Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

21.2.18

VOCÊ SABE O QUE É TEORIA CONSTRUCIONISTA?


Em 1980, o professor Seymour Papert, do Instituto de Tecnologia de Massachets, norteado pela teoria construtivista de Piaget, propôs a Teoria Construcionista.


Nesta concepção os alunos aliados a computadores constroem seus conhecimentos em um ambiente propício para este fim sendo auxiliado sempre que necessário por um professor.
A principal característica dessa teoria é o uso da máquina na
realização de construções visíveis em tela, o que representa uma fonte de ideias para o desenvolvimento de construções cognitivas, criando um movimento dialético entre o concreto e o abstrato (ALMEIDA s/p, 2000 apud OLIVEIRA s/p ,2018)

Segundo Oliveira ( 2018 ) “[...] esta teoria se apoia em meios de aprendizagem que valorize a construção das estruturas cognitivas pelo sujeito a partir de suas ações, apoiadas em suas próprias construção de mundo. O professor desempenha o papel de facilitador da aprendizagem propondo atividades para que cada aluno caminhe rumo a construção de seu conhecimento, utilizando o computador, interagindo, por meios de intervenções e interações como facilitador, o que oportuniza a construção de novos conhecimentos. ”

O trabalho desenvolvido nesta abordagem é amparado por diferentes recursos tecnológicos, por isso é necessário que os professores tenham conhecimentos prévios mínimos sobre o uso das tecnologias e os conteúdos a serem trabalhados.
Desta forma, estar propício e ter um olhar  multi e pluridisciplinar se faz necessário, para que o professor possa gerir este trabalhado atendendo as demandas dos alunos.

REFERÊNCIAS

FREEPIK. Recursos gráficos para todos.

PNGTREE. Imagens PNG para dowlouad gratuito

OLIVEIRA, C.T.C.Novas tecnologias aplicadas à educação.

Nenhum comentário: