O mundo todo está sofrendo com a reorganização de todas as instituições, inclusive as escolas, para enfrentar o Coronavírus.
O problema é que as crianças de todo o mundo ficarão por um bom tempo longe das escolas.
Os professores num esforço imenso têm tentado minimizar este problema, porém, o tempo de organização de materiais impressos ou online foram muito curtos e muitos ainda têm dúvidas de como enviar para casa atividades que realmente possam ser adequadas e auxiliem as crianças no processo de aprendizagem.
É claro que neste momento o apoio familiar é fundamental e algumas ações são imprescindíveis para minimizar a defasagem escolar.
Momento de manter a calma!
Isso não significa desemprego, mas um desafio enorme de reinventar-se e de consolidar uma ação coletiva de responsabilidade social que torna os profissionais ligados à Educação tão importantes quanto o médico que atua diretamente na linha de frente dessa luta contra o Coronavírus.
Como mediadores do conhecimento somos responsáveis por disseminar agora através das atividades que enviarmos a conscientização social e realmente consolidar a cidadania que tanto pregamos dentro das unidades escolares. Por isso, neste momento, revejam seus planejamentos e façam as adequações necessárias pensando em transmitir não só conhecimentos específicos, mas informações necessárias para salvar vidas.
A economia em todas as frentes se faz necessária, pois a nação precisará de todos os recursos para a saúde, então, diminuir gastos com papeis e outros materiais também é nosso trabalho. Assim como os cientistas buscam vacinas, remédios enfim o tratamento adequado aos doentes, precisamos buscar metodologias de trabalho que tornem a população grandes aliados nessa luta.
Diante disso , o blog Pedagoga Andréa Educa irá se empenhar por esses dias a encontrar materiais, recursos e metodologias que possam inspirar professores e escolas a lutar com a arma mais poderosa “o conhecimento” contra o Coronavírus.
Vamos em frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário