SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: Vaca Estrela e Boi Fubá, Literatura de Cordel.
Eixos: Artes e Língua Portuguesa
Público:Ensino Fundamental I - 5º ano do ensino fundamental.
Duração: Uma semana.
JUSTIFICATIVA
A Literatura de Cordel é uma manifestação literária da cultura popular brasileira. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses no fim do século XVIII. Manifestou-se com força entre 1930 e 1960 consolidando-se sendo tradicionalmente na cultura nordestina. Nas escolas faz-se necessário introduzir este assunto para que os discentes possam reconhecer a importância desta manifestação literária como Patrimônio Histórico Cultural do povo brasileiro.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a Literatura de Cordel como Patrimônio Histórico Cultural do povo brasileiro através da linguagem artística
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar e a bibliografia da vida e obras do poeta Patativa do Assaré;
- Utilizar marcas de oralidade (variações linguísticas) presentes no texto, compreendendo as manifestações de cultura;
- Observar o ritmo da poesia produzido pelo uso de rimas;
- Produzir textos orais e escritos a partir da compreensão da Literatura de Cordel, presente no gênero "Cordel";
- Compreender a função social da Literatura de Cordel que, independente da temática escolhida, atua como um veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região;
- Reconhecer o caráter híbrido do gênero, situado na interface entre a produção oral e a escrita, e suas marcas presentes na literatura oral e escrita;
- Valorizar a leitura e escrita, lidando com os diferentes falares regionais, presentes em nosso país.
- Reconhecer a Xilogravura como uma atividade artística;
- Interagir com os materiais, instrumentos e procedimentos relacionados à produção da Literatura de Cordel: Folhetos e Xilogravura;
- Identificar os elementos da Cultura popular e da tradição, relacionada à construção de memória coletiva, na Literatura de Cordel;
- Compreender os resultados do trabalho dos cordelistas fazendo relação com sua própria experiência de aprendiz e com sua experiência de vida enquanto cidadão de uma região;
- Conhecer e explorar a musicalidade intrínseca no texto.
RECURSOS
- Sala de vídeo;
- Sala de informática (para pesquisa);
- Materiais didáticos e paradidáticos;
- Violão;
- Bandeja de isopor;
- Tesoura;
- Lápis preto;
- Tinta Guache (coloridas);
- Rolinho e pincel;
- Folhas sulfite A4, coloridas.
ATIVIDADE DESENCADEADORA
Convidar os alunos a assistir o vídeo de Patati do Assaré: Vaca Estrela e Boi Fubá.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Ay-59Ttwg7c
Interpretação do texto - " Vaca Estrela e Boi Fubá"
Pesquisa da Biografia do poeta "Patativa do Assaré"
Discutir sobre o gênero literatura de cordel.
Estudo do que é Xilogravura e a técnica para produzí-la
Produção de Xilogravura.
AVALIAÇÃO
Portfólio de acompanhamento das atividades desenvolvidas em sala de aula.REFERÊNCIAS
IMAGEMcordel. Disponível em :<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Literatura_de_cordel.jpg>
Nenhum comentário:
Postar um comentário