Para montar o Cantinho da Matemática não é preciso ter materiais caros e sofisticados. Com sucatas como : copos, latas, palitos, caixas e muita criatividade o professor pode explorar esse ambiente oportunizando as crianças a aprender de forma lúdica e prazerosa.
As intervenções pedagógicas são essenciais para garantir uma aprendizagem significativa , então não adianta disponibilizar os materiais se não houver apoio e planejamento de atividades com objetivos previamente definidos.
O Cantinho precisa ser identificado, assim como os materiais dispostos nele.
Esse é um modelo de painel que pode ser organizado neste ambiente.
Segue abaixo algumas ideias de atividades para explorar no cotiano com esses materiais.
CALENDÁRIO
Objetivos desta atividade:
- Fixar a sequência numérica.
- Entrar em contato com a grafia do números.
- Perceber a escrita convencional do número.
- Construir noções temporais de dia , mês , semana, ano.
- Incitar a escrita dos números.
- Entrar em contato com números ordinais.
Sugestão: Confeccione um calendário com EVA e cole em um painel do "Cantinho da Matemática".
ATIVIDADE :
Com os alunos organizados em roda no Cantinho da Matemática, você pode chamar um aluno para completar o calendário. Durante esse processo é importante observar o dia da semana, sequência numérica , os dias letivos e não letivos, o mês, as linhas que correspondem ao número de semanas e quantos dias têm o mês.
Para facilitar a escolha desse estudante, você pode usar o cartaz de ajudante do dia.
O registro de toda a atividade pode acontecer em uma folha previamente.
Existem duas possibilidades. Na primeira o aluno risca no mês o dia diariamente. Na segunda, o estudante é desafiado a escrever os números.
Outra dica é pedir que os alunos pintem os dias que tiveram aula de uma cor e os que não de outra.
Modelo de atividade - calendário.
CONTANDO O NÚMERO DE ALUNOS
A atividade de contagem pode ser introduzida no cotidiano escolar através da contagem do número de crianças presentes diariamente. Para ilustrar, confeccione bonequinhos que representem a quantidade de meninas e meninos da sala.
Em roda, conte com os alunos o número total de crianças. Você pode pedir apoio de um aluno que vai colocando a mão na cabecinha do coleguinha cada vez que pronunciar um número. Depois, peça ajuda novamente para contar o número de meninas e depois de meninos.
Instigue os alunos a refletir sobre as quantidades encontradas. Se existem mais meninas ou meninos/Quantos alunos faltam para que a quantidade seja igual.
MÚSICAS QUE TRABALHAM CONTAGEM ORAL.
Existem várias músicas que trabalham contagem oral. A dica aqui é criar material com várias músicas que possam ser trabalhadas diariamente.
DICAS DE ALGUMAS MÚSICAS.
Mariana
Galinha Pintadinha
Mariana conta um
Mariana conta um é um é um é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta dois
Mariana conta dois é dois é dois é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta três
Mariana contra três é três é três é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana contra quatro
Mariana contra quatro é quatro é quatro é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta cinco
Mariana conta cinco é cinco é cinco é cinco é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta seis
Mariana conta seis é seis é seis é seis é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta sete
Mariana conta sete é sete é sete é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta oito
Mariana conta oito é oito é oito é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta nove
Mariana conta nove é nove é nove é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta dez
Mariana conta dez é dez é dez é dez é dez é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana. (Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu)
Indiozinhos
Galinha Pintadinha
1,2,3, indiozinhos.
4,5,6, indiozinhos.
7,8,9, indiozinhos.
10, num pequeno bote.
Iam navegando pelo rio abaixo
quando o jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase, virou!
Aprendendo a Contar
Eliana
Eu aprendi um jeitinho de ensinar
A contar todos dedinhos com vocês
Eu vou contando, vocês vão escutando
Depois a gente conta tudo outra vez
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
7,8,9 deixo o dez para vocês
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
Quero ver qual de vocês vai decorar.
RETA NUMÉRICA
ATIVIDADE
Oral - Desafie os alunos a fazer contagem oral. Essa atividade pode ser realizada no coletivo e com o seu apoio.
Desafio - Tampe alguns números da reta numérica e desafie os alunos a descobrir que número esta faltando.
Material de apoio - Reta numérica para imprimir e colocar em mural ou parede da sala de aula.
Existem duas possibilidades. Na primeira o aluno risca no mês o dia diariamente. Na segunda, o estudante é desafiado a escrever os números.
Outra dica é pedir que os alunos pintem os dias que tiveram aula de uma cor e os que não de outra.
Modelo de atividade - calendário.
CONTANDO O NÚMERO DE ALUNOS
A atividade de contagem pode ser introduzida no cotidiano escolar através da contagem do número de crianças presentes diariamente. Para ilustrar, confeccione bonequinhos que representem a quantidade de meninas e meninos da sala.
Em roda, conte com os alunos o número total de crianças. Você pode pedir apoio de um aluno que vai colocando a mão na cabecinha do coleguinha cada vez que pronunciar um número. Depois, peça ajuda novamente para contar o número de meninas e depois de meninos.
Instigue os alunos a refletir sobre as quantidades encontradas. Se existem mais meninas ou meninos/Quantos alunos faltam para que a quantidade seja igual.
MÚSICAS QUE TRABALHAM CONTAGEM ORAL.
Existem várias músicas que trabalham contagem oral. A dica aqui é criar material com várias músicas que possam ser trabalhadas diariamente.
DICAS DE ALGUMAS MÚSICAS.
Mariana
Galinha Pintadinha
Mariana conta um
Mariana conta um é um é um é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta dois
Mariana conta dois é dois é dois é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta três
Mariana contra três é três é três é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana contra quatro
Mariana contra quatro é quatro é quatro é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta cinco
Mariana conta cinco é cinco é cinco é cinco é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta seis
Mariana conta seis é seis é seis é seis é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta sete
Mariana conta sete é sete é sete é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta oito
Mariana conta oito é oito é oito é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta nove
Mariana conta nove é nove é nove é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,
Mariana conta dez
Mariana conta dez é dez é dez é dez é dez é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana. (Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu)
Indiozinhos
Galinha Pintadinha
1,2,3, indiozinhos.
4,5,6, indiozinhos.
7,8,9, indiozinhos.
10, num pequeno bote.
Iam navegando pelo rio abaixo
quando o jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase, virou!
Aprendendo a Contar
Eliana
Eu aprendi um jeitinho de ensinar
A contar todos dedinhos com vocês
Eu vou contando, vocês vão escutando
Depois a gente conta tudo outra vez
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
7,8,9 deixo o dez para vocês
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
Quero ver qual de vocês vai decorar.
RETA NUMÉRICA
ATIVIDADE
Oral - Desafie os alunos a fazer contagem oral. Essa atividade pode ser realizada no coletivo e com o seu apoio.
Desafio - Tampe alguns números da reta numérica e desafie os alunos a descobrir que número esta faltando.
Material de apoio - Reta numérica para imprimir e colocar em mural ou parede da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário