22.5.12

PROJETO : "COPA DO MUNDO"


Identificação:
Projeto: ”Copa do mundo”
Duração: 2º bimestre
Público alvo: 4ª ano do ensino fundamental


Justificativa

A copa do mundo mobiliza todo o país, pois é um dos maiores eventos esportivo do mundo No Brasil, como é rotina a cada quatro anos, as ruas se enchem de verde e amarelo, revigora-se o sentimento patriótico e até a economia ganha fôlego, com a queima do estoque de televisores. A empolgação invade também as salas de aula. O futebol vira o tema principal do recreio, muitos alunos vestem a camisa amarela sobre o uniforme e não sossegam enquanto não completam o álbum de figurinhas.
Aproveitando que este ano é Copa do Mundo, este assunto tão fascinante (e que tanto envolve as crianças) será explorado nas atividades desenvolvidas, pois eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares.

Objetivo geral


Trabalhar com o tema Copa do Mundo de maneira interdisciplinar.

Objetivos específicos

Língua Portuguesa
  • Produzir e interpretar diferentes textos
  • Analisar diferentes tipos de linguagem/ expressões futebolísticas.
  • Discutir sobre a história do futebol, suas raízes e influências sociais.
Matemática

  • Compreender os conteúdos matemáticos como: as quatro operações, gráficas e tabelas, formas geométricas, análise de situações problema a partir de dados coletados dos jogos da copa.
Geografia
  • Estudar os países que vão participar da Copa do Mundo, localizando-os geograficamente.
História
  • Discutir sobre a história do futebol, suas raízes e influências sociais.

Ciências
  • Conhecer os hábitos alimentares dos atletas e os benefícios para a saúde
Arte

· Analisar obras de artistas que representaram o futebol através da Arte.
· Estudar a arquitetura dos estádios de futebol.

Educação Física
· Entender regras, normas e atitudes que os jogadores precisam adequar-se para participar de um evento esportivo.

Introdução

Levantamento de conhecimentos prévios.
  • Discussão do grupo sobre o que é copa do mundo?E o que eles conhecem deste tema.
Desenvolvimento

Língua Portuguesa
  • Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo.
  • Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
  • Leitura e interpretação de gêneros textuais relacionados à Copa do Mundo.
  • Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol

Matemática
  • Resolução de situações problemas envolvendo as quatro operações e o tema Copa do mundo.
  • Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times.
  • Identificação de formas geométricas no campo.
  • Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas — que podem ser reproduzidas numa maquete
  • Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
  • Análise das informações da tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
Ciências
  • Avaliação da alimentação dos jogadores e comparação com os tipos de alimentos que ingerimos em nosso cotidiano.
  • A importância da água na hidratação do corpo.
Geografia
  • Localização de alguns países utilizando mapas, globo, etc...
  • Estudo de algumas bandeiras dos países que irão participar da copa
  • Levantamento dos espaços — públicos e privados — usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
História
  • Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional" Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
  • Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
Arte
  • Analise, leitura e releitura de obras de artistas que representaram o futebol através da Arte.
  • Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com a época e o lugar em que foram construídos.
Educação Física
  • Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses.
  • Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
  • Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
  • Discussão sobre as causas da violência nos estádios — e sugestões de como solucionar esse grave problema social
Avaliação

Será realizada durante todo o processo.

Culminância


Organização de interclasse.

Nenhum comentário: