10.2.20

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2020 . ENFRENTANDO OS DESAFIOS!!!





O início do ano letivo de 2020 está cheio de novidades nas redes de ensino de todo Brasil. A implementação da BNCC ( Base Nacional Comum Curricular)  e a reorganização dos currículos para atendê-la culminaram em reflexões profundas sobre o planejamento escolar, desde a estrutura do documento até mesmo a aplicação dele nas salas de aula.  Essas mudanças não têm sido fáceis, pois, demandam estudos a respeito da metodologia de trabalho dos professores, a estrutura escolar sua identidade e formação dos professores.


Algumas dicas são importantes para que você fique mais confortável para realizar esta atividade.




1 - Faça uma Sondagem Diagnóstica inicial


A sondagem diagnóstica vai auxiliá-lo a verificar os conhecimentos prévios dos seus alunos para que você possa esboçar um documento que realmente esteja alinhado com sua prática em sala de aula. Quando for selecionar os objetivos de aprendizagem, priorize aqueles que as crianças apresentam mais defasagem.






2- Conheça os documentos que são referência para o desenvolvimento do seu planejamento.

Existem documentos que são norteadores do trabalho docente, as instituições de ensino normalmente oferecem alguns deles para que você possa planejar suas aulas. Fique atento a essas orientações para que seu documento atenda as expectativas da escola que vai atuar.




3 - Use materiais de apoio como planilhas para organizar seu planejamento.


Alguns materiais de apoio são oferecidos nas unidades escolares para que você possa organizar seu planejamento. Neles normalmente constam os objetivos de aprendizagem, conteúdos, metodologia, recursos, avaliação ...

Se por acaso você puder esboçar esse documento sozinho (a) aqui no blog você pode encontrar alguns modelos que irão auxilia-lo no desenvolvimento do seu planejamento.





4 - Conheça a estrutura de Sequências Didáticas e Projetos.

Nos planejamentos é importante incluir sequências didáticas e projetos para tornar o processo de ensino mais atrativo e prazeroso. Por isso, é essencial saber como desenvolver esse documento. Caso tenha dúvidas aqui você encontra orientações de como fazer um bom projeto e uma sequência didática.

 


                      ]
5 - Lembre-se: o Planejamento é flexível e visa atender as crianças. 


O planejamento não é um documento estático, ao contrário ele é flexível justamente para atender a realidades das salas de aula e torna-lo significativo.



Reações:

0 comentários: