22 novembro 2017

# Ensino Fundamental I

PLANO DE AULA: MEDIDAS DE COMPRIMENTO


Fonte: https://pt.pngtree.com/freepng/creative-cartoon-illustration_998673.html

PLANO DE AULA

Tema: Medidas de comprimento.
Eixo: Matemática.
Público: 4º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4 h/aula.



OBJETIVOS


  • Compreender e utilizar o conceito de medidas padronizadas e não padronizadas; 
  • Reconhecer a importância social da adoção de medidas padronizadas. 

CONTEÚDOS


  • A medida ligada a ideia de "quantas vezes cabe"
  • Medidas não padronizadas e padronizadas.


RECURSOS

• Papel kraft;
• Retângulos medidos previamente para fazer as réguas sem marcações;
• Vídeo;
• Projetor digital;
• Régua.

DESENVOLVIMENTO

Levantamento de conhecimentos prévios.  

Assista o vídeo:  "Escolinha de Ferramentas do Manny: Como medir as coisas"




Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=QN42Tdh-Uxs

DISCUSSÃO SOBRE O VÍDEO 

Faça uma breve discussão com os alunos ressaltando os pontos relevantes em relação ao sistema de medidas de comprimento. Faça anotações das informações relevantes.


Fonte: https://www.freepik.es/vector-gratis/fondo-de-ninos-en-clase_1021833.htm

Apresente a sala alguns objetos que padronizam o sistema de medida como: régua ,fita métrica entre outros.


Instigue os alunos a refletir sobre como eram as unidades de medidas antes da existência desses equipamentos.


Inmetro - O tempo todo com você


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3ojA2MKMoGA&t=9s

CONSTRUÇÃO DE UMA RÉGUA SEM MARCAS 

Proponha a construção de uma régua sem marcas. Realize as medidas utilizando marcas (em os centímetros).







ATIVIDADE EM GRUPO 

Separe os alunos em quatro grupos que vão usar diferentes sistemas de medidas. 

Grupo 1 - Medidas com as palmas das mãos ( não padronizadas).


 Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-do-arco-iris-alegre-com-as-criancas-as-maos-levantadas_949398.htm

Grupo 2 - Medidas com a fita métrica (padronizadas)
Fonte:https://pixabay.com/pt/fita-m%C3%A9trica-medida-cent%C3%ADmetro-1860811/

Grupo 3 - Medindo com os pés ( não - padronizadas).



Fonte: https://pixabay.com/pt/p%C3%A9s-dedos-do-p%C3%A9-pedicure-olhos-42939/

Grupo 4 – Régua sem marcas





Todos os grupos vão selecionar um componente do seu grupo para ser medido por cada um dos membros. Os resultados devem ser marcados em um cartaz para depois compartilhar com todos da sala.


APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 




Fonte: https://pixabay.com/pt/equipe-unidade-celebra%C3%A7%C3%A3o-dan%C3%A7a-150149/

Os alunos vão apresentar para os colegas o que observaram durante a atividade. ´
E importante que os grupos que usaram medidas padronizadas encontrem medidas iguais enquanto os que usaram medidas não - padronizadas obtenham medidas diferentes.


QUESTIONAMENTOS SUGERIDOS DURANTE A APRESENTAÇÃO.

As medidas utilizadas ficaram iguais?
Vocês sentiram dificuldade em usar esse tipo de sistema de medida? 
Porque vocês acham que as medidas foram padronizadas?

REFERÊNCIA

PDE Gestar I - Sistema Nacional de Profissionais da Educação Básica.



LEIA TAMBÉM!

ATIVIDADES  - SISTEMAS DE MEDIDA 

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS POPULARES

Google+

Seguidores