PROJETO
Tema: Sustentabilidade, paisagens urbanas e questões
ambientais.
Utilizando materiais recicláveis para transformá-las em ambientes sustentável.
Eixo: Arte.
Público: Infantil I.
Duração: 5 aulas.
JUSTIFICATIVA
A sustentabilidade surgiu nos últimos anos, mais
precisamente em 1987, onde alguns países se reuniram a fim de discutir as
questões ambientais de poluição. Segundo o relatório de Brundtland,
sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar
a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". São atitudes que
levam os sujeitos a se tornarem justos socialmente, aceitos culturalmente e
viáveis economicamente.
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma
intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca. A história
mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência; no entanto,
com o passar dos séculos, esta relação pacífica foi rompida pelo nascimento das
novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica
e a produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento
populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o
investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são
necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes
indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua
maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o
planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se
conscientizem a tempo. Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o
desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais,
principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
Podemos observar no contexto histórico atual que a maior
parte da população brasileira se encontra nas cidades, constatamos uma
crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental.
Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as
formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva
contemporânea.
Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os
crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que
ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos
comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no
aspecto econômico do desenvolvimento.
O conceito de Educação Ambiental passou por várias etapas
durante o aprimoramento das ideias que surgiam a partir das discussões a cada
reunião e com a realidade socioeconômica mundial, estabelecendo-se, após a
Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de
Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-'92), que: Tendo em vista que a Educação
Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de
sociedades ambientalmente responsáveis, Kloetzel (1998) define Meio Ambiente
como sendo o "conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de
ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida
(e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas
formas".
Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as
questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para
uma Natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações
inconsequentes de nós, seres humanos.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma
geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma
valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que
promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de
preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição
ambiental.
Por perceber a necessidade de um trabalho que aborde
discussões de preservação do meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver
nas crianças uma cultura de sustentabilidade através da apreciação de obras
artísticas que tratem sobre o tema, e de oficinas de arte que inspiram aos
alunos a participar de atividades onde as técnicas de reaproveitamento podem
valorizar as construções de objetos de paisagens urbanas utilizando materiais
alternativos como sucatas.
O fundamental é trabalhar, a fim de aguçar o potencial
imaginativo e criativo das crianças. Afinal, brincar de sustentabilidade é
possível e educa para um futuro melhor!
OBJETIVO GERAL
Proporcionar através da linguagem artística o conhecimento e
a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvam
meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a
preservação e com o desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da
natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos
recursos naturais através de suas próprias ações;
Apresentar alternativas e soluções para as questões
ambientais pertinentes no dia a dia escolar;
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio
ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na
transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm
causado à natureza;
Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente;
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de
novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais;
Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas
matérias primas assim como da reciclagem.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS
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PROCEDIMENTAIS
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ATITUDINAIS
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Conhecer e apreciar obras de Tarsila do Amaral
contextualizadas na poética da cidade;
Refletir sobre a influência da humanidade no equilíbrio do
ambiente;
Observar a paisagem da cidade nos trajetos urbanos.
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Observar a paisagem da cidade nos trajetos urbanos;
Exercitar a prática da linguagem prática como
representação de sua imaginação e criatividade;
Conhecer um suporte diferenciado para a aplicação de
produção plástica, visando o reaproveitamento do descartável ao transformar
lixo em objeto de arte;
Experimentar o material reciclado e a sua materialidade
enquanto recurso plástico;
Construir uma instalação coletiva com os objetos
produzidos;
Reutilizar materiais recicláveis;
Construir uma instalação coletiva com os objetos
produzidos;
Construir uma instalação coletiva com os objetos
produzidos.
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Ter consciência sobre o papel da humanidade em relação da
conservação do meio ambiente;
Valorizar atitudes de preservação e conservação ambiental;
Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio
ambiente.
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METODOLOGIA
INTRODUÇÃO
Atividade desencadeadora
Apresentação do tema aos alunos abordando as interpretações,
opiniões sobre o meio ambiente e a sua situação atual.
Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da
questão do lixo e da preservação do meio ambiente, trazendo a importância da
reciclagem;
Explicação sobre a importância de reciclar, reaproveitar e
reutilizar, respeitando a vida, os recursos e a ecologia.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Análise da realidade ambiental na comunidade
- Apreciação de obras de arte que retratem a paisagem urbana;
- Conhecimento de pintores diferentes e das técnicas artísticas empregadas por eles: Jackson Pollock, Andy Warhol, Vick Muniz e Tarsila do Amaral.
Compreensão do espaço urbano através da análise das obras
desta última artista brasileira, percebendo as características próprias do
entorno.
PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Conhecendo os materiais
Os alunos prepararão o material para dar início a atividade
artística.
CULMINÂNCIA
Exposição das atividades elaboradas.
AVALIAÇÃO
Observação da participação dos estudantes durante todas as
aulas.
REFERÊNCIAS
Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil.
KLOETZEL,
Kurt.
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