Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil ( p. 39) "[...] o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.
Os seres humanos movimentam-se desde o nascimento,adquirindo habilidades motoras durante toda a vida.
O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. (RCN, p.16).
Na Educação Infantil, o trabalho precisa respeitar as diferentes capacidades das crianças , priorizando "[...] os conteúdos deverão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento, possibilitando a apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com cada vez mais intencionalidade" ( RCN, p.6), sendo organizados em dois blocos : 1º) possibilidades expressivas do movimento ; 2º ) segundo ao seu caráter instrumental.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EIXO :MOVIMENTO
fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/muitas-criancas-escalam-a-corda_1170706.htm#term=criancas&page=2&position=43
- Banho e massagem
- Possibilitar o contato com um espelho onde as crianças possam ter uma visão de si mesmo e dos colegas observando partes do corpo e movimentos.
- Brincadeiras que envolvam canto e movimento simultaneamente explorando movimentos variados.
- Deslocar-se em diferentes espaços
- Atividades que envolvam força, velocidade, resistência ,flexibilidade.
- Manuseio de objetos e materiais
- Movimentos de preensão, encaixe, lançamento
- As mímicas faciais e gestos
- Brincadeiras de roda e danças circulares
- Brincadeiras que envolvam a interação , a imitação e o reconhecimento do corpo como: " Siga o Mestre" e 'Seu Lobo"
- Representar experiências observadas e vividas por meio do movimento como: Derreter como um sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como as folhas de uma árvore, correr como um rio, voar como uma gaivota, cair como um raio etc.
- Brincadeiras de coordenação do movimento e ao equilíbrio: saltar um obstáculo, circuitos diferenciados.
- Descoberta e exploração do movimento.
- Materiais que rolem pelo chão, como cilindros e bolas de diversos tamanhos,
- Bolas de diferentes tamanhos para serem chutadas, lançadas, quicadas.
- Túneis de pano
- Móbiles e outros penduricalhos .
- Almofadas organizadas num ambiente com livros ou gibis e brinquedos convidam as crianças a sentarem ou deitarem, concentradas nas suas atividades.
REFERÊNCIAS
REFERENCIAL Curricular Nacional para a Educação Infantil.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EDUCAÇÃO INFANTIL - EIXO : MÚSICA
4 comentários:
noooooosa ajudo muito em
Parabéns ! Adorei!!!
Adorei
Amei
Postar um comentário