https://br.freepik.com/vetores-gratis/miudos-felizes-ilustracao_828943.htm#term=crianca&page=2&position=31
Projeto para berçário/ maternal/ pré- escola de acordo com "BNCC".
TEMA : “Aprendendo a conviver”
DURAÇÃO – Anual
Faixa estaria – Educação Infantil
EIXO : Formação Pessoal e social
JUSTIFICATIVA
Conforme o Referencial Curricular Nacional ( p.31) " [...] a interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças". Desta forma, os educadores precisam planejar momentos de troca entre as crianças para que possam relacionar-se e se expressar suas ideias, conflitos, sentimentos.
Saber conviver com o outro com respeito é um valor social que precisa ser estimulado e vivenciado no ambiente escolar preparando os alunos para que possam ser cidadãos conscientes.
OBJETIVO GERAL
Aprender a conviver coletivamente respeitando a si e os outros.
- Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
- Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos
- Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
https://pt.pngtree.com/freepng/baby_118851.html
- Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
- Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
- Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras
- Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
- Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
- Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
- Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
- Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
- Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(BNCC, p. 43 - 44)
RECURSOS
- Tinta
- Brinquedos
- fotografias
- caixinhas de tamanhos diferentes
- Papéis coloridos de tamanhos diferentes
- Painel
DESENVOLVIMENTO
HORA DE SE APRESENTAR
Prepare um tapete com fotografias dos alunos. Coloque em um cantinho da sala e lá vá apresentando vã apresentando cada um deles.
Você também pode preparar caixinhas de leite com fotografias das crianças ou janelinhas que abrem e fecham com imagens dos alunos.
COMBINADOS DA SALA
Elabore os combinados da sala com imagens que fiquem na altura dos pequenos. Sempre que puder faça uma roda e converse sobre essas atitudes com os pequenos, principalmente em momentos de conflitos.
ÁLBUM DE FOTOS DA TURMINHA
Que tal montar um álbum de fotos de momentos com a turminha e separar um momento na rotina para compartilhar essas atividades com os pequenos? Você pode deixar esse material em um cantinho da sala para que os alunos possam ter acesso.
MOMENTO DE COMPARTILHAR BRINQUEDOS
Escolha um brinquedo em que mais de uma criança possa manuseá - lo e em pequenos grupos vá orientando os bebês para que brinquem em junto. É um exercício interessante e que requer paciência, mas que pode aproximar ainda mais as crianças.
CAIXINHAS SURPRESA COM OBJETOS PARA COMPARTILHAR
Prepare caixinhas com materiais diferentes para que os pequenos possam brincar.
Sugestões de caixinhas:
Prepare um tapete com fotografias dos alunos. Coloque em um cantinho da sala e lá vá apresentando vã apresentando cada um deles.
Você também pode preparar caixinhas de leite com fotografias das crianças ou janelinhas que abrem e fecham com imagens dos alunos.
COMBINADOS DA SALA
Elabore os combinados da sala com imagens que fiquem na altura dos pequenos. Sempre que puder faça uma roda e converse sobre essas atitudes com os pequenos, principalmente em momentos de conflitos.
ÁLBUM DE FOTOS DA TURMINHA
Que tal montar um álbum de fotos de momentos com a turminha e separar um momento na rotina para compartilhar essas atividades com os pequenos? Você pode deixar esse material em um cantinho da sala para que os alunos possam ter acesso.
MOMENTO DE COMPARTILHAR BRINQUEDOS
https://br.freepik.com/fotos-gratis/criancas-com-brinquedos-no-chao_1267773.htm#term=creche&page=1&position=1
Escolha um brinquedo em que mais de uma criança possa manuseá - lo e em pequenos grupos vá orientando os bebês para que brinquem em junto. É um exercício interessante e que requer paciência, mas que pode aproximar ainda mais as crianças.
CAIXINHAS SURPRESA COM OBJETOS PARA COMPARTILHAR
https://br.freepik.com/fotos-gratis/crianca-com-brinquedo-no-jardim-de-infancia_1249725.htm
Prepare caixinhas com materiais diferentes para que os pequenos possam brincar.
Sugestões de caixinhas:
- Caixa com massinhas coloridas
- Caixa com livrinhos de borracha
- Caixa com bichinhos de pelúcia ou borracha
- Caixa com joguinhos de encaixe
PINTANDO JUNTO
Já imaginou esticar um pano enorme , preparar tintas em bacias e pedir que os alunos pintem os pés e experimentem carimbá-lo nesse espaço? Essa atividade é muito divertida e pode ser realizada ao som de música "Pé pintor".
ORGANIZANDO OS BRINQUEDOS
Todas as vezes que as crianças deixarem brinquedos espalhados pela sala , incentive-os a trabalhar juntos para guardar esse material.
A música: " Arrumar a bagunceira" é uma dica bem legal de como avisar que é hora de guardar. Os pequenos adoravam ...
Já imaginou esticar um pano enorme , preparar tintas em bacias e pedir que os alunos pintem os pés e experimentem carimbá-lo nesse espaço? Essa atividade é muito divertida e pode ser realizada ao som de música "Pé pintor".
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=l-p7_SNePGk
ORGANIZANDO OS BRINQUEDOS
Todas as vezes que as crianças deixarem brinquedos espalhados pela sala , incentive-os a trabalhar juntos para guardar esse material.
A música: " Arrumar a bagunceira" é uma dica bem legal de como avisar que é hora de guardar. Os pequenos adoravam ...
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Rq6gyrXAG5g
AVALIAÇÃO
Será realizada durante todo o processo verificando o entusiasmo e se os objetivos propostos inicialmente estão sendo alcançados.
Será realizada durante todo o processo verificando o entusiasmo e se os objetivos propostos inicialmente estão sendo alcançados.
CULMINÂNCIA
Elaborar um painel que ficará exposto durante todo o ano com as atividades desenvolvidas.
Elaborar um painel que ficará exposto durante todo o ano com as atividades desenvolvidas.
- https://pt.pngtree.com/freepng/cute-kids_1204855.html
- https://pt.pngtree.com/freepng/education_1809659.html
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
PROJETO: IDENTIDADE
3 comentários:
Apaixonada pelo conteúdo. Parabéns pelo projeto. A escolha das canções foi exemplar.
Maravilhada com tudo.
Excelente e surpreendente material. Parabenizar e agradecer Muitoo. Deus a abençoe sempre 🙏😌👏🏻👏🏻
Obrigada pelo apoio!!!
Postar um comentário