRER?
CORRENDO!! CORRENDO!!!
OLHEM, É UMA PONTE, VAMOS PASSAR?
UUUU UUUUUUU UU
OLHEM UM MATAGAL, VAMOS PASSAR?
CORRENDO! CORRENDO!!
OLHEM, UMA CABANA, VAMOS ENTRAR?
VEJAM, É UMA PORTA, VAMOS FECHAR?
ENTÃO VAMOS!
1...2...3...
E O GAMBÁ NÃO VEIO COM A GENTE?
AINDA BEM!!!!!!!!
IH! OLHA LÁ...
UM MATAGAL.
VAMOS PASSAR?
ENTÃO VAMOS!
VAMOS PASSEAR NA FLORESTA?
ENTÃO VAMOS!
IH! OLHA LÁ...
UMA ARVORE.
VAMOS SUBIR?
ENTÃO VAMOS!
DESCENDO!!!!!!!!!!
VAMOS PASSEAR NA FLORESTA?
ENTÃO VAMOS!
IH! OLHA LÁ...
UM RIO
VAMOS NADAR?
ENTÃO VAMOS!
VAMOS PASSEAR NA FLORESTA?
ENTÃO VAMOS!
IH! OLHA LÁ..
UMA CAVERNA.
VAMOS ENTRAR?
BEM DEVAGAR.
CHI! TÁ TUDO ESCURO...
UMA CAUDA COMPRIDA...
UM PELO MACIO...
UM CHEIRO ENGRAÇADO...
IH! É UM GAMBÁ, VAMOS CORRER?
CORRENDO!! CORRENDO!!!
OLHEM, É UMA PONTE, VAMOS PASSAR?
UUUU UUUUUUU UU
OLHEM UM MATAGAL, VAMOS PASSAR?
CORRENDO! CORRENDO!!
OLHEM, UMA CABANA, VAMOS ENTRAR?
VEJAM, É UMA PORTA, VAMOS FECHAR?
ENTÃO VAMOS!
1...2...3...
E O GAMBÁ NÃO VEIO COM A GENTE?
AINDA BEM!!!!!!!!
Sugestão de vídeo
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=viL-kb18RAo
Conhecendo instrumentos
musicais.
Apresente diferentes instrumentos musicais e seus sons incentivando os alunos a
explorá-los. Recomende a brincadeira: "Descobrindo sons".
Sugestão de vídeo
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SM1lK5wx3ck
AVALIAÇÃO
CULMINÂNCIA
Apresentação de uma música escolhida pela turma.
REFERÊNCIAS
CHIARELI, L.K.M A; BARRETO, S.J. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser.
FREEPIK .Recursos gráficos para todos.
PIXABAY. Imagens gratuitas de alta qualidade.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.
LEIA TAMBÉM!
MÚSICA - ATIVIDADES PARA BEBÊS
FREEPIK .Recursos gráficos para todos.
PIXABAY. Imagens gratuitas de alta qualidade.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.
LEIA TAMBÉM!
MÚSICA - ATIVIDADES PARA BEBÊS
29 comentários:
A fundamentação desse projeto é muito boa. Parabéns pelo seu desenvolvimento...
Muito bom!!! Parabéns :)
Muito bomm!! Parabéns!! :)
Parabéns pelo projeto. ótimas ideias.
É um belo projeto, porém, foram feitas as citações no corpo dele mas foi colocado as referências no final, para que o pessoal interessado possar ir atrás desses educadores...
Parabéns, é um bom projeto!!!
Obrigada pelos comentários. Algumas sugestões foram acatadas visando melhorar o conteúdo.
PARABÉNS PELO TRABALHO EXCELENTE APRESENTADO NESSE PROJETO. VOCÊ ARRASOU!!!
PARABÉNS PELO TRABALHO EXCELENTE APRESENTADO NESSE PROJETO. VOCÊ ARRASOU!!!
Gostei muito do seu projeto. Parabéns!!!
Parabéns pelo projeto! Ele me ajudou significativamente no trabalho da faculdade.
Parabéns pelo projeto! Ele me ajudou significativamente no trabalho da faculdade.
Parabéns pelo projeto! Ele me ajudou significativamente no trabalho da faculdade.
Boa tarde! quero parabenizar os autores deste projeto. foi meu norteador nesta etapa de planejamento.
Muito obrigada e sucesso a todos.
Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelo trabalho!
Amei o projeto,me abriu caminhos para um trabalho de sucesso! Que Deus abençoe a cada um que se dedicou neste projeto! Obrigada por colocarem a nossa disposição um trabalho maravilhoso como este!
Amei este trabalho. Me ajudou muito na orientação de alunos que escolheram esse tema. Obrigada por compartilhar este trabalho maravilhoso
utilizei como apresentação de meu trabalho, gratidão por pessoas como vocês!!!
Parabéns, pelo projeto! As atividades elaboradas são ótimas! Vão nos ajudar a refletir mais sobre as nossas atitudes em relação aos cuidados que devemos ter para não prejudicar ainda mais o meio ambiente. Obrigada!
Parabéns pelo projeto! Contribuiu muito com o meu trabalho como educadora musical! Me chamo Bárbara e sou de Volta Redonda, RJ. Tudo de bom pra você! Muito sucesso em seu trabalho! Obrigada por compartilhar!
Parabéns pelo projeto! Me ajudou muito em meu trabalho como educadora musical! Tudo de bom pra vocês! Sucesso em seus trabalhos! Sou Bárbara,de Volta Redonda, RJ. Um abraço!
Obrigada pelas devolutivas, em breve postarei mais sugestões sobre esse assunto.
EXCELENTE PROJETO!
EXCELENTE PROJETO!
Parabéns pelo Projeto!
Excelente trabalho! Parabéns!!!
Vou utilizar seu projeto para trabalhar com as crianças do 1 ano fundamental, na concentração e comportamento. Excelente projeto
muito bom !!
Maravilha! Excelente projeto,Deus te abençoe em nome de Jesus amém.
Parabéns!
Postar um comentário