QUAL O PAPEL DA ESCOLA DEPOIS DA CRISE DO CORONAVÍRUS?



O mundo todo está sofrendo com a reorganização de todas as instituições, inclusive as escolas, para enfrentar o Coronavírus.
O problema é que as crianças de todo o mundo ficarão por um bom tempo longe das escolas. 



Os professores num esforço imenso têm tentado minimizar este problema, porém, o tempo de organização de materiais impressos ou online foram muito curtos e muitos ainda têm dúvidas de como enviar para casa atividades que realmente possam ser adequadas e auxiliem as crianças no processo de aprendizagem. 
É claro que neste momento o apoio familiar é fundamental e algumas ações são imprescindíveis para minimizar a defasagem escolar. 


Momento de manter a calma!


É importante que tanto professores como equipe gestora tenham calma e reflitam sobre seus planejamentos e possibilidades de construção de ambientes que ultrapassem as paredes escolares e cheguem aos estudantes. Sim, a tecnologia será uma grande aliada nesse momento, mas ela não minimiza o trabalho pedagógico.

Isso não significa desemprego, mas  um desafio enorme de reinventar-se  e de consolidar uma ação coletiva de responsabilidade social que torna os profissionais ligados à  Educação  tão importantes quanto o médico que atua diretamente na linha de frente dessa luta contra o Coronavírus. 

Como mediadores do conhecimento somos responsáveis por disseminar agora através das atividades que enviarmos a conscientização social e realmente consolidar a cidadania que tanto pregamos dentro das unidades escolares. Por isso, neste momento, revejam seus planejamentos e façam as adequações necessárias pensando em transmitir não só conhecimentos específicos, mas informações necessárias para salvar vidas. 

A economia em todas as frentes se faz necessária, pois a nação precisará de todos os recursos  para a saúde, então, diminuir gastos com papeis e outros materiais também é nosso trabalho. Assim como os cientistas buscam vacinas, remédios enfim o tratamento adequado aos doentes, precisamos buscar metodologias de trabalho que tornem a população grandes aliados nessa luta. 

Diante disso , o blog Pedagoga Andréa Educa irá se empenhar por esses dias a encontrar materiais, recursos e metodologias que possam inspirar professores e escolas a lutar com a arma mais poderosa “o conhecimento” contra o Coronavírus. 

Vamos em frente!


Nenhum comentário: