Você já ouviu falar em Alfabetização Visual ?
Vivemos em uma sociedade cada vez mais cercada por imagens e elas estão carregadas de mensagens explícitas e implícitas que influenciam como pensamos, como nos relacionamos e até mesmo como nossa identidade é constituída.
Segundo Quilici e Gouvea ( 2017 p.324) " [...] quando a criança esta aprendendo a ler , os livros ilustrados são os preferidos..."
As crianças durante os primeiros anos na escola são incentivadas a fazer a leitura dessas ilustrações e esse exercício continua por um tempo, até que a imagem deixa de ser percebida como um linguagem e vai se esvaindo dos livros dando lugar somente ao texto verbal dando enfase as palavras e deixando de lado a análise das imagens.
Podemos dizer que muitas das escolas atualmente privilegiam apenas a forma de ler e escrever sem fazer conexões com a leitura de imagens.
Porém, a escola , não pode deixar de considerar que a criança esta envolta a uma sociedade onde as mensagens e imagens estão expostas o dia inteiro através das mídias sociais. E formá-la integralmente requer dar acesso a ela ao desenvolvimento de habilidades que propiciem conhecimento para que ela possa compreender essas imagens dentro do contexto em que estão inseridas, entendê-las e agir criticamente a respeito das mensagens transmitidas por elas.
"Analisar e observar imagens são um processo emque o aluno é um pesquisador e a aprendizagem é significativa. Neste sentido vale acreditar no processode alfabetização a partir da interpretação e da compreensão do aluno em relação ao mundo que o rodeia" ( Quilici e Gouvea , 2017, p.330).
E que área do conhecimento está intimamente ligada a este saber?
Inicialmente apresenta-se a Arte , mas isso não significa que professores não especialistas possam contribuir para essa alfabetização visual.
E como isso precisa acontecer?
A alfabetização Visual proporciona as crianças o desenvolvimento de sua capacidade de analisar e extrair mensagens de imagens. Porém, essa leitura ela não é realizada de maneira muito simples e requer pesquisas e o conhecimento de elementos visuais básicos.
Durante o processo de alfabetização, hoje já se tem como norteadores os conhecimentos prévios das crianças " Leitura de mundo" que antes da alfabetização verbal , são construídos através da leitura de imagens que a cerca.
"Quando ainda não dominamos as letras e as palavras, nossa referência única é a imagem do mundo à nossa volta"( Quilici e Gouvea , 2017, p.331).
Para saber mais...
Referência:
QULICI, G.R ; GOUVEA, S.R . A ARTE VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário