24.2.20

DICAS PARA SONDAGEM - HIPÓTESES DE ESCRITA


Fonte: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola">Escola foto criado por pressfoto - br.freepik.com</a>

Ao iniciar o ano letivo, vocês precisam realizar a sondagem diagnóstica nas salas de aula. Desta forma é imprescindível seguir algumas etapas para que esse momento seja efetivo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, algumas dicas são valiosas para que vocês possam ter sucesso nesta atividade.


1 - Como preparo o ambiente para as crianças? 



Fonte : <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola">Escola foto criado por pressfoto - br.freepik.com</a>

Deixe claro para as crianças que este momento é muito importante é fundamental. Explicite que eles podem “escrever do jeito que conseguirem”, assim as crianças ficarão mais à vontade para realizar este exercício.

2 – Existe um modo ideal para iniciar a atividade?

Se as palavras escolhidas fazem parte de uma festa, procure introduzir dizendo o seguinte: “ Maria vai realizar uma festa de aniversário. Vamos fazer uma lista com os docinhos que ela pode usar?

3 - Devo intervir na escrita do aluno?

Durante a escrita da criança, é  importante que ela possa escrever sem interferências , para que você  consiga fazer análises deste momento que serão imprescindíveis  para suas intervenções futuramente. 

4 - Sondagem Diagnóstica individual ou coletiva? 


Fonte: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/criancas">Crianças foto criado por freepik - br.freepik.com</a>

O ideal é realizar uma sondagem individual. Esse acompanhamento auxilia na compreensão do que cada criança pensa a respeito da escrita. Essas particularidades devem ser anotadas em planilhas de observação ou em seus registros pessoais. 

5 – Posso usar qualquer tipo de palavra durante nessa atividade?

Não, as palavras precisam ser do mesmo campo semântico. Além disso, elas essas palavras devem ser selecionadas, seguindo a seguinte ordem: 1 polissílaba, 1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba.

6 – Posso usar folhas com imagens/ figuras e com pauta?

Não. O ideal é usar folhas em branco para não  interferir na escrita da criança.

7 -Posso ditar as palavras fazendo pausas entre as sílabas ?
Não. É importante não escandir as palavras durante o ditado.

8 - Devo ditar somente palavras ou preciso solicitar que os alunos escrevam frases?

É necessário que os alunos escrevam uma frase que envolva uma das palavras ditadas para que você possa perceber se a escrita está estável.

9 – Os alunos precisam ler depois de escrever? 

Sim. Esse momento é crucial para verificar em que hipótese de escrita as crianças estão. Não esqueça de fazer marcas de leitura (marcar a divisão de pautas sonoras) para fazer análises posteriores.

10 – Depois de realizar esta atividade, como devo organizá-las?
A sondagem diagnóstica precisa ser guardada em pastas com identificação para análises e comparações futuras. Você também pode organizar os dados em planilhas de observação.
Reações:

0 comentários: