Fonte:https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Crian%C3%A7as-exercitando/72726.html
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES - "TRABALHANDO COM MÚSICA"
Turma:
Infantil I
Tema:
“Brincadeiras
Cantadas”
Tempo de duração: 2° Semestre
Tempo de duração: 2° Semestre
JUSTIFICATIVA:
A música é
a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar
sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento
expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as
culturas, nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos,
manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir,
nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Portanto, a música deve recebe um lugar
de destaque na Educação Infantil. Pensando nesses aspectos trabalharemos com as
músicas do Grupo Palavra Cantata com o intuito de ampliar o repertório de
nossos alunos.
Objetivos
ü
Brincar
com a música e imitar.
ü
Ampliar
o repertório musical.
ü
Inventar
e reproduzir criações musicais.
ü
Dramatizar
diferentes canções
Conteúdos
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Ampliação do repertório de canções e
desenvolvimento de memória musical e conhecimento de mundo.
|
Participação
de jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical.
Exploração
de sons.
Interpretação
de músicas e canções diversas
|
Valorização
os diferentes ritmos musicais.
|
Etapas
Prováveis e Orientações Didáticas:
- Apresentação
do DVD do grupo “Palavra Cantada”
O.D.: Convidar as crianças
para irem a sala de multimídia assistir ao DVD do grupo “Palavra Cantada”.
Perguntar às crianças se já conhecem e/ou ouviram as músicas.
- Ouvir e assistir a apresentação da música “Pé
Pintor”.
O.D.: Levar as crianças para assistirem a apresentação da música “Pé Pintor”. Trabalhar essa música por diversos dias.
O.D.: Levar as crianças para assistirem a apresentação da música “Pé Pintor”. Trabalhar essa música por diversos dias.
-
Brincando com a música “Pé Pintor”
O.D.: Separar um pano bem
grande e tintas para a brincadeira. As crianças pisam na tinta e pintam o pano
conforme as orientações do professor, segundo a música.
Fonte:https://pixabay.com/pt/pegadas-pegada-p%C3%A9s-p%C3%A9-dedos-do-p%C3%A9-42972/
- Ouvir e assistir a apresentação da música
“Fundo do Mar” .
O.D.: A professora levará as
crianças para assistirem a apresentação da música “Fundo do Mar”. Trabalhar
essa música por diversos dias.
-
Brincando com a música “Fundo do Mar”
O.D.: Fazer com as
crianças barquinhos de papel para brincarmos durante a música. Separar um pano
bem grande para representar o fundo do mar. Em roda cada criança irá segurar um
pedaço do pano, colocar os barquinhos no centro e conforme formos cantando e
falando o nome da criança cada um deverá se esconder debaixo do pano, ou seja,
no fundo do mar.
Fonte: https://pt.pngtree.com/freepng/vector-paper-boat-and-clouds_1495075.html
- Ouvir e assistir a apresentação da música
“Bicho Preguiçoso”.
O.D.: A professora levará as
crianças para assistirem a apresentação da música “Bicho Preguiçoso”. Trabalhar
essa música por diversos dias.
-
Brincando com a música “Bicho Preguiçoso”.
O.D.: Propor as crianças
que se deitem em um tapete e ao som da música “Bicho Preguiçoso” se rastejem no
chão, de várias maneiras. Em seguida propor que relaxem ao som da música.
Fonte:https://pt.pngtree.com/freepng/baby-learning-to-climb-steps_2568625.html
- Ouvir e assistir a apresentação da música “Ritmo
do Bonde”.
O.D.: A professora levará as
crianças para assistirem a apresentação da música “Bicho do Bonde”. Trabalhar
essa música por diversos dia
-
Brincando com a música “Bicho do Bonde”
O.D.: Confeccionar com as
crianças um chocalho, com materiais recicláveis, para que possam utilizar
durante a música. Formar um trenzinho em que todos andem no mesmo ritmo e, no
intervalo, tocam seus instrumentos. Durante o canto não podem fazer nenhum
barulhinho com os chocalhos.
- Ouvir e assistir a apresentação da música
“Desenhando Ritmo”.
O.D.: A professora levará as
crianças para assistirem a apresentação da música “Desenhando Ritmo”. Trabalhar
essa música por diversos dias.
-
Brincando com a música “Desenhando Ritmo”
O.D.: Propor que ouçam a
música e desenhem observando os sons produzidos.
Fonte:https://pt.pngtree.com/freepng/painting-a-child_3272601.html
Durante toda a sequência, além das músicas escolhidas para serem trabalhadas, apresentar para as crianças outras músicas do grupo “Palavra Cantada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário