04 novembro 2017

# Educação Infantil # Ensino Fundamental I

MATEMÁTICA: CONTAGEM COM URSINHO POOH


Fonte:http://www.eovideolevou.com.br/img/capaFilme.png

Conteúdo elaborado por  Andréa Gonçalves  e Débora d´Pádua 

Sequência de Atividades
Eixo: Matemática
Público Alvo - Infantil - III
Duração - Uma semana


JUSTIFICATIVA
De acordo com Monteiro ( 2010 ) às crianças , desde muito cedo, entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas. Descobrem um universo vasto onde: agrupam, comparam, organizam, classificam, realizam marcações de tempo, exploram tamanhos , pesos, observam propriedades e quantidades , calculam equivalências, tamanhos ou formas de objetos ...
Esses conhecimentos, assistemáticos e heterogêneos, variam, em maior ou menor grau, de acordo com a cultura e o meio social aos quais as crianças pertencem e constituem um bom ponto de partida para novas aprendizagens. ( Monteiro, 2010, p.1).
Cabe às Instituições de Educação Infantil articular essas experiências extraescolares com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos. para isso, é necessário organizar situações que desafiem os conhecimentos iniciais das crianças, ampliando-os e sistematizando-os.

OBJETIVO GERAL


  • Identificar os números em seu cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Reconhecer os númerais em diferentes locais.
  • Realizar contagem oral através de atividades, jogos e brincadeiras.
  • Exercitar a escrita dos numerais.

CONTEÚDOS

  • Utilização da contagem oral em brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
  • Conhecimento do símbolo numérico em diferentes locais do cotidiano.
  • Registro de numerais através da escrita.

RECURSOS

  • Cola
  • Tesoura
  • Revistas
  • Cartolina
  • Vídeo
  • TV ou Projetor

DESENVOLVIMENTO

Levantamento de conhecimentos prévios
Faça uma rodinha com a turminha e levante os seguintes questionamentos.
Vocês sabem o que são números? Para que eles servem? Onde podemos encontrar os números? 

Anote todas as observações das crianças ( na lousa ou em papel Kraft ) de forma que fiquem expostas.



Fonte- https://pt.pngtree.com/freepng/a-classroom-teacher_3487660.html

Assistindo o filme : Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os Números e as Contas  

Convide os alunos para assistir o vídeo: Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os Números e as Contas.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vgOIAJBukmc

Posteriormente, pergunte às crianças porque contar é importante?
                                                                                                                          
Hora da pesquisa - Onde encontramos os números?

Organize a sala em pequenos grupos ( 4 ou 5 alunos) . Ofereça cola ,tesoura , revistas , uma cartolina. Nesta atividade as crianças terão que procurar os números em diferentes lugares como : sapato, relógio ,calendário...


Fonte:https://br.freepik.com/vetores-gratis/muitas-criancas-leitura-e-trabalho-em-grupo-na-escola_1046799.htm


Contando através de canções…
Durante o filme “Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os Números e as Contas” existe várias canções que podem ser exploradas em sala de aula.




LETRA DA MÚSICA / CORUJÃO

ENSINANDO A CONTAR

CONTE, CONTE, NÚMEROS QUE CONTAM
QUANTAS COISAS VOCÊ TEM
É COM NÚMEROS QUE A GENTE CONTA
VEM CONTAR VOCÊ TAMBÉM



Depois de todos estarem familiarizados com a canção, pergunte  se os alunos conhecem outras músicas  que ensinem a contar ou apresente os números. 
Faça uma lista de canções e sugira cantar  algumas para que todos possam se familiarizar com elas.







  Fonte - https://pt.pngtree.com/freepng/cute-kids_2821944.html

APROFUNDANDO OS ESTUDOS


TRABALHANDO COM PANFLETOS

Solicite que os alunos tragam panfletos de supermercado ou farmácia.
Peça que observem os numerais nesses gêneros textuais. Questione pra que servem essas informações
Depois, marque quantos alunos trouxeram os panfletos de supermercados e de farmácia.
Após, construa um gráfico em barras para que visualizem a  quantidade de panfletos.

HORA DA BRINCADEIRA

Amarelinha




Fonte:https://png.pngtree.com/element_origin_min_pic/16/09/20/2357e158c17f343.jpg


Regras
1. Organize as crianças em fila única. 

2. Cada jogador precisa de uma pedrinha ou tampinha (ou uma folha de papel bem amassada, no caso de crianças menores).

3. Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.

4. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa do lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.

5. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando na mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 

6. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.

7. Deve retomar do início aquele que:

– Pisar nas linhas do jogo

– Pisar na casa onde está a pedrinha

– Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair

– Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta

8. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.


Momento de contagem
Proponha aos alunos contar quantas casas há na amarelinha.

Avaliação
Observação do desempenho dos alunos através de planilha.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS POPULARES

Google+

Seguidores