Identificação:
Projeto: ”Copa do mundo”
Duração: 2º bimestre
Público alvo: 4ª ano do ensino fundamental
Justificativa
A copa do mundo mobiliza todo o país, pois é um dos maiores eventos esportivo do mundo No Brasil, como é rotina a cada quatro anos, as ruas se enchem de verde e amarelo, revigora-se o sentimento patriótico e até a economia ganha fôlego, com a queima do estoque de televisores. A empolgação invade também as salas de aula. O futebol vira o tema principal do recreio, muitos alunos vestem a camisa amarela sobre o uniforme e não sossegam enquanto não completam o álbum de figurinhas.
Aproveitando que este ano é Copa do Mundo, este assunto tão fascinante (e que tanto envolve as crianças) será explorado nas atividades desenvolvidas, pois eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares.
Objetivo geral
Trabalhar com o tema Copa do Mundo de maneira interdisciplinar.
Objetivos específicos
Língua Portuguesa
- Produzir e interpretar diferentes textos
- Analisar diferentes tipos de linguagem/ expressões futebolísticas.
- Discutir sobre a história do futebol, suas raízes e influências sociais.
- Compreender os conteúdos matemáticos como: as quatro operações, gráficas e tabelas, formas geométricas, análise de situações problema a partir de dados coletados dos jogos da copa.
- Estudar os países que vão participar da Copa do Mundo, localizando-os geograficamente.
- Discutir sobre a história do futebol, suas raízes e influências sociais.
Ciências
- Conhecer os hábitos alimentares dos atletas e os benefícios para a saúde
· Analisar obras de artistas que representaram o futebol através da Arte.
· Estudar a arquitetura dos estádios de futebol.
Educação Física
· Entender regras, normas e atitudes que os jogadores precisam adequar-se para participar de um evento esportivo.
Introdução
Levantamento de conhecimentos prévios.
- Discussão do grupo sobre o que é copa do mundo?E o que eles conhecem deste tema.
Língua Portuguesa
- Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo.
- Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
- Leitura e interpretação de gêneros textuais relacionados à Copa do Mundo.
- Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
Matemática
- Resolução de situações problemas envolvendo as quatro operações e o tema Copa do mundo.
- Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times.
- Identificação de formas geométricas no campo.
- Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas — que podem ser reproduzidas numa maquete
- Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
- Análise das informações da tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
- Avaliação da alimentação dos jogadores e comparação com os tipos de alimentos que ingerimos em nosso cotidiano.
- A importância da água na hidratação do corpo.
- Localização de alguns países utilizando mapas, globo, etc...
- Estudo de algumas bandeiras dos países que irão participar da copa
- Levantamento dos espaços — públicos e privados — usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
- Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional" Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
- Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
- Analise, leitura e releitura de obras de artistas que representaram o futebol através da Arte.
- Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com a época e o lugar em que foram construídos.
- Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses.
- Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
- Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
- Discussão sobre as causas da violência nos estádios — e sugestões de como solucionar esse grave problema social
Avaliação
Será realizada durante todo o processo.
Culminância
Organização de interclasse.
Será realizada durante todo o processo.
Culminância
Organização de interclasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário