Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

19.1.22

A logística do trabalho docente: reflexões iniciais.

 

    O trabalho dos educadores precisam ser organizados e muito bem planejados para que possam conseguir visualizar pontos de atenção e dar atendimento de qualidade aos estudantes. Algumas ações são muito importantes como:

  • Selecionar e organizar materiais de acordo com os currículos escolares;
  • Preparar planos de aula, sequências didáticas e projetos;
  • Organizar a rotina, ou seja, pensar no tempo didático das atividades previstas;
  • Fazer avaliações do trabalho desenvolvidos e dos feedback das crianças em relação as atividades previstas.

Selecionar e organizar materiais.

    A seleção e organização de materiais a serem usados no cotidiano escolar, é algo que todo professor precisa priorizar.  

    Ter o espírito pesquisador auxilia e muito esses profissionais a verificar ou até mesmo criar materiais interessantes para as crianças.

    Hoje o desafio é não somente organizar as atividades presenciais, mas refletir sobre atividades e saber analisá-las com cuidado verificando se elas  estão realmente atendendo os objetivos educacionais  previstos.

    Além disso, as atividades não presenciais, pedem um olhar cuidadoso  e orientações mais consistentes para que os estudantes possam efetivá-las com precisão.

Preparar planos de aula, sequências didáticas e projetos.

    Não  é fácil preparar boas aulas, sequências didáticas e projetos. Uma dica é utilizar os documentos norteadores das instituições de ensino e fazer adequações de acordo com a realidade das crianças, fazendo com que esses conteúdos possam ter significado para esses estudantes

    Existem alguns protocolos no desenvolvimento desses documentos. Na internet, existem vários modelos e dicas de como desenvolvê-los. 

Organizar a rotina.

    A Rotina é uma estratégia utilizada para organizar o trabalho pedagógico. 

    As rotinas quando bem estabelecidas, dão estabilidade e segurança as crianças  e professores  sobre as atividades a serem realizadas no cotidiano escolar. 

Fazer avaliações do trabalho.

A avaliação do trabalho desenvolvido precisa ser realizada constantemente para que os educadores possam rever aspectos positivos e negativos,


PARA SABER MAIS...




Nenhum comentário: