Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

11.11.20

A IMPORTÂNCIA DE BRINQUEDOS EDUCATIVOS ( BNCC e REFERENCIAIS ).



A infância é um momento muito especial na vida das crianças e um dos grandes aspectos que marcam esse momento são os jogos e brincadeiras. 

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, evidencia o brincar como uma das atividades  que auxiliam no desenvolvimento integral das crianças.  

Na Base Comum Curricular , na etapa da Educação Infantil, este documento0 afirma que [...] a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções" (p.37).

Ainda na Base Comum Curricular , são expressos seis  Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer- se.

Enfatizando aqui o Direito de Brincar, o documento explicita  que as experimentações com materiais variados são fundamentais para que  instiguem  a criatividade , imaginação e sensibilidade dos estudantes.

A utilização de materiais não estruturados podem ser um grande convite a experimentação, mas também há a possibilidade de usar  brinquedos educativos , já que esses materiais  são desenvolvidos tendo como finalidade a exploração de possibilidades de forma livre e espontânea. 

Os brinquedos educativos, auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas, coordenação motora e noções de alguns conhecimentos. Ou seja, as crianças que tem acesso a este tipo de recurso, conseguem além de explorar ,  desenvolver conhecimentos prévios que auxiliam no processo de aprendizagem de forma lúdica e prazerosa.

Na Educação , pesquisadores defendem espaços lúdicas dentro das unidades escolares, sugerindo até a construção Brinquedotecas para que as crianças possam desenvolver-se tanto as habilidades psicomotoras , como a cidadania e socialização.  

Acredita-se  que as habilidades das crianças  vão se desenvolvendo naturalmente  no ato de brincar e por isso essa ação é tão importante.

Siga-me nas redes sociais... 
Escreva sua opinião e ajude a elaborar conteúdos relevantes para a sala de aula.







Nenhum comentário: