PROJETO: "PEQUENOS ENGENHEIROS"
Direitos presentes na proposta:Participar, Explorar, Conviver, Conhecer-se, Brincar e Expressar.
JUSTIFICATIVA
“Para
ser professora na educação infantil, é preciso sonhar e acreditar no potencial
das crianças e da educação que se faz no cotidiano das escolas. É preciso olhar
através dos olhos dessas crianças para conhecer o universo infantil, sonhando
junto com elas, imaginando e pegando carona em suas fantasias e imaginações
para criar um planejamento rico e significativo.” (Livro:Registro na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Papirus, 2018).
Os sonhos são o ponto de
partida para a inovação, a conquista e o desenvolvimento de projetos pessoais
ou profissionais... São eles que abrem espaço para reflexões e ações planejadas
para tão sonhada realização... Mas, muitos sonham, poucos executam porque sabem
que o processo demanda coragem para errar, ter crises, encontrar soluções para
os problemas. Essas etapas fazem parte da realidade da vida e precisa estar presente
também ambiente escolar.
O projeto: Pequenos Engenheiros
foi conduzido pelos sonhos, acreditando no potencial de cada uma das crianças
envolvidas, buscando estabelecer vínculos entre o universo infantil, as
fantasias e a realidade. Oferecendo ingredientes como a superação, colaboração,
cooperação, desafios e o conhecimento compartilhado. Além disso, acredita-se
que as crianças tem potencial para transformar, construir e consolidar seus
transformando o mundo real.
A escolha desse projeto se deu
a partir da escuta ativa realizada diariamente, que possibilitou a interpretação
inicial do desejo das crianças por construções.
O trabalho estruturou-se a partir de rodas de conversa que permitiram as
crianças expressar suas ideias e a expor o sonho de construir um castelo na
escola.
O planejamento delineou-se a
partir das premissas da Educação Empreendedora pois:
“A Pedagogia Empreendedora é um dos
instrumentos de que a comunidade pode dispor para aprender a formular o “sonho
coletivo”, estabelecer uma proposta de futuro feita pela própria comunidade.
Empreender é essencialmente um processo de aprendizagem proativa, em que o
indivíduo constrói e reconstrói ciclicamente a sua representação do mundo,
modificando-se a si mesmo e ao seu sonho de autorrealização em processo
permanente de autoavaliação e autocriação.” (DOLABELA, 2003 p. 32)
A Educação empreendedora traz à
tona o desafio de formar as crianças para que possam enfrentar a realidade a
sua volta tendo um olhar atento sobre si mesmo, conhecendo suas potencialidades
e fragilidades, habilidades e competências para cooperar/ colaborar com o meio
social em que vive na melhoria da qualidade de vida de todos que o cercam.
O planejamento do desenvolvimento e propostas inclusas no projeto foi realizada de forma coletiva tendo como
norteadores a garantia os seis direitos da
BNCC Participar , Explorar, Conviver, Conhecer-se, Brincar e Expressar ( BNCC) , os dos princípios da
Unesco explicitados como pilares para
educação para o desenvolvimento integral do ser humano : aprender a conhecer (
cognitiva), aprender a fazer (produtiva), aprender a conviver (relacional) e aprender
a ser (pessoal) e os documentos oficiais que orientam a Educação Infantil.
SONHO COLETIVO (COMPARTILHADO)
O sonho em comum compartilhado - construção de um Castelo para que possam brincar na escola.
BREVE DESCRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
BREVE DESCRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O
QUE FAZER ANTES?
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CONTEXTO PRÉVIO
Sondagem Diagnóstica
Esta atividade prevê uma roda de conversa para fazer o levantamento dos sonhos das crianças.
MATERIAIS
Materiais para que as crianças manuseiem e explorem no cotidiano escolar como:
papel sulfite, kraft, papel camurça, cola, lápis grafite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera.
Atividades autônomas: Jogos de encaixe,
bloquinhos de construção.
Atividades com materiais não estruturados –
Tampinhas, caixas diversas, TNT, cones, caixinhas de leite, garrafas pet (materiais
reciclados).
ESPAÇOS
Essa
atividade pode ser feita dentro da sala de aula onde os alunos serão
organizados em roda. A conversa será direcionada ao grande grupo e as sugestões
serão realizadas por todos os participantes desse momento. O exercício termina
quando todos os alunos revelam seus sonhos.
O que
podemos construir para melhorar nossos espaços na escola?
Existe
algo que vocês queiram construir com os colegas aqui na escola?
Tempo previsto: 50
minutos
Escuta ativa
Durante as aulas verificou-se que as crianças gostavam de construir coisas diferentes com materiais não estruturados. Eles sugeriram: caixinhas de leite, lata, papelão entre outros materiais.
Diagnóstico a partir desta atividade
inicial.
” As crianças falaram
sobre seus sonhos individuais, mas entraram em consenso em relação ao sonho
coletivo da sala, esboçando o desejo de construir um castelo para brincarem na
escola.”
Desejos expressos nas rodas de conversa durante a
estruturação do projeto:
“Construir
lousas mágicas um para cada aluno e em forma de tapete para desenhar junto com
o amigo, aprender a fazer dobraduras com avião de papel, barco, foguetes,
pistas de carrinho, construir carrinhos, um castelo para brincar no coletivo,
fantasias para brincar no castelo.”
Objetivos
de aprendizagem de desenvolvimento
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Eu, o outro e
nós
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EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros,
percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras
de pensar e agir.
EI03EO02) Agir de maneira independente, com
confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais,
desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e
sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no
respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e
adultos.
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Corpo Gestos
Movimentos
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(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais
no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações
diversas
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Escuta, fala
pensamento e, imaginação
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(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e
sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita
(escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à
linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de
escrita espontânea.
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Traços , sons , cores
e formas
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(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio
de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
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Espaços , tempos ,
quantidades, relações e transformações
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(EI03ET04) Registrar observações,
manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por
números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de
acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03ET07) Relacionar números às suas
respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma
sequência.
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Conteúdos
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Eu, o outro e nós
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Autoconhecimento.
Ampliação de seus relacionamentos interpessoais.
Conhecimento e análise de sonhos individuais e coletivos.
Participação em situação de pesquisa.
Respeito a diversidade e opiniões.
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Corpo Gestos
Movimentos
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Controle e adequação do uso do corpo.
Coordenação de habilidades manuais para o atendimento de
interesses pessoais e coletivos.
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Escuta, fala
pensamento e, imaginação
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Narrativa dos sonhos
Análise e viabilização do processo
Registro de palavras através da escrita espontânea
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Traços, sons , cores
e formas
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Exploração de materiais diversos
Desenhos em diferentes suportes
Planejamento do processo
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Espaços , tempos ,
quantidades, relações e transformações
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Contagem
Calendário
Cronograma
Classificação de objetos e figuras
Sistemas de medidas.
Números e Quantidades.
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O que fazer durante?
Eu, o outro e nós
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Roda de Conversa para levantamento dos sonhos.
Repórter do Sonho - Descobrindo o sonho
de uma pessoa da escola (Entrevista)/ Votação com as crianças.
Música: Prá sonhar é preciso voar
abertura do desenho do Peter Pan.
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Corpo Gestos
Movimentos
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Baile de fantasias
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Escuta, fala pensamento e, imaginação
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Pesquisa sobre o sonho dos pais
Socialização da pesquisa
Planejamento para a concretização do sonho (mapa do
sonho).
Utilização da linguagem escrita para expressar etapas do projeto
(listas, bilhetes...).
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Traços , sons , cores e formas
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Desenho dos sonhos.
Árvore dos sonhos
Representação do Sonho Coletivo.
Planejamento para a concretização do sonho coletivo (mapa
do sonho).
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Espaços , tempos , quantidades, relações e
transformações
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Mapa do Sonho - Planejamento para a concretização do sonho.
Maquete do sonho.
Representação do sonho usando jogos
Tabelas das quantidades e cálculo de recursos materiais utilizados para realizar o sonho.
Organização de cronograma e registro de calendário para realização do sonho.
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Lembre-se - Cada proposta precisa refletir sobre suas ações didáticas nos momentos explicitados acima, por isso é importante que você detalhe como será sua proposta à partir dessas sugestões.
PARA FINALIZAR
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Selecione
junto com os alunos o melhor lugar para dispor os materiais construídos para
que outras crianças da escola possam vivenciar essas experiências.
Propor
a criação de um vídeo com o passo a passo das construções realizadas.
Propor
a criação de um álbum de fotos com os materiais elaborados.
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DESDOBRAMENTOS
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Durante
todo o processo a participação das crianças no projeto será observada e elas
serão incentivadas a compartilhar dos seus materiais com outras salas de
aula.
No
Diversificado haverá um espaço com materiais não estruturados para
construções de livre escolha visando instigar a criatividade das crianças.
Engajamento
e adequações das atividades para o envolvimento efetivo das crianças
portadoras de deficiência inclusas em sala de aula.
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ENGAJAMENTO DAS FAMÍLIAS
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Participação
na coleta dos materiais.
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Descrição da apresentação
e recursos necessários.
Descrição :Apresentação
em Power Point com descrições e imagens do desenvolvimento do projeto.
Recursos: Computador, caixas de som, projetor, microfone.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Governo
Federal. Base Nacional Curricular
Comum:
BNCC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 25 de mar.2019
DOLABELA. Fernando. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.
OSTETTO, L.E.(Org.). Registro
na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Papirus, 2018.
PIXABAY. Impressionantes imagens gratuitas e fotografias royalty-free .
2 comentários:
Olá, adorei o projeto com base na BNCC mas fiquei na dúvida da parte em que vc colocou "Conteúdos"... já que na EI não trabalhamos conteúdos, não seria melhor Habilidades e competências? É só uma observação, quero aprender com meus pares e dúvidas sempre aparecem
Olá, então depende da escola e região que você atua. Cada instituição vai adotando modelos que se adequam melhor a sua realidade. Sua observação é pertinente e ajuda muito. Obrigada!
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