14 janeiro 2012

# Ensino Fundamental I

LITERATURA DE CORDEL: VACA ESTRELA E BOI FUBÁ





SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: Vaca Estrela e Boi Fubá, Literatura de Cordel.
Eixos: Artes e Língua Portuguesa
Público:Ensino Fundamental I - 5º ano do ensino fundamental.
Duração: Uma semana.


JUSTIFICATIVA


A Literatura de Cordel é uma manifestação literária da cultura popular brasileira. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses no fim do século XVIII. Manifestou-se com força entre 1930 e 1960 consolidando-se sendo tradicionalmente na cultura nordestina. Nas escolas faz-se necessário introduzir este assunto para que os discentes possam reconhecer a importância desta manifestação literária como Patrimônio Histórico Cultural do povo brasileiro.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer a Literatura de Cordel como Patrimônio Histórico Cultural do povo brasileiro através da linguagem artística

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


LÍNGUA PORTUGUESA
  • Identificar e a bibliografia da vida e obras do poeta Patativa do Assaré; 
  • Utilizar marcas de oralidade (variações linguísticas) presentes no texto, compreendendo as manifestações de cultura; 
  • Observar o ritmo da poesia produzido pelo uso de rimas; 
  • Produzir textos orais e escritos a partir da compreensão da Literatura de Cordel, presente no gênero "Cordel"; 
  • Compreender a função social da Literatura de Cordel que, independente da temática escolhida, atua como um veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região; 
  • Reconhecer o caráter híbrido do gênero, situado na interface entre a produção oral e a escrita, e suas marcas presentes na literatura oral e escrita; 
  • Valorizar a leitura e escrita, lidando com os diferentes falares regionais, presentes em nosso país. 


ARTE


  • Reconhecer a Xilogravura como uma atividade artística; 
  • Interagir com os materiais, instrumentos e procedimentos relacionados à produção da Literatura de Cordel: Folhetos e Xilogravura; 
  • Identificar os elementos da Cultura popular e da tradição, relacionada à construção de memória coletiva, na Literatura de Cordel; 
  • Compreender os resultados do trabalho dos cordelistas fazendo relação com sua própria experiência de aprendiz e com sua experiência de vida enquanto cidadão de uma região; 
  • Conhecer e explorar a musicalidade intrínseca no texto.

RECURSOS
  • Sala de vídeo; 
  • Sala de informática (para pesquisa); 
  • Materiais didáticos e paradidáticos; 
  • Violão; 
  • Bandeja de isopor; 
  • Tesoura; 
  • Lápis preto; 
  • Tinta Guache (coloridas); 
  • Rolinho e pincel; 
  • Folhas sulfite A4, coloridas. 

ATIVIDADE DESENCADEADORA

Convidar os alunos a assistir o vídeo de Patati do Assaré: Vaca Estrela e Boi Fubá.


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Ay-59Ttwg7c

Interpretação do texto - " Vaca Estrela e Boi Fubá"
Pesquisa da Biografia do poeta "Patativa do Assaré"
Discutir sobre o gênero  literatura de cordel.
Estudo do que é Xilogravura e a técnica para produzí-la
Produção de Xilogravura.

AVALIAÇÃO

Portfólio de acompanhamento das atividades desenvolvidas em sala de aula.


REFERÊNCIAS

IMAGEMcordel. Disponível em :<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Literatura_de_cordel.jpg>























































Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS POPULARES

Google+

Seguidores

Sugestão de Cursos