Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

14.1.12

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: "BRINCANDO É QUE SE APRENDE" - CANDIDO PORTINARI



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema: " Brincando é que se aprende"
Disciplina - ARTE
Público alvo: 2º ano do Ensino Fundamental
Duração: 3 semanas


JUSTIFICATIVA

Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e da sua nação. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra natal seria lembrada sempre em suas pinturas. 

Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. Sua obra foi intensa e diversificada, refletindo diferentes temas: Tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente, crianças. 

Portinari adorava pintá-las brincando, e dizia:"Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos". Seja brincando em mangueiras frondosas ou participado de 'peladas' de futebol e festas de São João, suas crianças trazem a lembrança da vida rural. Agrupadas em bandos, são apresentadas vestindo roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. 

Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos. "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando-carniça, etc."

Candido retratou em suas obras — de forma bela e expressiva — a realidade vivenciada pela sociedade em que estava inserido naquele momento, não deixando de lado sua posição em relação às questões sociais.

Analisar este grande talento é instigar nos alunos a curiosidade pela arte como forma de expressão e compreensão, despertando o desejo do fazer criativo.

Aos alunos do segundo anos faz-se necessário estudá-lo, já que Portinari retratou em muitos de seus quadros brinquedos e brincadeiras de sua época que muitas crianças experimentam até hoje.

OBJETIVO GERAL


Conhecer as obras de Candido Portinari, oportunizando momentos lúdicos e divertidos tendo como tema principal os quadros que retratam a infância, despertando o interesse pela arte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Apreciar obras de arte que estabeleçam significado interpretativo;
  • Conhecer alguns dos principais aspectos da produção de Candido Portinari;
  • Apreciar obras de Candido Portinari;
  • Conhecer a biografia de Candido Portinari;
  • Relacionar a pintura de Candido Portinari à sua história de vida;
  • Aprender diferentes técnicas de pintura;
  • Respeitar as produções dos colegas;
  • Conhecer brincadeiras representadas na arte de Portinari;
  • Conhecer fatos importantes da vida de Portinari;
  • Vivenciar algumas brincadeiras representadas no acervo de Candido Portinari;
  • Representar, através de diferentes técnicas, algumas brincadeiras vivenciadas.
  • Estimular o desenvolvimento das habilidades estéticas na observação de Artes;
  • Interagir harmoniosamente com os colegas e professor;
  • Compartilhar o mesmo espaço e objetos em um momento de trabalho escolar;
  • Adquirir habilidades de reconhecer e interpretar textos verbais e não-verbais.
CONTEÚDOS

  • Leitura de imagem;
  • Biografia do autor;
  • Reconhecimento um texto biográfico;
  • Textos verbais e não verbais.
  • A infância de ontem e de hoje;
  • Conhecendo e produzindo brinquedos e brincadeiras antigas;
  • Texto visual e contexto de produção de imagem.RECURSOS

METODOLOGIA

  • Data show;
  • Papéis diversos: Folhas de A4 sulfite, pardo, color set, A4 peso 40;
  • Caneta esferográfica;
  • Lápis de cor, giz de cera, canetinha;
  • Cola, pincel, tesoura;
  • Tinta guache preta ou nanquim;
  • Reproduções das obras em folha A4 para os alunos fazerem a leitura/releitura de imagem.

DESENVOLVIMENTO


Atividade desencadeadora

Apresente para a turma o vídeo "Retratos da Infância" (por Cria Mineira).



Levantamento de conhecimentos prévios

A partir deste filme , faça os seguintes questionamentos:
  • Quais brincadeiras estão retratadas no vídeo?
  • Você já viu estas imagens antes? Onde?
  • Você reconhece obras de arte ( quadros) nestas imagens? Quais?

Conhecendo um pouquinho sobre Candido Portinari

Você sabe de qual pintor a música fala?
Professor (a) apresente Candido Portinari como o artista que criou as obras ilustradas no filme.

Identifique seu nome, mostre fotos e conte sua  história destacando fatos importantes vividos que revelem às crianças o momento sócio-histórico e cultural no qual ele viveu. 

Com este material requisite que os alunos coletivamente façam um cartaz que ficará exposto na sala.

Lista de brincadeiras- atividade em dupla.

Proponha que  os alunos façam uma lista das brincadeiras apresentadas no vídeo. 


APRECIANDO AS OBRAS DE PORTINARI

Observando e refletindo sobre suas obras

Socialize em roda as obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra e de suas próprias brincadeiras, observando também seus detalhes e elementos: Linhas, formas e cores do quadro.

Dica - Monte um cantinho na sala para deixar essas obras expostas.


Meninos no Balanço

óleo sobre tela, 1960, 61 x 49 cm.

Futebol

óleo sobre tela, 1958, 65 x 80 cm.

Cambalhota
óleo sobre tela, 1958, 59.5 x 72.5 cm.


Crianças Brincando
óleo sobre tela, 1938, 38 x 46 cm.

Ilustrando brincadeiras

Após a apreciação das obras e discussão sobre os elementos contidos nelas, questione as crianças com relação as brincadeiras e brinquedos utilizados em seu cotidiano.

Em seguida, peça para o grupo selecionar o quadro que mais gostaram.

Com o auxílio de um lápis grafite/caneta esferográfica incentive os alunos a  ilustrar  em papel a releitura da obra escolhida.

As relações de infância do pintor

Voltando a apreciar os quadros os alunos deverão ser  questionados sobre as relações de infância retratadas pelo pintor (oralmente vão colocar suas ideias sobre o assunto).

Leve para a sala informações sobre a infância do artista . Instigue os alunos a fazer relações entre a infância do pintor e a infância que vivenciam hoje.

A infância do presente sendo representada com a infância do passado.

Requisite que os alunos escolham um dos quadros para representar a infância de hoje fazendo interferência colagem na obra.

Vamos brincar!

O professor deverá iniciar a aula propondo à turma a realização de algumas brincadeiras. As sugestões deverão fazer parte da temática incluída no acervo de obras de Candido Portinari, como brincadeira de roda, pula carniça, etc. Ao final da vivência, o professor apresentará pinturas do autor relacionadas à temática encaminhando a apreciação de algumas obras. O que estão vendo, crianças, animais, adultos, objetos? Qual ação está ocorrendo? A cena acontece durante o dia ou à noite? A obra remete a lembranças? Quais?
Representando as brincadeiras vivenciadas com uma com a técnica ( pontilhismo).

Oriente às crianças  retratarem uma obra utilizando técnicas artísticas pontilhismo.
Dica: Para esta atividade use canetinha e proponha trabalhar em duplas. 
Criando um quebra- cabeça.

Leve para a sala as obras impressas para que alunos possam elaborar quebra- cabeças.

Hora de escrever

Os alunos irão selecionar uma das telas para fazer uma produção escrita sobre ela.
O que você vê na tela?
Quais são os elementos que compõe a tela?
Descreva os sentimentos que você tem ao ver essa pintura.


AVALIAÇÃO

Os alunos serão observados durante todo o processo através da análise e observação das atividades desenvolvidas.

REFERÊNCIAS



ATIVIDADES PARA IMPRIMIR - ARTE -  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - " BRINCANDO É QUE SE APRENDE"

3 comentários:

Dalva disse...

Adorei o projeto.
Pretendo trabalhar com meus alunos. É muito importante inserir em nossas aulas nossos pintores.

Dalva disse...


Adorei a Sequência Didática.
Parabéns! Pretendo desenvolver um trabalho relacionado aos pintores brasileiros e essa Sequência Didática muito me ajudará.

pedagogaandreaeduca disse...

Que ótimo!!! Se precisar de mais ideias entre em contato.