02 setembro 2017

TRABALHANDO COM FOLCLORE: DICAS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE FOLCLORE BRASILEIRO

Por Débora D' Pádua


VALOR E SIGNIFICADO DO FOLCLORE

A palavra tem origem no inglês e significa sabedoria popular. Simboliza os saberes culturais de um povo e sua identidade enquanto nação. Ao ser um conjunto de particularidades de cada país é único e geralmente transmitida de geração em geração. Existe uma riqueza muito grande e variada no Brasil, tendo em vista o tamanho continental do território e dada à diversidade étnica, resultado histórico da formação do nosso povo.

  • O FOLCLORE BRASILEIRO É O CONJUNTO DE CRIAÇÕES BASEADAS NAS TRADIÇÕES CULTURAIS DE NOSSO PAÍS, CRIADAS E RECRIADAS ATRAVÉS DE HISTÓRIAS CONTADAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA, SUCESSIVAMENTE.



PERCORRENDO O BRASIL

Importante salientar que a UNESCO é o organismo da ONU para Educação e Cultura que salvaguarda o folclore das diferentes nações do mundo, ressaltando sua importância como patrimônio cultural e a necessidade de preservá-lo.
A data estipulada como "O Dia do Folclore" foi instituída oficialmente em 1965 como uma forma de manter presente o conjunto das manifestações folclóricas populares brasileiras. A seguir, alguns exemplos vindos de todos os cantos do país.

CANTIGAS DE RODA

Escravos de Jó, Ciranda-Cirandinha, Capelinha de Melão, Atirei o Pau no Gato, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu, meu Galinho, Fui no Itororó, A Canoa Virou, Peixe Vivo, Caranguejo;

LENDAS E MITOS

Negrinho do Pastoreio, Mula Sem Cabeça, Lobisomem, Iara, Curupira, Boto, Cuca, Cobra-Grande ou Boiuna, Bicho-Papão, Boitatá, Saci-Pererê, Macaxeira, Vitória-Régia, Pisadeira, Mapinguari;

MÚSICA E DANÇA

Fandango, Frevo, Samba, Xaxado, Xote, Baião, Lundu, Guerreiros, Maracatu, Pau-de-Fita, Cururu, Catira, Chimarrita, Quadrilha;

FESTAS POPULARES

Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Farra do Boi, Congado, Vaquejadas, Folia de Reis, Bumba-Meu-Boi, Festa do Divino; dentre tantas mais.



O QUÊ FAZER NO MÊS DO FOLCLORE?

As escolas brasileiras organizam durante agosto uma série de atividades, projetos, recriação de histórias e festas para homenagear nosso folclore e, principalmente, mantê-lo vivo.
Pensando nisto, daremos algumas sugestões voltadas para o Ensino Fundamental I e II com a proposta de salientar aspectos de nossa tradição nem sempre lembrados nesta data, preservando a sua magia e encanto.

  • CHÁS MEDICINAIS; 

  • PALAVRAS IGUAIS QUE SÃO UTILIZADAS EM VÁRIOS LUGARES PARA DESIGNAR COISAS DIFERENTES;
  • LENDAS URBANAS;
  • O CAFÉ DA MANHÃ DO BRASILEIRO.



DICAS PARA A ABORDAGEM NA SALA DE AULA

Apresentamos algumas ideias para pôr em prática antes de realizar as atividades e projetos relacionados com o tema.

APRESENTAR O CONCEITO DE FOLCLORE

De modo que as novas gerações estejam à par deste saber, sempre e quando sejam respeitadas as particularidades e necessidades de cada faixa etária;

LOGRAR QUE O ALUNO SE ENVOLVA NA INVESTIGAÇÃO

Propondo em sala de aula fontes de pesquisa (mesmo fora da escola) que serão reproduzidas mediante atividades lúdicas promovendo a interação com o conteúdo apresentado. 
Lendas, cantigas e jogos são magníficos de serem vivenciados;

ASSIMILAR RECRIANDO

Sugerir ao grupo que as brincadeiras antigas sejam reproduzidas de maneira a divertir-se aprendendo (e porque não, ensinando, hehe...);



Importante lembrar que o tema folclore pode e deve ser trabalhado não apenas no mês de agosto. A cultura regional possibilita uma gama enorme de possibilidades de desenvolvimento de atividades ligadas ao tema.

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REFERÊNCIAS


FERRARI, Juliana Spinelli. Papel dos Pais na Educação: A Dimensão Emocional da Formação. Brasil Escola. Acesso em 04 de setembro de 2017.

FREEPIK, Imagens Vetoriais. Recursos Gráficos para Todos.


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