“Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

A.Cury

13 setembro 2014

Para quem quer fazer a reescrita , essas dicas são essenciais.





Antes da leitura 

É necessário fazer antecipações sobre o que será lido.
Pergunte as crianças sobre o título da história, o que elas acham que significa.
Depois explore as imagens , para que criem mais expectativas sobre o que será lido. Discuta sobre o que eles estão vendo.

Etapas do trabalho de Produção Escrita 

  1. Antes da Leitura – exploração título, imagens, conhecimentos sobre o conto , personagens, cenários
  2. Leitura compartilhada, leitura silenciosa
  3. Elaboração das listas de apoio personagens e características, substituições , marcadores temporais e palavras difíceis( socialização das listas).
  4. Reconto oral; lista de episódios
  5. Planejamento
  6. Reescrita em duplas
  7. Revisão: troca em duplas- episódios e dicas
  8. Revisão coletiva
  9. Edição final


O que revisar?

Do 1º ao 5ºano

Coerência - Episódios , na sequência cronológica
Lista de personagens  e características palavras que substituem os personagens

1º ano ( Todo o trabalho deve ser realizado no coletivo).

  • Coerência e coesão
  • Lista de ambiente
  • Lista de  palavras ( frequentes e difíceis do conto)
  • Lista de personagens

2º ano

  • Coerência e coesão
  • Lista de ambiente
  • Lista de  palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
  • Identificar no próprio texto - parágrafo - ponto final - discurso direto ( Identificar no texto).
  • Lista de personagens
  • Segmentação e palavras

3º  ano
  • Coerência e coesão
  • Lista de ambiente
  • Lista de  palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
  • Identificar no próprio texto - parágrafo -  discurso direto ( Identificar no texto).
  • Segmentação de palavras e frases
  • Todos os sinais de pontuação, uso da vírgula ( enumeração)
  • Lista de personagens
  • Segmentação e palavras
  • Verbos de dizer ( verbos dissentes) - verbos que abrem diálogos - Verbos que antecedem os dois pontos.
  • Segmentar em parágrafos ( cobrar na escrita)
  • Regularidades do verbo - am - ão/ m antes de p e b
  • Acentuação ( palavra de uso frequência) - Fazer lista de apoio
  • Concordância nominal e verbal - masculino e feminino
4º ano
  • Coerência e coesão
  • Lista de ambiente
  • Lista de  palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
  • Identificar no próprio texto - parágrafo -  discurso direto ( Identificar no texto).
  • Todos os sinais de pontuação ( enumeração)
  • Lista de personagens
  • Segmentação e palavras
  • Verbos de dizer ( verbos dissentes) - verbos que abrem diálogos - Verbos que antecedem os dois pontos.
  • Segmentar em parágrafos ( cobrar na escrita)
  • Regularidades do verbo - am - ão/ m antes de p e b
  • Acentuação ( palavra de uso frequência) - Fazer lista de apoio
  • Concordância nominal e verbal - masculino e feminino
  • Distinguir personagem e narrador no texto
  • Introduzir sequencias dialogais
  • Classificação de sílaba tônica ( proparoxítona) - saber a regra
  • Oxítona e paroxítona ( somente com lista de palavras)
5º ano
  • Coerência e coesão
  • Lista de ambiente
  • Lista de  palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
  • Identificar no próprio texto - parágrafo -  discurso direto ( Identificar no texto).
  • Todos os sinais de pontuação ( enumeração)
  • Lista de personagens
  • Segmentação e palavras
  • Verbos de dizer ( verbos dissentes) - verbos que abrem diálogos - Verbos que antecedem os dois pontos.
  • Segmentar em parágrafos ( cobrar na escrita)
  • Regularidades do verbo - am - ão/ m antes de p e b
  • Acentuação ( palavra de uso frequência) - Fazer lista de apoio
  • Concordância nominal e verbal - masculino e feminino
  • Distinguir personagem e narrador no texto
  • Introduzir sequencias dialogais
  • Classificação de sílaba tônica ( proparoxítona) - saber a regra
  • Oxítona e paroxítona ( somente com lista de palavras)
  • Conectivos ( palavras daí , aí - substituições
  • Porque ( o uso desta palavra)
  • Eza . esa
  • mal - mau
  • Aspas 
  • Oxítona - conhecer a regra


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