Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

2.11.19

ARTE E ALFABETIZAÇÃO - Você sabe o que é Alfabetização Visual?


Você já ouviu falar em Alfabetização Visual ?

Vivemos em uma sociedade cada vez mais cercada por imagens e elas estão carregadas de mensagens  explícitas e implícitas que  influenciam como pensamos, como nos relacionamos e até mesmo como nossa identidade é constituída.


Segundo Quilici e Gouvea (  2017 p.324)  " [...] quando a criança esta aprendendo a ler , os livros ilustrados são os preferidos..."

As crianças durante os primeiros anos na escola são incentivadas a fazer a leitura dessas ilustrações e esse exercício continua por um tempo, até que a imagem deixa de ser percebida como um linguagem e vai se esvaindo dos livros dando lugar somente ao texto verbal dando enfase as palavras e deixando de lado a análise das imagens.

Podemos dizer que muitas das  escolas atualmente privilegiam apenas a forma de ler e escrever  sem fazer conexões com  a leitura de imagens.

Porém, a escola , não pode deixar de considerar que a criança esta envolta a uma sociedade onde as mensagens e imagens estão expostas o dia inteiro através das mídias sociais. E formá-la integralmente requer dar acesso a ela ao desenvolvimento de habilidades  que propiciem conhecimento para que ela possa  compreender essas imagens dentro do contexto em que estão inseridas, entendê-las  e  agir criticamente a respeito das mensagens transmitidas por elas.


"Analisar e observar imagens são um processo emque o aluno é um pesquisador e a aprendizagem é significativa. Neste sentido vale acreditar no processode alfabetização a partir da interpretação e da compreensão do aluno em relação ao mundo que o rodeia" ( Quilici e Gouvea , 2017, p.330).

E que área do conhecimento está intimamente ligada a este saber?

Inicialmente apresenta-se a Arte , mas isso não significa que  professores não especialistas possam contribuir para essa alfabetização visual.

E como isso precisa acontecer?

A alfabetização Visual proporciona as crianças o desenvolvimento de sua capacidade de analisar e extrair mensagens  de imagens. Porém, essa leitura ela não é realizada de maneira muito simples e requer pesquisas e o conhecimento de elementos visuais básicos.
Durante o processo de alfabetização, hoje já se tem como norteadores os conhecimentos prévios das crianças " Leitura de mundo"  que antes da alfabetização verbal , são construídos através da leitura de imagens que a cerca.


"Quando ainda não dominamos as letras e as palavras, nossa referência única é a imagem do mundo à nossa volta"Quilici e Gouvea , 2017, p.331).

Para saber mais...

Referência:

 QULICI, G.R ; GOUVEA, S.R . A ARTE VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO.

Nenhum comentário: