«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

07 fevereiro 2014

§§ Sondagem diagnóstica - 3° Ano do Ensino Fundamenal

ESCOLA:
PROFESSORA:
DATA:___/___/2014          
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  - CICLO I
                       
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA -2014
LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 1 – Avaliar o conhecimento do aluno sobre a forma de escrita do seu próprio nome

ESCREVA O SEU NOME





QUESTÃO 2 – Avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita, ou seja, procura verificar como cada um compreendeu até este momento o funcionamento e as regras de geração da escrita. (ATIVIDADE INDIVIDUAL)


ESCRITA DE UMA LISTA DE PALAVRAS

OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO INICIARAM AS AULAS FAZENDO UMA GRANDE FESTA. JUNTOS PREPARARAM UMA LISTA COM AS GULOSEIMAS QUE NÃO PODIAM FALTAR








QUESTÃO 3 - Avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita, ou seja, procura verificar como cada um compreendeu até este momento o funcionamento e as regras de geração da escrita.


ESCRITA DE UM TRECHO DE PARLENDA







QUESTÃO 4 - Avaliar se, sabendo o texto de cor e informado do que está escrito em cada linha, o aluno consegue localizar algumas das palavras do texto (sempre textos conhecidos ou que possam ser facilmente memorizados na própria situação de avaliação).

LEITURA DE UMA CANTIGA CONHECIDA

POMBINHA BRANCA
QUE ESTÁ FAZENDO
LAVANDO ROUPA
PRO CASAMENTO
VOU ME LAVAR
VOU ME TROCAR
VOU NA JANELA
PRA NAMORAR

QUESTÃO 5- Verificar se, a partir da leitura autônoma (isto é, sozinho, sem ajuda) de um texto informativo, o aluno consegue selecionar informações no texto ou inferir informações a partir do texto.


LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO



ELEFANTE

O ELEFANTE É O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO MUNDO. É TAMBÉM UM DOS QUE VIVEM MAIS TEMPO: DE CEM A CENTO E VINTE ANOS.
ALÉM DO SEU TAMANHO, OUTRA CARACTERÍSTICA QUE CHAMA A ATENÇÃO NO ELEFANTE É A SUA TROMBA.
AS PESSOAS COSTUMAM PENSAR QUE O ELEFANTE BEBE ÁGUA PELA TROMBA, MAS, ISSO NÃO É VERDADE. ELA É O NARIZ DO ELEFANTE E FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE CANUDO. ELE PUXA A ÁGUA E ESGUICHA-A DENTRO DA BOCA PARA BEBER OU NAS COSTAS PARA SE REFRESCAR.

(Texto adaptado do Zôo Virtual)


5.1 QUANTOS ANOS COSTUMA VIVER UM ELEFANTE?







5.2 COMO O ELEFANTE FAZ PARA BEBER ÁGUA?








QUESTÃO 6 - Averiguar se os alunos utilizam um formato que caracterize o gênero textual bilhete usando expressões da linguagem escrita, selecionando informações do conto pertinentes a comanda da produção deste portador textual. Analisar os elementos utilizados para unir os enunciados e dar coesão ao texto produzido.

ESCRITA DE BILHETE

NO CONTO DE FADAS JOÃO E MARIA, AS DUAS CRIANÇAS SE PERDERAM NA FLORESTA E ANDARAM POR TRÊS DIAS ATÉ QUE VIRAM UMA CASINHA FEITA DE DOCES.
ESCREVA UM BILHETE AVISANDO A JOÃO E MARIA QUE A CASA É UMA ARMADILHA DA BRUXA MÁ.

















VOCÊ É MUITO ESPECIAL PRA MIM!!!


PROFESSORA ANDRÉA

Referências

http://saresp.fde.sp.gov.br/2007/Arquivos/Provas%202007/L%C3%ADngua%20Portuguesa/1%C2%AA%20s%C3%A9rie%20EF/1_Manh%C3%A3/Prova-POR-1EF-Manha.pdf
http://saresp.fde.sp.gov.br/2007/subpages/roteiros.html

1 comentários:

Alice Soares disse...

Adorei as dicas, serão muito úteis. Obrigada pelas informações.