Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

02 agosto 2012

Atividade Medicina Popular


Medicina Popular

              A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga, bem antes dos primeiros portugueses aqui chegarem ,ela já era praticada e muito bem conhecida pelo índios que habitavam o Brasil já a muito tempo,dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada eles.
             Na Medicina Popular, diferente da Medicina Cientifica, o individuo que vai ser tratado é analisado sob dois aspectos básicos a saúde de seu corpo e a saúde de seu espírito, pois muitas vezes a pessoa não está com uma doença do corpo e sim uma doença espiritual, como o" mal olhado" (doença onde a pessoa fica abatida,sem ânimo,provocada pela inveja de outra pessoa).
              Na prática a Medicina Popular utiliza-se três formas de tratar a pessoa que esta doente: as plantas medicinais,as rezas e simpatias. Em alguns casos estas três formas podem ser empregadas juntas,como é o caso das rezadeiras que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas .
          Quando os Portugueses chegaram no Brasil, já utilizavam-se do uso das plantas medicinais .O conhecimento indígena também muito apurado contribuiu com a grande maioria de plantas para serem utilizadas como medicamentos.São várias as maneiras de utilizá-las, em chás, garrafadas, xaropes, cheiros e defumadores, em banhos e em banhas. A grande maioria das pessoas de uma comunidade conhecem e usam as plantas medicinais,são conhecimentos sempre transmitidos dentro de uma família,especialmente entre as mulheres .

Leia o texto acima com atenção e responda:

           1-    No Brasil a prática da Medicina Popular é :
(a)  Muito recente, as pessoas nem sabiam que ela existia
(b)  Muito antiga, bem antes dos primeiros portugueses aqui chegarem ,ela já era praticada e muito bem conhecida pelo índios que habitavam o Brasil já a muito tempo,dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada eles
(c)  Desconhecida, ninguém sabe que as plantas são utilizadas como remédio
(d)  Todas as alternativas estão erradas

2-    Na Medicina Popular o indivíduo é tratado analisando dois aspectos básicos da saúde do corpo.Quais são eles?
Resposta:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-    Quais são as três formas de tratar a pessoa, na Medicina Popular?
Resposta:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-    A Medicina Popular é um conhecimento que passa de geração para geração. Explique a afirmação acima utilizando um trecho do texto.
Resposta:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



 


Reações:

0 comentários: