"[...] os recursos naturais devem ser usados para saciar as necessidades do homem, sem desperdício, de forma a não esgotá-los para as futuras gerações". (SACARDUA, 2009,p.57)
UM POUCO SOBRE SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Scardua (2009 p.57 ) afirma que o conceito de sustentabilidade vem sendo difundido cada vez mais considerando a ideia de que os recursos naturais precisam ser usufruídos com consciência , evitando desperdícios para garantir que as futuras gerações o acesso a esses bens naturais.
A Educação Ambiental , portanto , tem como desafio, propor reflexões visando reverter o pensamento de destrato ao meio ambiente , instigando o comprometimento com a qualidade de vida através de ações que auxiliem no respeito e conservação da natureza.
Incluir práticas sustentáveis na Educação Infantil através do planejamento de atividades não é uma tarefa fácil.
O Referencial Curricular Nacional (1998) sugere que alguns temas pelos quais os pequenos podem interessar-se como: animais, notícias da TV, o mundo natural entre outros.
No trabalho com os conteúdos referentes às Ciências Naturais, por sua vez, algumas instituições limitam-se à transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano. Desconsiderando o conhecimento e as idéias que as crianças já possuem, valorizam a utilização de terminologia técnica, o que pode constituir uma formalização de conteúdos não significativa para as crianças. Um exemplo disso são as definições ensinadas de forma descontextualizadas sobre os diversos animais: “são mamíferos” ou “são anfíbios” etc., e as atividades de classificar animais e plantas segundo categorias definidas pela Zoologia e pela Biologia. Desconsidera-se assim a possibilidade de as crianças exporem suas formulações para posteriormente compará-las com aquelas que a ciência propõe.(RCN, 1998, p.155)
Assim sendo, o papel da Educação Ambiental é fundamental para trabalhar valores nas crianças que transformem suas atitudes perante o meio ambiente.
PROPOSTA DE FINALIZAÇÃO DE PROJETO SOBRE SUSTENTABILIDADE.
CONSTRUINDO UMA CASINHA COM CAIXINHAS DE LEITE.
- 682 caixas de leite
- Jornais ou papéis para enchimento
- Cola quente
- Tintas (cores diversas)
- Gibis
- Papel cartão
COMO FAZER A CASINHA?
1.Abra as caixas de leite na parte superior, descolando as bordas. Lave-as e deixe que elas sequem.
2.Encha com jornais ou outros papéis para dar firmeza as caixas
3. Feche-as colando com cola quente.
4. Usando a cola quente, vá colando as caixas intercalando-as como se fossem tijolos.
5 .Monte as paredes deixando os vãos das janelas e porta.
6. Depois das paredes prontas, encaixe as paredes como um quebra-cabeças ( Peça apoio porque as paredes ficam pesadas).
7. Depois de encaixar cole o papel cartão nas quinas para dar firmeza
8. Para o telhado, colar as caixas de leite abertas. Você pode cortar no formato de telhas.
9. Depois de pronta decore como desejar.
RELATO DE EXPERIÊNCIA - QUANTO TEMPO DEMOROU PARA A CASINHA FICAR PRONTA?
Todo o processo demorou quatro meses. Foi realizada uma campanha junto com toda a escola para arrecadar o número de caixinhas adequados.
As crianças adoraram essa atividade por esse motivo toda a comunidade escolar acabou envolvendo-se neste projeto.
Foram duas salas responsáveis por toda a confecção da casinha e ao finalizar as crianças propuseram fazer o mobiliário com garrafas PET.
REFERÊNCIAS
FREEPIK.Recursos
gráficos para todos.
PIXABAY. Imagens gratuitas de alta qualidade.
EDUCAÇÃO INFANTIL . Conhecimento de mundo.
importância da Educação Ambiental na
Educação
infantil.
2 comentários:
Muito legal o conteúdo vou fazer esse projeto para minhas filhas!
Que bom que gostou! Será uma experiência maravilhosa!
Postar um comentário