«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

07 outubro 2017

ATIVIDADES: DIA DAS CRIANÇAS

Por Andréa Gonçalves

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES


Tema: Semana da Criança.
Eixos: Artes e Língua Portuguesa.
Público: Fundamental.
Duração:  Todos os anos as escolas preparam atividades especiais para celebrar a Semana da Criança. Nossa sugestão é o planejamento de atividades diferenciadas para serem realizadas ao longo destes cinco dias consecutivos.

JUSTIFICATIVA

O Dia das Crianças no Brasil surgiu do Decreto Lei nº 4867 através de uma proposta de autoria do deputado federal Galdino do Valle. Porém , só ganhou popularidade através da Fábrica de brinquedos Estrela. Nas unidades escolares, esta data é utilizada para proporcionar aos discentes momentos agradáveis de convivência entre todos da comunidade escolar. A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.


OBJETIVO GERAL

Ampliar as possibilidades expressivas em jogos, brincadeiras e situações de interação desenvolvendo o raciocínio-lógico; a percepção auditiva e visual; a expressão oral e corporal; e a coordenação motora do educando.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Construir brinquedos com sucatas;
  • Registrar diferentes formas o brincar;
  • Promover atividades extraclasse, variadas e interessantes durante a semana da criança, visando dar a ela oportunidades de lazer e sociabilidade educativas;
  • Valorizar a criança estimulando sua autoestima.

METODOLOGIA








OFICINA I > PETECAS 
(IDEAL PARA QUADRAS DE ESCOLA)


Materiais
• TNT colorido, 50 cm por 50 cm;
• Fita crepe ou colorida para prender (você também pode usar barbante);
• Papel jornal.

1º Momento > Como fazer
Oriente os alunos a amassar as folhas de jornal e colocá-las no meio do TNT, para depois envolver o jornal com o tecido, puxando suas pontas para cima; torcendo-o para que o papel fique bem firme.
Colocar finalmente uma fita crepe ou barbante para prender. É hora de brincar!

2º Momento > Como jogar
Brincadeira na quadra. Separe a turma em dois times (um contra o outro).
Os jogadores se organizam, cada um no seu respectivo campo.
Eles devem lançar a peteca para o lado contrário. Se cair, a equipe adversária marca um ponto.









OFICINA II > MASSINHA DE MODELAR 
(PODE SER FEITA EM DUPLAS)


Materiais
• 4 xícaras de farinha de trigo;
• 1 xícara de sal;
• 1 e 1/2 xícara de água;
• 1 colher de chá de óleo.

1º Momento > Como fazer
Numa tigela grande misturar os ingredientes amassando bem até ficar no ponto de pasta elástica. Para colorir, pingue apenas algumas gotas de tinta guache ou corante de alimentos.

2º Momento > Como jogar

Deixe os alunos brincarem com a massinha e depois coloque em um saquinho plástico para que a levem para casa.









OFICINA III > FANTOCHES COM PALITOS
(PODE SER FEITA EM EQUIPES)


Materiais
Personagens impressos;
Palito;
Tessoura;
Cola.

1º Momento > Como fazer
Distribua os desenhos para as crianças, e solicite que cada uma as pinte como quiser.
A seguir, cole no palito.

2º Momento > Como jogar
Peça à turma que se divida em grupos. Assim dispostos, inventarão histórias para brincar com esses personagens, interagindo criativamente.









RECREAÇÃO > "HAPPY HOUR"
(PODEM PARTICIPAR TURMAS DE OUTROS ANOS)


1º Dia > Cineminha
Professor(a): Previamente, escolha junto aos alunos uma longa-metragem. Leve pipoca, refrigerante, prepare sua sala para que fique aconchegante e bom filme!

2º Dia > Baladinha
Uns dias antes desta atividade, faça uma seleção de músicas e planeje um tema para decorar a sala junto com o grupo. Prepare o ambiente e convide os alunos para dançar e cantar.

3º Dia > Festa à fantasia
Sugira as crianças a elaboração de máscaras; você pode sdisponibilizar diferentes moldes. Depois, convide-as a participar de um "Baile à Fantasia".

4º Dia > Piquenique
Com uns dias de antecedência faça listas de "comes e bebes" juntamente aos discentes. Recomende que eles tragam alguns brinquedos de casa e pratinhos com quitutes diferentes para compartilhar com os coleguinhas enquanto brincam ao ar livre.

5º Dia > Sala de jogos
Proponha à meninada um dia de brincadeiras com games. As escolas com laboratórios de informática podem disponibilizar esse espaço para tal momento, ou utilizar tabletes.
Quem não possui esse recurso pode dispor de passatempos mais tradicionais.


CULMINÂNCIA

Realização de apresentação de músicas, poesias e teatro com pipoca, cachorro quente ou bolo, e entrega de lembrancinhas aos participantes.

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REFERÊNCIAS

FREEPIK, Imagens Vetoriais. Recursos Gráficos para Todos.

SOUSA, Mauricio de. Manual de Brincadeiras da Mônica, Coleção de Manuais da Turma da Mônica. São Paulo: Editora Globo, 2003. Acesso em 28 de setembro de 2017.


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