Fonte: Arquivo pessoal
O jogo do Castelo é uma excelente estratégia para desafiar os estudantes a descobrir os números faltosos de um quadro numérico. Dessa forma, percebem as regularidades do sistema de numeração decimal.
Sequência Didática: " O Jogo do Castelo"
JUSTIFICATIVA
As crianças adoram histórias e essas podem ser grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. Tornar o ensino de matemática prazeroso e significativo é um desafio que precisa consolidar-se no ambiente escolar. Por esse motivo, buscou-se alternativas que pudessem alinhar o "mundo de fantasias" e histórias das crianças ao "mundo da matemática".
Optou-se pelo "Jogo do Castelo" pois, este material além de desenvolver o conhecimento dos alunos quanto a regularidade do sistema decimal provoca o interesse dos discentes envolvidos nesse processo.
As crianças adoram histórias e essas podem ser grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. Tornar o ensino de matemática prazeroso e significativo é um desafio que precisa consolidar-se no ambiente escolar. Por esse motivo, buscou-se alternativas que pudessem alinhar o "mundo de fantasias" e histórias das crianças ao "mundo da matemática".
Optou-se pelo "Jogo do Castelo" pois, este material além de desenvolver o conhecimento dos alunos quanto a regularidade do sistema decimal provoca o interesse dos discentes envolvidos nesse processo.
OBJETIVO GERAL
Conhecer as regularidades do sistema decimal através do "Jogo do Castelo"
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apreender progressivamente as regularidades dos sistema decimal.
Refletir sobre informações relevantes ao conteúdo trabalhado.
Repeitar as estratégias encontradas pelos colegas.
CONTEÚDOS
Regularidades do sistema numérico
Leitura e escrita dos números considerando a organização numérica
Conhecer as regularidades do sistema decimal através do "Jogo do Castelo"
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apreender progressivamente as regularidades dos sistema decimal.
Refletir sobre informações relevantes ao conteúdo trabalhado.
Repeitar as estratégias encontradas pelos colegas.
CONTEÚDOS
Regularidades do sistema numérico
Leitura e escrita dos números considerando a organização numérica
Interpretação da tabela numérica
DESENVOLVIMENTO
Atividade desencadeadora.
Separe envelopes coloridos e uma foto grande de castelo.
Corte essa imagem em peças de um quebra cabeças.
Em cada envelope coloque uma peça.
Separe a turminha em grupos de três crianças , entregue pra cada um deles uma peça e vá montando a imagem.
Durante a atividade questione se eles sabem que imagem vai aparecer? Se sabem o que é?
Depois de pronto explore um pouco mais questionando: Quem vive nos castelos?
HORA DA HISTÓRIA
Atividade desencadeadora.
Separe envelopes coloridos e uma foto grande de castelo.
Corte essa imagem em peças de um quebra cabeças.
Em cada envelope coloque uma peça.
Durante a atividade questione se eles sabem que imagem vai aparecer? Se sabem o que é?
Depois de pronto explore um pouco mais questionando: Quem vive nos castelos?
HORA DA HISTÓRIA
Conte a historinha abaixo:
O príncipe “Numeraldo” é dono de um belo castelo,mas ultimamente ele enfrenta um problema, o castelo é muito grande e para não se perder, ele precisou colocar plaquinhas numeradas na porta dos quartos, ao todo são 100 quartos. Porém, “Numeraldo”descuidou um pouco da manutenção dessas placas e alguns números se apagaram.Você quer ajudar “Numeraldo” a encontrar esses números?
Apresente o castelo com os números faltosos ( Atividade para imprimir)
Desafie as crianças a descobrir quais são esses números.
HORA DE JOGAR NO COLETIVO
Apresente as regras do "Jogo do Castelo"
Regras: Na tabela do castelo, as portas dos quartos são representadas em por cada quadradinho. O desafio é descobrir os números apagados das portas.
Na sua vez de jogar cada grupo escolhe a portinha que quer identificar e dá a resposta.
Se estiver correto ganha um ponto.
JOGANDO NO COMPUTADOR
Você pode usar o computador para jogar com seus alunos . Existem dois jogos um online disponibilizado pela Revista Nova Escola.
AVALIAÇÃO
Observação da participação dos alunos durante a atividade através de planilha de acompanhamento.
REFERÊNCIAS
Revista
Nova escola – Março/2007 – Edição nº200
Ensinar
matemática na educação infantil e séries iniciais, pág. 71 / Mabel Panizza / Artmed
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