Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

19.12.17

CIÊNCIAS- EXPERIMENTO - CHUVEIRINHO COM GARRAFA PET

Fonte:<a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/filhos-do-cientista-em-um-laboratorio_846869.htm">Projetado pelo Freepik</a>


De acordo com Malacartes e Strieder (2009 ), professores dos anos iniciais, têm dificuldade em desenvolver experimentos científicos em sala de aula porque a formação desses profissionais é falha, não lhes dando subsídios necessários a realização deste exercício.
Sendo assim, o uso da experimentação no ensino de Ciências só será consolidado se o professor tiver domínio do conteúdo a ser trabalhado, materiais e procedimentos a serem adotados.
Buscando apoiá-los, neste desafio, resolvi postar alguns experimentos possíveis de se realizar em sala de aula para dinamizar as aulas e despertar a curiosidade nos pequenos...


O QUE VOCÊ VAI TRABALHAR?

A pressão atmosférica

OBJETIVO

Observar a pressão atmosférica sobre a água exercida em uma garrafa tampada e com furos.

EXPERIMENTO - GARRAFA COM CHUVEIRINHO

Materiais para o experimento

  • Garrafa de plástico com tampa de rosca 
  • Prego 
  • Água 
  • Bacia

COMO REALIZAR O EXPERIMENTO.

1 - Fure o fundo da garrafa com o prego e coloque dentro da bacia. 


           

2 - Encha a garrafa com água e tampe.Levante-a na bacia ainda com a tampa. Abra a garrafa devagar e observe. Depois feche novamente.




O QUE VAI ACONTECER?

Mesmo com a garrafa furada, quando abrir a tampa a água vai cair e quando fechar ela pára.

POR QUE ACONTECE? 


A pressão atmosférica aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro da garrafa. Quando a garrafa está fechada, essa pressão não age diretamente na parte de cima por isso a água não cai. Porém, quando a garrafa é destampada, a pressão atmosférica entra em ação, fazendo a água cair.


REFERÊNCIAS




LEIA TAMBÉM!

CIÊNCIAS - EXPERIMENTO COM PARAFINA.

Nenhum comentário: