Turma: Infantil III - integral
Duração: 6 meses
Eixos trabalhados: Arte. Natureza e Sociedade
JUSTIFICATIVA
A sustentabilidade surgiu nos últimos anos, mais precisamente em 1987, onde alguns países se reuniram a fim de discutir as questões ambientais de poluição. Segundo o relatório de Brundtland, sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. São atitudes que levam os sujeitos a se tornarem justos socialmente, aceitos culturalmente e viáveis economicamente.
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo.
Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea.
Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.O conceito de Educação Ambiental passou por várias etapas durante o aprimoramento das idéias que surgiam a partir das discussões a cada reunião e com a realidade sócio-econômica mundial, estabelecendo-se, após a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92), que: Tendo em vista que a Educação Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas formas”.
Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade através da apreciação de obras de artistas que tratem do tema sustentabilidade e de oficinas de artes inspiram os alunos a participar de atividades onde as técnicas de reaproveitamento podem valorizar as construções de objetos de paisagens urbanas utilizando materiais alternativos como sucatas.
O fundamental é trabalhar, a fim de aguçar o potencial imaginativo e criativo das crianças. Afinal, brincar de sustentabilidade é possível e educa para um futuro melhor!
OBJETIVO GERAL
Experimentar através da linguagem artística atitudes conscientes de preservação e desenvolvimento sustentável.
Explique a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e o ambiente natural.
Pesquisa- Análise da realidade ambiental na comunidade.
Envie uma pesquisa para casa sobre analisando a quantidade de lixo que as crianças usam em casa durante uma semana. Depois crie um gráfico de barras com os dados .
Arte- Conhecendo as obras de Vik Muniz
Apresente obras de Vik Muniz . Estimule os alunos a observar os materiais utilizados por este artista na produção de suas obras. Fale um pouco sobre a biografia do artista.
Produzindo obras de arte com materiais reciclados.
Planeje com os alunos recolher diferentes tipos de materiais reciclados. Depois de ter feito esta coleta, prepare um dia para que possam criar desenhos e fotografá-los.
Produção de panfletos educativos.
Junto com os alunos produza panfletos educativos para oferecer para a comunidade escolar. Vocês podem também preparar cartazes e fixar em locais estratégicos da escola.
CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos feitos durante a execução do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.
LEIA TAMBÉM!
Duração: 6 meses
Eixos trabalhados: Arte. Natureza e Sociedade
JUSTIFICATIVA
A sustentabilidade surgiu nos últimos anos, mais precisamente em 1987, onde alguns países se reuniram a fim de discutir as questões ambientais de poluição. Segundo o relatório de Brundtland, sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. São atitudes que levam os sujeitos a se tornarem justos socialmente, aceitos culturalmente e viáveis economicamente.
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo.
Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea.
Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.O conceito de Educação Ambiental passou por várias etapas durante o aprimoramento das idéias que surgiam a partir das discussões a cada reunião e com a realidade sócio-econômica mundial, estabelecendo-se, após a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92), que: Tendo em vista que a Educação Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas formas”.
Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade através da apreciação de obras de artistas que tratem do tema sustentabilidade e de oficinas de artes inspiram os alunos a participar de atividades onde as técnicas de reaproveitamento podem valorizar as construções de objetos de paisagens urbanas utilizando materiais alternativos como sucatas.
O fundamental é trabalhar, a fim de aguçar o potencial imaginativo e criativo das crianças. Afinal, brincar de sustentabilidade é possível e educa para um futuro melhor!
OBJETIVO GERAL
Experimentar através da linguagem artística atitudes conscientes de preservação e desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
DESENVOLVIMENTO
- Reconhecer a importância do meio ambiente;
- Desenvolver técnicas para o sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas ( reciclagem);
- Analisar a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
- Discutir e experimentar alternativas e soluções para questões ambientais no dia a dia escolar.
- Respeitar o meio ambiente
CONTEÚDOS
Arte
RECURSOS
- Suporte materiais reciclados.
- Apreciação , fruição e produção à partir de obras de arte.
- Valorização de produções individuais e coletivas
- O mundo social e natural
- Meio ambiente e formas de valorização de vida
RECURSOS
DESENVOLVIMENTO
Introdução
Apresente o tema aos alunos, converse a respeito. Instigue uma discussão sobre a postura do ser humano e a situação atual do meio- ambiente.
Hora do Vídeo
Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem.
Discussão sobre o Vídeo
Apresente o tema aos alunos, converse a respeito. Instigue uma discussão sobre a postura do ser humano e a situação atual do meio- ambiente.
Hora do Vídeo
Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=L3zaoUaHJhQ
Discussão sobre o Vídeo
Explique a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e o ambiente natural.
Pesquisa- Análise da realidade ambiental na comunidade.
Envie uma pesquisa para casa sobre analisando a quantidade de lixo que as crianças usam em casa durante uma semana. Depois crie um gráfico de barras com os dados .
Arte- Conhecendo as obras de Vik Muniz
Apresente obras de Vik Muniz . Estimule os alunos a observar os materiais utilizados por este artista na produção de suas obras. Fale um pouco sobre a biografia do artista.
Fonte:http://s.glbimg.com/et/pr/f/original/2011/10/14/00vik-muniz-061.jpg
Produzindo obras de arte com materiais reciclados.
Planeje com os alunos recolher diferentes tipos de materiais reciclados. Depois de ter feito esta coleta, prepare um dia para que possam criar desenhos e fotografá-los.
Dica: Talvez você goste da ideia de desenhar com tampinhas, clique aqui para saber mais.
Produção de panfletos educativos.
Junto com os alunos produza panfletos educativos para oferecer para a comunidade escolar. Vocês podem também preparar cartazes e fixar em locais estratégicos da escola.
Exposição dos trabalhos feitos durante a execução do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
REFERÊNCIAS
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.
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