Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

12 agosto 2017

Relatórios - Ensino Fundamental


Modelos de relatórios para o Ensino Fundamental



Por Andréa Flávia de Brito Gonçalves

Resultado de imagem para professora
 Fonte:http://www.servicosnacidade.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/09/Professora-servicos.jpg

Os professores de final de ciclo precisam sempre apresentar relatórios sobre o desenvolvimento dos seus alunos para os pais e também nos Conselhos de Classe. 
Apresento a vocês, alguns dois modelos que podem auxilia-los neste trabalho.

MODELO – 1

Escola:
Professor (a):
Ano:
Data:
Aluno(a)


O aluno apresenta dificuldades na escrita, leitura, interpretação de texto. Segmenta palavras apresenta muitos erros ortográficos e uso inadequado da letra cursiva. Em produção de textos, não consegue organizá-los utilizando parágrafos e atendendo as orientações da professora quanto ao gênero que está sendo estudado. Escreve por muitas vezes sem coerência e coesão e quando é chamada atenção não se dispõe a corrigir seus erros.
Em matemática tem dificuldades em relação à compreensão de dados matemáticos, interpretação e resolução de contas que envolvem multiplicação.
Às vezes faz tarefas, mas não é muito responsável com seus deveres.Não consegue realizar as atividades com autonomia, procura sempre ajuda de um colega ou da professora e quando estimulada para fazer sozinha a mesma recusa-se a tentar.
Tem dificuldades em relações interpessoais e aceitação de regras de convivência tentando sempre impor seus desejos. O que ocasiona discussões com colegas Conversa muito paralelamente e se dispersando com facilidade.


Providências tomadas pela professor(a)


Trabalhei com um caderno de reforço paralelo e contínuo (CADERNO de TAREFA ESPECIAL), com tarefas todos os dias atividades permanentes ,sequenciadas , projetos contextualizados . Porém a aluna quase não apresentou melhora, pois não se empenha em fazer as atividades propostas. Todas as vezes que a aluna se excedeu em sala seus responsáveis foram avisados através de bilhetes.
Para o segundo semestre o aluno precisa de acompanhamento da escola através do Projeto: REFORÇO, mais atenção, dedicação e responsabilidade, dentro e fora de sala de aula, fazendo as atividades propostas com autonomia.
Aos pais cabe a responsabilidade de acompanhar este processo dando o apoio necessário para que sua filha consiga atingir os objetivos propostos para o ano que se encontra.



___________________________________________

Responsável (is)

MODELO 2 

Uma das maiores dificuldades do aluno neste primeiro semestre foi entender seu papel dentro da escola, tendo responsabilidade com seus deveres, tarefas e fazendo atividades em sala de aula. Conversava muito paralelamente dispersando-se com facilidade atrapalhando o andamento das atividades.
Quanto ao seu desenvolvimento apresentou dificuldades:

·        Na compreensão e utilização da letra cursiva,
·        Na compreensão e produção de textos com coesão e coerência.
·        Na utilização da linguagem (termos) matemáticos
·        Em aceitar regras de convivência
·        Realizar tarefas fora de sala de aula
·        Na escrita das palavras(ortografia)
·        Utilizar regras gramaticais


Providências tomadas pela professor(a)

Trabalhei com um caderno de reforço paralelo e contínuo  (CADERNO de TAREFA ESPECIAL), com tarefas todos os dias atividades permanentes  ,sequenciadas , projetos contextualizados .
Todas as vezes que o aluno se excedeu em sala seus responsáveis foram avisados através de bilhetes.
Com ajuda da família percebi que o aluno começou a ser mais responsável e dedicar-se mais a escola. Hoje já não deixa mais as tarefas por fazer e tenta acompanhar a sala de aula o tempo todo.

Peço aos pais que continuem acompanhando este processo dando o apoio necessário para que seu filho consiga atingir os objetivos propostos para a série que se encontra.



                ___________________________________________

Responsável (is)


Reações:

0 comentários: