Em 1980, o professor Seymour
Papert, do Instituto de Tecnologia de Massachets, norteado pela teoria construtivista
de Piaget, propôs a Teoria Construcionista.
Nesta concepção os alunos aliados
a computadores constroem seus conhecimentos em um ambiente propício para este
fim sendo auxiliado sempre que necessário por um professor.
A principal característica dessa
teoria é o uso da máquina na
Segundo Oliveira ( 2018 ) “[...] esta
teoria se apoia em meios de aprendizagem que valorize a construção das
estruturas cognitivas pelo sujeito a partir de suas ações, apoiadas em suas
próprias construção de mundo. O professor desempenha o papel de facilitador da
aprendizagem propondo atividades para que cada aluno caminhe rumo a construção
de seu conhecimento, utilizando o computador, interagindo, por meios de
intervenções e interações como facilitador, o que oportuniza a construção de novos
conhecimentos. ”
O trabalho desenvolvido nesta abordagem
é amparado por diferentes recursos tecnológicos, por isso é necessário que os
professores tenham conhecimentos prévios mínimos sobre o uso das tecnologias e
os conteúdos a serem trabalhados.
Desta forma, estar propício e ter
um olhar multi e pluridisciplinar se faz
necessário, para que o professor possa gerir este trabalhado atendendo as
demandas dos alunos.
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OLIVEIRA, C.T.C.Novas tecnologias aplicadas à educação.
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