15 janeiro 2012

# Educação Infantil # Ensino Fundamental - II

CONTRATO PEDAGÓGICO - MODELO



O respeito entre  todos os membros da escola precisa ser incentivado durante todo o ano letivo. Para isso os professores recorrem a um recurso pedagógico denominado Contrato Pedagógico.
O Contrato Pedagógico é um documento elaborado junto com os alunos em sala de aula  que contêm parâmetros de ações coletivas que possam estabelecer um boa convivência na sala de aula estabelecendo assim, um pacto coletivo de confiança para que haja a consolidação da aprendizagem.
As regras inicialmente compiladas por todos, podem sofrer alterações pois, o amadurecimento do contrato vai acontecendo progressivamente.
A análise do Contrato e reflexões acerca de infrações cometidas , devem ocorrer sempre que necessários tendo em vista as necessidades.

Como elaborar um bom Contrato Pedagógico?

O ideal é que no primeiro dia de aula você reúna os alunos em roda  e com uma conversa  reflexiva defina algumas regras que todos precisam cumprir durante o ano letivo.
Todas as sugestões devem ser registradas e depois você pode explicar para a turma que irá resumi- las para deixar exposta na sala.
Alguns professores usam ilustrações inicialmente, para auxiliar os alunos na tarefa de lembrar do Contrato, outros preferem colocar em tópicos e ler sempre que necessário.
É muito importante a participação de todos para que essas regras possam ser internalizadas.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS POPULARES

Google+

Seguidores

Sugestão de Cursos