Fonte:http://www.eovideolevou.com.br/img/capaFilme.png
Sequência de Atividades
Eixo: Matemática
Público Alvo - Infantil - III
Duração - Uma semana
JUSTIFICATIVA
CONTEÚDOS
Eixo: Matemática
Público Alvo - Infantil - III
Duração - Uma semana
JUSTIFICATIVA
De acordo com Monteiro ( 2010 ) às crianças , desde muito cedo, entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas. Descobrem um universo vasto onde: agrupam, comparam, organizam, classificam, realizam marcações de tempo, exploram tamanhos , pesos, observam propriedades e quantidades , calculam equivalências, tamanhos ou formas de objetos ...
Esses conhecimentos, assistemáticos e heterogêneos, variam, em maior ou menor grau, de acordo com a cultura e o meio social aos quais as crianças pertencem e constituem um bom ponto de partida para novas aprendizagens. ( Monteiro, 2010, p.1).
Esses conhecimentos, assistemáticos e heterogêneos, variam, em maior ou menor grau, de acordo com a cultura e o meio social aos quais as crianças pertencem e constituem um bom ponto de partida para novas aprendizagens. ( Monteiro, 2010, p.1).
Cabe às Instituições de Educação Infantil articular essas experiências extraescolares com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos. para isso, é necessário organizar situações que desafiem os conhecimentos iniciais das crianças, ampliando-os e sistematizando-os.
OBJETIVO GERAL
OBJETIVO GERAL
- Identificar os números em seu cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer os numerais em diferentes locais.
- Realizar contagem oral através de atividades, jogos e brincadeiras.
- Exercitar a escrita dos numerais.
- Utilização da contagem oral em brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
- Conhecimento do símbolo numérico em diferentes locais do cotidiano.
- Registro de numerais através da escrita.
RECURSOS
- Cola
- Tesoura
- Revistas
- Cartolina
- Vídeo
- TV ou Projetor
DESENVOLVIMENTO
Levantamento de conhecimentos prévios.
Faça uma rodinha com a turminha e levante os seguintes questionamentos.
Vocês sabem o que são números? Para que eles servem? Onde podemos encontrar os números?
Vocês sabem o que são números? Para que eles servem? Onde podemos encontrar os números?
Anote todas as observações das crianças ( na lousa ou em papel Kraft ) de forma que fiquem expostas.
Assistindo o filme : Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os Números e as Contas
ENSINANDO A CONTAR
CONTE, CONTE, NÚMEROS QUE CONTAM
QUANTAS COISAS VOCÊ TEM
É COM NÚMEROS QUE A GENTE CONTA
VEM CONTAR VOCÊ TAMBÉM
Regras
1. Organize as crianças em fila única.
Fonte- https://pt.pngtree.com/freepng/a-classroom-teacher_3487660.html
Assistindo o filme : Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os Números e as Contas
Convide os alunos para assistir o vídeo: Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os Números e as Contas.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vgOIAJBukmc
Posteriormente, pergunte às crianças porque contar é importante?
Hora da pesquisa - Onde encontramos os números?
Organize a sala em pequenos grupos ( 4 ou 5 alunos) . Ofereça cola ,tesoura , revistas , uma cartolina. Nesta atividade as crianças terão que procurar os números em diferentes lugares como : sapato, relógio ,calendário...
Organize a sala em pequenos grupos ( 4 ou 5 alunos) . Ofereça cola ,tesoura , revistas , uma cartolina. Nesta atividade as crianças terão que procurar os números em diferentes lugares como : sapato, relógio ,calendário...
Fonte:https://br.freepik.com/vetores-gratis/muitas-criancas-leitura-e-trabalho-em-grupo-na-escola_1046799.htm
Contando através de canções…
Durante o filme “Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os Números e as Contas” existe várias canções que podem ser exploradas em sala de aula.
LETRA DA MÚSICA / CORUJÃO
CONTE, CONTE, NÚMEROS QUE CONTAM
QUANTAS COISAS VOCÊ TEM
É COM NÚMEROS QUE A GENTE CONTA
VEM CONTAR VOCÊ TAMBÉM
Depois de todos estarem familiarizados com a canção, pergunte se os alunos conhecem outras músicas que ensinem a contar ou apresente os números.
Faça uma lista de canções e sugira cantar algumas para que todos possam se familiarizar com elas.
Fonte - https://pt.pngtree.com/freepng/cute-kids_2821944.html
APROFUNDANDO OS ESTUDOS
TRABALHANDO COM PANFLETOS
Solicite que os alunos tragam panfletos de supermercado ou farmácia.
Peça que observem os numerais nesses gêneros textuais. Questione pra que servem essas informações
Depois, marque quantos alunos trouxeram os panfletos de supermercados e de farmácia.
Após, construa um gráfico em barras para que visualizem a quantidade de panfletos.
HORA DA BRINCADEIRA
HORA DA BRINCADEIRA
Amarelinha
Fonte:https://png.pngtree.com/element_origin_min_pic/16/09/20/2357e158c17f343.jpg
Regras
1. Organize as crianças em fila única.
2. Cada jogador precisa de uma pedrinha ou tampinha (ou uma folha de papel bem amassada, no caso de crianças menores).
3. Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.
4. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa do lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.
5. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando na mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa
6. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
7. Deve retomar do início aquele que:
– Pisar nas linhas do jogo
– Pisar na casa onde está a pedrinha
– Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
– Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta
8. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
Momento de contagem.3. Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.
4. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa do lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.
5. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando na mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa
6. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
7. Deve retomar do início aquele que:
– Pisar nas linhas do jogo
– Pisar na casa onde está a pedrinha
– Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
– Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta
8. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
Proponha aos alunos contar quantas casas há na amarelinha.
Avaliação.
Avaliação.
Observação do desempenho dos alunos através de planilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário