4.5.23

DESCUBRA AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA INFÂNCIA: DESDE A "INVENÇÃO DA MÃO" ATÉ O PENSAMENTO REFLEXIVO E CRÍTICO


A leitura é um hábito poderoso que deve ser estimulado desde cedo nas crianças, pois seu desenvolvimento é composto por diferentes fases que influenciam diretamente na sua relação com os livros e com o mundo ao seu redor. Segundo a pesquisadora Isabel Solé, em seu livro "Estratégias de leitura", cada fase da infância é marcada por novas descobertas que impactam na compreensão e no interesse pela leitura.

A fase da "invenção da mão", que ocorre entre os 15 meses e os 3 anos, é marcada pelo início da exploração do mundo e pela nomeação dos objetos. Já na segunda infância, a partir dos 3 anos, predominam valores vitais e sensoriais, como afetividade e jogos, o que pode ser explorado pelos pais e professores para incentivar a leitura.

A partir dos 6 anos, a criança começa a ter contato com a leitura e a reconhecer os signos do alfabeto. Conforme afirma Maria José Ferraz, em seu artigo "Desenvolvimento da leitura: uma perspectiva interdisciplinar", aos 8 anos a criança já domina o mecanismo de leitura e tem interesse em coisas novas, enquanto dos 10 aos 11 anos, a leitura estimula a reflexão e a concentração.

Finalmente, aos 12 e 13 anos, a criança atinge um domínio completo da leitura e desenvolve pensamento reflexivo e crítico, o que a leva a questionar tudo ao seu redor e a abrir-se para o mundo. É importante que pais e professores acompanhem de perto o desenvolvimento da leitura nas diferentes fases da infância e incentivem seus filhos ou alunos a mergulhar no maravilhoso mundo dos livros, como ressalta a escritora Emilie Buchwald: "As crianças são feitas de igual parte sonhos e oportunidades".

Não deixe de cultivar o hábito da leitura desde cedo nas crianças, pois além de ser um caminho sem volta para o conhecimento e desenvolvimento pessoal, pode também ser um hábito prazeroso e transformador para toda a vida.

 







Nenhum comentário: