«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

30 setembro 2017

ATIVIDADE: JACKSON POLLOCK E SUA PINTURA DE AÇÃO

Por Andréa Gonçalves


PLANO DE AULA

Tema: Conhecendo o 'action painting' e o seu máximo exponente, Jackson Pollock.
Eixo: Arte.
Público: Infantil I.
Duração: Três aulas.

JUSTIFICATIVA

A Educação Infantil apresenta um ambiente ideal para o desenvolvimento da expressão criadora, pois é um espaço mágico de criatividade, imaginação, fantasia e potencialidade. A criança utiliza a arte como forma de manifestação espontânea, elaborando suas construções a partir da interação com obras de arte e com o mundo dos objetos. Buscando esta espontaneidade do fazer infantil foi apresentado ao Infantil I um artista que valoriza a harmonia entre o corpo, o gesto e a obra. Os alunos deixaram os pincéis de lado e descobriram novas formas de expressão com Jackson Pollock.

OBJETIVO GERAL

Promover a sensibilidade estética, o entusiasmo, a autoconfiança, o respeito e a socialização do educando através de produções artísticas inseridas num marco teórico que possibilite, por um lado, estimular as capacidades imaginativa, perceptiva e reflexiva reconhecendo, em sua própria experiência, alguns aspectos percorridos pelo artista; e pelo outro, ampliar a visão da cultura como um todo, articulando o fazer, o conhecer e o exprimir no ensino da Arte.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais; 
  • Experimentar a pintura de ação como forma de expressão; 
  • Produzir marcas gráficas utilizando uma linguagem plástica específica; 
  • Descobrir novas opções criativas interagindo com técnicas e materiais habituais; 
  • Apreciar e reconhecer elementos característicos na carreira de Jackson Pollock; 
  • Fazer leituras a partir da sua extensa obra; 
  • Valorizar a produção artística própria e alheia desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo.

CONTEÚDOS

• Reconhecimento da pintura de ação e seus elementos através das obras de Jackson Pollock;
• Observação das obras de arte que retratem a pintura de ação;
• Leitura de obra de Jackson Pollock;
• Discussão sobre os elementos que compõe a obra;
• Conhecimento da biografia resumida do pintor;
• Produção de obras utilizando os elementos observados;
• Experimentação da técnica do pintor fazendo suas próprias criações;
• Valorização das produções do artista e colegas de sala, assim como as próprias.

MÍDIAS E MATERIAIS



• DVD com um trecho do filme sobre Jackson Pollock;
• Reproduções de algumas das suas obras mais representativas;
• Tintas guache em tons vivos, variados e contrastantes;
• Cartolinas de cores variadas, folhas sulfite A4 ou papéis kraft;
• Godês para misturar cores;
• Avental;
• Panos úmidos; água.

METODOLOGIA

INTRODUÇÃO

Momento Único > Atividade desencadeadora
Dispostos em círculo, alunos e professor(a) participarão de uma roda de apreciação onde analisarão alguns quadros e murais de Jackson Pollock, fazendo observações sobre os elementos que compõem a sua obra.

"Mural" (1943)
605 cm de altura por 247 cm de largura. Tinta a óleo sobre tela.

"Shimmering Substance" (1946)
76 cm de altura por 62 cm de largura. Tinta a óleo sobre tela.

"Convergence" (1952)
237,5 cm de altura por 394 cm de largura. Tinta a óleo sobre tela.


1ª ATIVIDADE

CONTEXTUALIZAÇÃO

1º Momento > Conhecendo um pouquinho sobre Jackson Pollock
A professora vai apresentar a biografia resumida do pintor, falando sobre a sua arte e o seu estilo.

2º Momento > Vendo em ação o 'action painting'
Os alunos assistirão um DVD com um trecho do filme de Jackson Pollock e comentarão suas impressões sobre a técnica por ele utilizada.

Trecho do filme "Pollock" (2000), dirigido e protagonizado por Ed Harris, com música do compositor Jeff Beal. A atuação representa o pintor expressionista norte-americano Paul Jackson Pollock (1912-1956) criando um mural.

2ª ATIVIDADE
PRODUÇÃO ARTÍSTICA


1° Momento > Conhecendo os materiais 
Os alunos vão receber uma folha de cartolina, sulfite ou papel Kraft, tinta guache colorida e se prepararão para dar início a atividade artística propriamente dita. 


2° Momento > Mãos à obra! 
A professora dará orientações para que possam executar a pintura de ação utilizando os dedos ou um pincel. 
A seguir, algumas sugestões didáticas para começar o trabalho:
• "Vamos pintar utilizando os dedos ( pincéis) ? Escolham uma cor de tinta e deixem escorrer no papel";
• "Elejam um potinho colorido, molhem as pontas dos dedos ( pincéis) e andem com eles pela folha";
• "Agora é hora de balançar os dedos ( pincéis) deixando a tinta espirrar!".


AVALIAÇÃO

Será feita durante todo o processo levando em consideração a participação dos alunos nas atividades propostas.

CULMINÂNCIA

Exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos.


CONCLUSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Durante as atividades propostas os alunos participaram com bastante interesse. Gostaram de observar o pintor executando seu trabalho, perguntaram se ele era um pintor de verdade. Alguns alunos surpreenderam na produção de seus trabalhos, tentaram seguir as orientações da professora e adoraram observar o trabalho de seus coleguinhas.

 ···· ···· ⟱ ···· ····


REFERÊNCIAS

POLLOCK, Jackson. Web Oficial. Acesso em 05 de setembro de 2017.

REDE SALECIANA BRASIL, Web Salecianost. Jackson Pollock: Conhecendo o Artista, Sua Técnica e Materiais Diferentes! São Paulo: 23 de junho de 2015. Acesso em 12 de setembro de 2017.

0 comentários: