A leitura é um hábito poderoso que deve ser estimulado desde cedo nas crianças, pois seu desenvolvimento é composto por diferentes fases que influenciam diretamente na sua relação com os livros e com o mundo ao seu redor. Segundo a pesquisadora Isabel Solé, em seu livro "Estratégias de leitura", cada fase da infância é marcada por novas descobertas que impactam na compreensão e no interesse pela leitura.
A fase da "invenção da
mão", que ocorre entre os 15 meses e os 3 anos, é marcada pelo início da
exploração do mundo e pela nomeação dos objetos. Já na segunda infância, a
partir dos 3 anos, predominam valores vitais e sensoriais, como afetividade e
jogos, o que pode ser explorado pelos pais e professores para incentivar a
leitura.
A partir dos 6 anos, a criança
começa a ter contato com a leitura e a reconhecer os signos do alfabeto.
Conforme afirma Maria José Ferraz, em seu artigo "Desenvolvimento da
leitura: uma perspectiva interdisciplinar", aos 8 anos a criança já domina
o mecanismo de leitura e tem interesse em coisas novas, enquanto dos 10 aos 11
anos, a leitura estimula a reflexão e a concentração.
Finalmente, aos 12 e 13 anos, a
criança atinge um domínio completo da leitura e desenvolve pensamento reflexivo
e crítico, o que a leva a questionar tudo ao seu redor e a abrir-se para o
mundo. É importante que pais e professores acompanhem de perto o
desenvolvimento da leitura nas diferentes fases da infância e incentivem seus
filhos ou alunos a mergulhar no maravilhoso mundo dos livros, como ressalta a
escritora Emilie Buchwald: "As crianças são feitas de igual parte sonhos e
oportunidades".
Não deixe de cultivar o hábito da
leitura desde cedo nas crianças, pois além de ser um caminho sem volta para o
conhecimento e desenvolvimento pessoal, pode também ser um hábito prazeroso e
transformador para toda a vida.
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