27.12.17

ARTE - SEQUÊNCIA DIDÁTICA O NAVIO NEGREIRO



Sequência Didática - "O Navio Negreiro"
Disciplinas -  Arte
Duração -  10 aulas
Público Alvo:  6 º ano do Ensino Fundamental


JUSTIFICATIVA

De acordo com o BNCC (p. 205 ) "[...]  no Ensino Fundamental – Anos Finais, é preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos."
O papel do ensino, neste contexto,  é o de vincular conhecimentos escolares com conhecimentos sociais, ofertando uma aprendizagem significativa, onde alunos possam sentir-se a vontade no campo da descoberta e da criatividade.

OBJETIVO GERAL

Conhecer a história dos navios negreiros através da Linguagem Artística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer e examinar a obra: " O Navio Negreiro" 
  • Analisar a história da escravidão no Brasil e suas implicações.
  • Relacionar fatos históricos reais com a obra de Willian Turner.
  • Leitura e releitura da obra : "O Navio Negreiro" - Willian Turner
  • Realizar produções artísticas.
  • Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura africanas favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes
  • linguagens artísticas.

CONTEÚDOS

  • Suportes, ferramentas, matérias .
  • Corpos perceptivos: intuição, imaginação criadora, coleta sensorial;  repertório pessoal e cultural; pensamento visual; pensamento corporal e cinestésico .
  • Percurso de experimentação; perseguir ideias; esboços;  estudo e pesquisa; apropriações; combinações; processo colaborativo.
  •  O corpo e a voz como suporte e matéria da arte.

RECURSOS

  • Sala multimídia
  • Papelão
  • Tinta
  • Pincel
  • Papéis coloridos
  • Lápis
  • Cola
  • Tesoura
  • Linha
  • Tecidos/ Roupas usadas

ATIVIDADE DESENCADEADORA

FRUIÇÃO ESTÉTICA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA OBRA: " O Navio Negreiro - Willian Turner".

Organize a sala e proponha uma discussão sobre os elementos presentes na obra. Apresente a biografia do artista e suas obras.

ATIVIDADE EM DUPLA

Ofereça um material de apoio para leitura da obra. Após, abra espaço para que os alunos possam expor suas respostas e dialogar a respeito delas.


ASSISTINDO UM VÍDEO

Acomode os alunos em uma sala multimídia e assista o vídeo sugerido. 
Tempo : 8 minutos e 58 segundos




ATIVIDADE INDIVIDUAL

Solicite que os alunos expressem ( através de um texto) o que sentiram ao assistir o vídeo  fazendo relação com  a obra de Willian Turner .


RELEITURA


Incentive os estudantes para que façam a releitura da obra. Depois, deixe que compartilhem suas produções com seus colegas.


CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO NEGREIRO UTILIZANDO MATERIAIS RECICLADOS.

Separe a sala em grupos com três alunos cada.  Desafie-os a construir um navio negreiro com materiais reciclados. Posteriormente , sugira um momento para apreciar os trabalhos desenvolvidos.


HORA DE DO TEATRO

Organize a sala em pequenos grupos. Anteriormente , peça que preparem um figurino que represente a imagem da obra e planejem uma cena de teatro para apresentação em sala de aula.

AVALIAÇÃO

Observação e análise da participação dos estudantes em sala de aula através das atividades realizadas durante todo o processo de aprendizagem

REFERÊNCIAS

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 116 p.

MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE  SP. Caderno do professor - Arte -  Ensino Fundamental anos finais  5ª série/ 6º ano - volume 2 (p.57)

LEIA TAMBÉM! 

ROTEIRO PARA LEITURA DE OBRA.

BLUETOOTH E AULA DE ARTE. 

Nenhum comentário: