Disciplinas - Arte
Duração - 10 aulas
Público Alvo: 6 º ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
De acordo com o BNCC (p. 205 ) "[...] no Ensino Fundamental – Anos Finais, é preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos."
O papel do ensino, neste contexto, é o de vincular conhecimentos escolares com conhecimentos sociais, ofertando uma aprendizagem significativa, onde alunos possam sentir-se a vontade no campo da descoberta e da criatividade.
OBJETIVO GERAL
Conhecer a história dos navios negreiros através da Linguagem Artística.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer e examinar a obra: " O Navio Negreiro"
- Analisar a história da escravidão no Brasil e suas implicações.
- Relacionar fatos históricos reais com a obra de Willian Turner.
- Leitura e releitura da obra : "O Navio Negreiro" - Willian Turner
- Realizar produções artísticas.
- Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura africanas favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes
- linguagens artísticas.
CONTEÚDOS
- Suportes, ferramentas, matérias .
- Corpos perceptivos: intuição, imaginação criadora, coleta sensorial; repertório pessoal e cultural; pensamento visual; pensamento corporal e cinestésico .
- Percurso de experimentação; perseguir ideias; esboços; estudo e pesquisa; apropriações; combinações; processo colaborativo.
- O corpo e a voz como suporte e matéria da arte.
RECURSOS
- Sala multimídia
- Papelão
- Tinta
- Pincel
- Papéis coloridos
- Lápis
- Cola
- Tesoura
- Linha
- Tecidos/ Roupas usadas
ATIVIDADE DESENCADEADORA
FRUIÇÃO ESTÉTICA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA OBRA: " O Navio Negreiro - Willian Turner".
Organize a sala e proponha uma discussão sobre os elementos presentes na obra. Apresente a biografia do artista e suas obras.
Acomode os alunos em uma sala multimídia e assista o vídeo sugerido.
ATIVIDADE INDIVIDUAL
REFERÊNCIAS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 116 p.
MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE SP. Caderno do professor - Arte - Ensino Fundamental anos finais 5ª série/ 6º ano - volume 2 (p.57)
LEIA TAMBÉM!
ROTEIRO PARA LEITURA DE OBRA.
BLUETOOTH E AULA DE ARTE.
ATIVIDADE EM DUPLA
Ofereça um material de apoio para leitura da obra. Após, abra espaço para que os alunos possam expor suas respostas e dialogar a respeito delas.
Ofereça um material de apoio para leitura da obra. Após, abra espaço para que os alunos possam expor suas respostas e dialogar a respeito delas.
ASSISTINDO UM VÍDEO
Acomode os alunos em uma sala multimídia e assista o vídeo sugerido.
Tempo : 8 minutos e 58 segundos
Solicite que os alunos expressem ( através de um texto) o que sentiram ao assistir o vídeo fazendo relação com a obra de Willian Turner .
RELEITURA
Incentive os estudantes para que façam a releitura da obra. Depois, deixe que compartilhem suas produções com seus colegas.
CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO NEGREIRO UTILIZANDO MATERIAIS RECICLADOS.
Separe a sala em grupos com três alunos cada. Desafie-os a construir um navio negreiro com materiais reciclados. Posteriormente , sugira um momento para apreciar os trabalhos desenvolvidos.
HORA DE DO TEATRO
Organize a sala em pequenos grupos. Anteriormente , peça que preparem um figurino que represente a imagem da obra e planejem uma cena de teatro para apresentação em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Observação e análise da participação dos estudantes em sala de aula através das atividades realizadas durante todo o processo de aprendizagemREFERÊNCIAS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 116 p.
MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE SP. Caderno do professor - Arte - Ensino Fundamental anos finais 5ª série/ 6º ano - volume 2 (p.57)
LEIA TAMBÉM!
ROTEIRO PARA LEITURA DE OBRA.
BLUETOOTH E AULA DE ARTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário