“Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

A.Cury

22 maio 2012

Projeto Copa do mundo


Resultado de imagem para turma da monica copa do mundo
Fonte:http://1.bp.blogspot.com/_dmFJlojU2I4/TBJBPCh4kyI/AAAAAAAAAlE/BGuF17CW8sU/s400/cart-08.gif



Identificação:

             Projeto: ”Copa do mundo”

Duração: 2º bimestre
Público alvo: 4ª séries do ensino fundamental
Aulas utilizadas para o projeto: 3 H/A por semana
      


Justificativa:

A copa do mundo mobiliza todo o país, pois é um dos maiores eventos esportivo do mundo No Brasil, como é rotina a cada quatro anos, as ruas se enchem de verde e amarelo, revigora-se o sentimento patriótico e até a economia ganha fôlego, com a queima do estoque de televisores. A empolgação invade também as salas de aula. O futebol vira o tema principal do recreio, muitos alunos vestem a camisa amarela sobre o uniforme e não sossegam enquanto não completam o álbum de figurinhas.

Aproveitando que este ano é copa do mundo, utilizaremos este assunto tão fascinante (e que tanto envolve as crianças) para transformá-lo em atividades de classe, aproximando o currículo do dia-a-dia, pois eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares.



Objetivo geral:


Trabalhar com o tema copa do mundo de maneira interdisciplinar



Objetivos específicos:




- Produzir e interpretar diferentes textos

- Analisar diferentes tipos de linguagem

-Trabalhar os conteúdos matemáticos como: as quatro operações, gráficas e tabelas, formas geométricas, análise de situações problema a partir de dados coletados dos jogos da copa.

-Entender as regras, normas e atitudes que os jogadores precisam adequar-se para participar de um evento esportivo;





Introdução:

- Discussão do grupo sobre o que é copa do mundo?E o que eles conhecem deste tema.

Estratégias



Língua Portuguesa:

Papo mais coerente

Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo

Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos

Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa Faremos a leitura e escrita dos nomes de todos os jogadores do time do Brasil.

Escrita dos nomes dos países que irão participar da copa do mundo de 2006.

Escrita dos nomes dos jogadores do Brasil que irão participar da copa do mundo 2006

Dois alunos por dia serão encarregados de trazer um texto jornalístico que fale sobre os jogo.Esses textos serão lidos em sala de aula, faremos interpretação oral e escrita dos mesmos.

Estudaremos textos que tenham como tema: A bola.

Matemática:

São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções. Desta forma a educadora irá utilizar as seguintes estratégias:

Resolução de situações problemas envolvendo as quatro operações e o tema Copa do mundo

Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times

Identificação de formas geométricas no campo

Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas — que podem ser reproduzidas numa maquete

 Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.

 Análise das informações da tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas



Ciências:

Demonstração de como as informações de imagem e som viaja de um ponto a outro do planeta

Seleção de notícias que falem sobre as inovações tecnológicas para discutir os benefícios de cada uma

Avaliação da alimentação dos jogadores e comparação com os tipos de alimentos que ingerimos em nosso cotidiano.

A importância da água na hidratação do corpo

Geografia:

- Estudo da geografia do campo de futebol;

- Localização de alguns países utilizando mapas, globo, etc...

- Estudo de algumas bandeiras dos países que irão participar da copa

- Levantamento dos espaços — públicos e privados — usados para a prática do futebol na vizinhança da escola

- Estudo de físicos, sociais, econômicos e humanos da Alemanha.

História:

No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural — com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional" Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção

Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol

Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.

Educação Artística criatividade

Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes... O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

Sugestão de atividades:

Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sede. Criação de um para representar o Brasil

Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.

Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol, como as que ilustram esta reportagem Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.

Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com a época e o lugar em que foram construídos.



Educação Física:

Batendo um bolão

A Educação Física faz a ligação direta com o torneio. O professor pode enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputadas na escola.

Sugestões de atividades:

 Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses

 Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete...

Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores

Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.

 Discussão sobre as causas da violência nos estádios — e sugestões de como solucionar esse grave problema social



Avaliação: Será feita durante todo o processo



Culminância: Exposição de trabalhos realizados durante o projeto.






Reações:

0 comentários: