“Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

A.Cury

05 setembro 2013

Sequência didática- Era uma vez...( conto de fadas)

U.E.: 
EIXO: Linguagem oral e escrita
FAIXA ETÁRIA: 4 anos (Infantil II)
DURAÇÃO: agosto a novembro de 2013
PROFESSORAS: 

Justificativa: Sabendo do fascínio que os contos de fada desperta nas crianças, escolhemos trabalhar com este tema, pois além de ser atraente desperta nelas o interesse e o prazer em ler e ouvir histórias o que irá possibilitar seus avanços no processo de leitura  e escrita. 

OBJETIVOS DIDÁTICOS

-          Ampliar sua capacidade comunicativa.
-          Escutar  e recontar diversos gêneros de textos.
-          Elaborar perguntas
-          Interessar – se pela leitura
-          Interagir em situações de comunicação oral.
-          Valorizar a leitura
-          Avançar na hipótese de escrita
-          Interessar – se por escrever palavras.

CONTEÚDOS
Conceituais:
-          Conhecimento do Gênero Textual;
-          Reconhecimento dos poemas, como gênero literário com características próprias (estrutura do texto, rimas, sonoridade e ritmo);
-          Ampliação dos conhecimentos relativos ao sistema de escrita e da linguagem que se escreve.
Procedimentais:
-          Escuta e memorização dos poemas;
-          Utilização das estratégias de leitura;
-          Escrita de próprio punho, convencionalmente ou de acordo com a sua hipótese de escrita;
-          Organização de uma pasta com os poemas, para uso coletivo durante as atividades e no diversificado e para levarem para casa compartilhando com os familiares.
-          Reprodução oral dos poemas.
Atitudinais:
-          Valorização deste tipo de texto;
-          Apreciação do texto enquanto fonte de prazer e entretenimento.







ATIVIDADES SEQUÊNCIADAS E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Obs: A professora irá escolher com a sua turma três histórias para trabalhar durante o semestre.

  1. Roda de Conversa: O que são contos de fadas?

OD: Em roda a professora irá perguntar aos alunos se eles conhecem contos de fadas? Qual eles mais gostam?

  1. Lista de contos preferidos da sala.

OD: Será pedido as crianças que digam quais os contos conhecem para que seja registrado no sulfitão, tendo a professora como escriba.

  1. Leitura da lista de contos.

OD: A professora fará a leitura da lista junto com as crianças.

  1. Filme Pinóquio.

OD: A professora trará o filme Pinóquio para as crianças assistirem.

  1. Roda de conversa: Exploração oral do conto

OD: Serão feitas perguntas a respeito do filme, como: Por que o nariz do Pinóquio crescia? E você já mentiu alguma vez? Devemos mentir para os outros?

6.    Desenhe como seria o seu boneco de madeira e dê um nome para o seu boneco.

OD: Será entregue as crianças folha de sulfite, canetinhas, lápis de cor e giz de cera para que desenhem o seu boneco e em seguida, no coletivo, irão escolher   o nome do boneco criado, tendo a professora como escriba.

7.    Música: se uma estrela aparecer.

OD: A professora trará a musica tema do filme Pinóquio e colocará para as crianças apreciarem. Em seguida fará uma roda de conversa com as crianças sobre qual o maior desejo de cada uma delas.

8.    Escreva qual seria o  seu pedido a estrela.

OD; A professora irá conversar com as crianças para saber qual seria o pedido deles, em seguida irá fazer um texto coletivo com o pedido da sala para a estrela.

  1. Escrita espontânea: nomes dos personagens

OD: Será pedido aos alunos que escrevam os nomes dos personagens, conforme o desenho.

  1. Leitura de tirinhas da história.

OD: A professora trará tirinhas para as crianças fazerem a leitura mesmo que de forma não convencional. Essas tirinhas ficarão disponíveis no cantinho da leitura.

  1. Montar com letras justas o nome do personagem Pinóquio e em seguida escreva.

OD: A professora entregará para as crianças as letras moveis que formam o nome do Pinóquio para que possam montar  e em seguida  irá solicitar que escrevam o nome dele.
    
12. Complete o nome dos personagens com as letras que estão faltando.
OD; Em folha solicitar que completem  o nome dos personagens com as letras que estão faltando. (OBS, atividade para ser aplicada com alunos silábicos com valor).

13.  Marque qual o nome do boneco de madeira que Gepeto construiu.
OD:  A professora irá entregar uma folha contendo vários nomes e as crianças deverão marcar qual o nome correto.

14.  Quem era amigo  do Pinóquio? Escreva o nome dele e desenhe.
OD: Trazer uma folha e solicitar que as crianças escreva  o nome do amigo e desenhe.

15. Roda de história: Cd  da história Chapeuzinho vermelho.

OD; Em roda a professora trará  o cd contendo a história do chapeuzinho vermelho, para as crianças ouvirem.

  1. Escrita espontânea dos nomes dos personagens.

OD: Preparar as folhas com os desenhos dos personagens para que as crianças escrevam os nomes das personagens.

  1. Atividade em folha: A que história pertence esta cena? Encontre o nome da história.

OD: A professora trará  a atividade contendo a cena e o nome de várias histórias para que as crianças encontrem o nome correspondente a cena.

  1. Tirinhas com trecho da história

OD: A professora trará tirinhas para as crianças fazerem a leitura mesmo que de forma não convencional. Essas tirinhas ficarão disponíveis no varal de leituras da sala.

  1. Roda de história : Chapeuzinho Amarelo.

OD: Explorar com as crianças as diferenças  entre os contos. Registrar no sulfitão as opiniões das crianças.

20. Você tem algum medo como  a chapeuzinho amarelo? Desenhe .

OD; Pedir que os alunos desenhem do que tem medo e em seguida fazer um texto coletivo com os medos da nossa sala.

  1. Filme Deu a Louca na Chapeuzinho.

OD: Exibir o filme para as crianças e fazer comparações com a história original.

  1. Roda de História: Os 3 porquinhos

 OD: Em roda a professora fará a leitura do livro mostrando as imagens.

  1. Roda de Conversa: Exploração oral do conto

OD: Em roda a professora perguntará as crianças se eles fossem construir uma casa como seria? O registro será realizado no sulfitão.

24. Com quais materiais você construiria a sua casa?

OD: Solicitar as crianças que listem quais materiais eles usariam para construir  a sua casa.

  1. Pesquisa : Quem mora na sua casa? Escreva o nome das pessoas que moram com você.

OD: Pedir que as crianças escrevam o nome das pessoas que moram em sua casa.


26. Lista dos personagens do conto “Os 3 porquinhos”.

OD: A professora solicitará às crianças que digam o nome dos personagens da história para ser registrado no sulfitão.

  1. Escrita espontânea dos nomes dos personagens do conto os 3 porquinhos.

OD; Preparar atividade em folha.

  1. Roda de história: A verdadeira historia do lobo mau.

OD: Em roda de conversa fazer a leitura da história e explorar as diferenças com as crianças.

  1. Roda de história : “Os três lobinhos e o porco mau”.

OD: Em roda fazer a leitura para as crianças e explorar a história.

  1. Reconto da história com imagens.

OD: Em  roda  de conversa a professora trará imagens da história e pedirá que as crianças contem a história.

  1. Leitura de tirinhas com trechos da história.

OD: OD: A professora trará tirinhas para as crianças fazerem a leitura mesmo que de forma não convencional. Essas tirinhas ficarão disponíveis no varal de leituras da sala.

32. Filme : Cinderela

OD: A professora trará o filme para as crianças assistirem e após fazerem os comentários sobre o mesmo.

  1.  Lista dos personagens do conto Cinderela

OD: A professora solicitará às crianças que digam o nome dos personagens da história para ser registrado no sulfitão.

  1. Escrita espontânea: nomes dos personagens

OD: Entregar uma folha contendo o desenho de personagens e objetos, para as crianças  escreverem  seus nomes.

  1. Leitura da tirinha sobre o conto.

OD: A professora trará tirinhas para as crianças fazerem a leitura mesmo que de forma não convencional. Essas tirinhas ficarão disponíveis no varal de leituras da sala.

  1. Na história da Cinderela, todas as moças recebem convites  para o baile do príncipe. Vamos escrever o nosso convite para mandar para os colegas das outras salas, chamando – os para o grande baile real.

OD: A professora será a escriba do convite que as crianças irão ditar.
Combinar com a sala que irá receber o convite para responder .
  1. Filme : Deu a louca na Cinderela.

OD: Assistir com as crianças o filme e fazer os comentários realizar o registro dos comentários das crianças no blocão.

38. Atividade em folha: Escreva o nome dos personagens.

OD: Pedir que as crianças escrevam conforme suas hipóteses o nome dos personagens.

39. Leitura do livro Branca de Neve.
OD: Em roda a professora fará a leitura do livro mostrando as imagens.

40.Lista dos personagens do conto Branca de Neve

OD: A professora solicitará às crianças que digam o nome dos personagens da história para ser registrado no blocão.



41.Leitura de tirinhas sobre o conto.

OD: A professora trará tirinhas para as crianças fazerem a leitura mesmo que de forma não convencional. Essas tirinhas ficarão disponíveis no varal de leituras da sala.

42.Vamos criar um bilhete para a Branca de Neve , avisando da bruxa.

OD: A professora será a  escriba  do bilhete que as crianças irão ditar.

43.Como você imagina que seria uma bruxa? Desenhe e dê um nome  a ela.

OD: Entregar uma folha de sulfite e pedir que as crianças desenhem como imaginam uma bruxa.

44.Filme Branca de Neve.

OD: A professora trará o filme e depois comentará com as crianças as diferenças  e semelhanças entre o livro e o filme.
     45. Em qual história aparece esse trecho? “.... Espelho, espelho meu, existe alguém  mais bonita do que eu?...”

OD: Trazer a atividade em folha e solicitar que as crianças identifiquem quem disse  a frase e escreva o nome da personagem.
46. Qual  conto de fadas você mais gostou de conhecer? Encontre .

OD:Em roda conversar com as crianças sobre quais historias mais gostaram e solicitar que identifique o nome da historia  que mais gostaram.

43. Se você pudesse  fazer parte da história da Branca de Neve qual personagem você seria?

OD: Conversar com as crianças questionando quais personagens eles seria da historia da Branca de neve.

44. Qual outro nome você daria  para a história da Branca de neve?

OD:  Solicitar que as crianças, no coletivo, dê outro nome para a história  da branca de neve.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante as atividades propostas a fim de promover melhor desenvolvimento dos alunos, pois se diagnosticarmos alguma situação em que os alunos apresentem dificuldades iremos realizar intervenções pontuais para que os mesmos atinjam objetivos propostos.

REESTRUTURAÇÕES:

-Pisa moreninha (página 42).
-A Roseira (página 48).


SUGESTÕES DE ATIVIDADES




NOME:

PROFESSORA:                                     INFANTI II -

DATA:_____/_____/2013

EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
PROJETO: “CONTO DE FADAS” – CHAPEUZINHO VERMELHO
LISTA DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA


1.
2.
3.
4.
5.



NOME:________________________________________________

PROFESSORA:_________________________INFANTI II - 

DATA:_____/_____/2013

EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
PROJETO: “CONTO DE FADAS” – CHAPEUZINHO VERMELHO






VAMOS CANTAR A MÚSICA.



NOME:________________________________________________
PROFESSORA:_________________________INFANTI II - ________
DATA:_____/_____/2013

EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
PROJETO: “CONTO DE FADAS” – CHAPEUZINHO VERMELHO




PINTE A FICHA QUE CORRESPONDE O QUE A MÃE DE CHAPEUZINHO VERMELHO PEDIU QUE ELA LEVASSE  PARA A VOVÓ.

DOCES
SALGADINHOS
BRINQUEDOS



NOME:________________________________________________
PROFESSORA:_________________________INFANTI II - ________
DATA:_____/_____/2013


EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
PROJETO: “CONTO DE FADAS” – CHAPEUZINHO VERMELHO
PINTE O PERSONAGEM QUE CHAPEUZINHO VERMELHO ENCONTROU NA FLORESTA. DEPOIS ESCREVA SEU NOME





NOME:________________________________________________
PROFESSORA:_________________________INFANTI II - ________
DATA:_____/_____/2013


EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

PROJETO: “CONTO DE FADAS” – CHAPEUZINHO VERMELHO
DESENHE QUEM SALVOU CHAPEUZINHO DO LOBO E DEPOIS TENTE ESCREVER SEU NOME. 

















                              

Reações:

0 comentários: