Tema: Leitura
Projeto: "Viagem pela Leitura".
Público Alvo: alunos do Ensino Fundamental.
Duração: Durante todo o ano letivo.
Justificativa
A aprendizagem da leitura , não é apenas decodifica as grafias e sons . É um processo que estabelece a relação entre a linguagem oral e escrita.Para Bamberger (1987, p. 92) apud Gonçalves (2013) o desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que começa no lar, aperfeiçoa -se sistematicamente na escola e continua pela vida afora, através das influências da atmosfera cultural geral e dos esforços conscientes da educação e das escolas.
Desta forma, o ato de ler precisa ser instigado de forma criativa e prazerosa, para que os alunos possam vivenciar de forma agradável o ato de ler compartilhando com seus colegas e professores suas viagens pela leitura
Objetivo Geral
- Vivenciar a leitura , compreendendo a importância e o significado do ato de ler na vida social.
Objetivos Específicos
- Conhecer diferentes gêneros textuais,
- Experienciar emoções , oportunizando o acesso a informações culturais , visando estimular a criticidade emancipadora.
Recursos
- Passaporte para leitura ( para obter o material clique aqui).
- Sacolinha para levar os livros
- Obras literárias
Desenvolvimento ( sugestões)
Professor ( a) apresente o acervo para os alunos , proponha uma conversa sobre os materiais disponíveis na sala de leitura.
Organize momentos de leitura: com o professor, alunos...
Combine com os estudante um dia da semana para que possam levar um livro para casa e fazer o registro em seu passaporte.
Planeje momentos de socialização dessa atividade.
Crie um Mural de sugestões de leituras.
Culminância
Exposição de passaportes e realização de um curta - metragem com relato das crianças sobre suas " viagens".
Avaliação
Será feita durante todo o processo
REFERÊNCIA
GONÇALVES, D. S.N .A importância da leitura nos anos iniciais escolares.
PNGTREE.Imagens PNG para download gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário