Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

19.6.19

FORMAS CRIATIVAS DE FAZER CHAMADA DO DIA

Crianças, Escola, Emoções, Globo

Todos os dias,  professores tem como atividade permanente realizar a chamada do dia. Na Educação Infantil e Ensino Fundamental ( anos iniciais / durante o processo de alfabetização) , essa prática auxilia os alunos a reconhecer seu próprio nome e também dos colegas.  Oferece oportunidades para que estes possam refletir sobre a escrita fazendo relação entre fonema e grafia.
Normalmente o professor prepara fichas com os nomes e estas ficam expostas em sala de aula. A entrega desses materiais diariamente acontece através de rodas ou dinâmicas criativas.
Para dinamizar um pouco esse momento e torná- lo cada vez mais prazeroso, você pode usar de dinâmicas criativas ganhando a atenção dos pequenos.

Dinâmica - " Aprendendo as letras do coleguinha"

Prepare cartões com nomes de todos os alunos. Em um saquinho, coloque as letrinhas iniciais dos nomes das crianças das sala. Organize a turma em roda , coloque os cartões com os nomes no meio da roda e cante a seguinte musiquinha:

Passa as letrinhas
Bem devagarinho
Para aprender 
A letra do amiguinho

Preste atenção
Na nossa canção 
Para aprender
As letras do ABC

Durante a música o saquinho vai passando e quanto ela terminar a criança que estiver de posse do saquinho deve pegar uma letrinha. Os amiguinhos que tem a inicial do nome com essas letrinha indicada devem pegar procurar os seus nomes e colocá-lo em um cartaz.
Para desafiá-los ainda mais , você pode usar as letrinhas finais dos nomes.

2 -  Dança das cadeiras com nomes

Realize a dança das cadeiras normalmente. A criança que sair precisa identificar seu nome em cartões organizados em uma mesa.

3- Parlendas que trabalham nome o nome.

A canoa virou
Pois deixaram ela virar 
Foi por causa de _____________
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar 
Eu tirava a (o) _______________
Do fundo do mar

Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela 
E quer casar.



A Canoa virou + 30 minutos de musica infantil com Os Amiguinhos






4 - Jogo da Memória 

Organize os alunos em roda. No meio dela prepare os cartões virados para cima. Peça que todos prestem muita atenção.Vire os cartões para baixo e chame uma criança por vez para procurar o seu próprio nome. Se ela encontrar fica com seu nome. Se não passa a vez para outro coleguinha.

5 - Música :"Peneirei Fubá"


Prepare a roda e converse com as crianças sobre essa brincadeira. As crianças citadas na música pegam a plaquinha do crachá e levam para a chamada.

6 - Música - "Peneirei Fubá"

Peneirei a fubá
O fubá subiu
Tornei peneira
O fubá caiu

___________você não tem 
Alguém nessa sala que te queira bem

( A criança citada canta assim).
Eu tenho , eu tenho sim
Eu tenho ________________que gosta de mim.




Fonte:

Pixabay