«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

05 setembro 2013

>> Seqüência de atividades: Jogando com os sons e brincando com a música

SEQÜÊNCIA DE ATIVIDADES

“JOGANDO COM OS SONS E BRINCANDO COM A MÚSICA”


U.E.: 
EIXO: MÚSICA
FAIXA ETÁRIA: 4 anos (Infantil II)
DURAÇÃO:
PROFESSORAS: 

Justificativa:    Sabendo o quanto é importante para o ser humano falar, movimentar-se e se expressar musicalmente, exprimindo suas emoções por meio da linguagem corporal, queremos incentivar as crianças a um maior contato com a música, ampliando seu repertório, acompanhando e percebendo o ritmo utilizando diferentes instrumentos e sons realizados com partes do corpo.


OBJETIVOS DIDÁTICOS:

  1. Interessar  e expressar –se sobre a música ( conhecimento e preferências);
  2. Apreciar a escuta  de músicas, sons do ambiente e da natureza;
  3. Diferenciar ruídos e sons;
  4. Observar e reproduzir  diferentes sons explorando as possibilidades  de sonoridade com o corpo e objetos;
  5. Valorizar o silêncio;
  6. Participar de atividades coletivas de improvisação musical, imitando e inventando;
  7. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais
  8. Controlar o próprio movimento;
  9. Explorar possibilidades corporais;
  10. Explorar e produz sons com o corpo em diferentes contextos;
  11. Ouvir , perceber e discriminar eventos sonoros;






CONTEÚDOS

Conceituais:

  • Reconhecimento e utilização expressiva em contextos musicais  de diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (grave / agudo), duração ( curtos e longos), intensidade (fraco/ forte), volume (alto/ baixo);

Procedimentais:

  • Escuta de seus próprios sons gravados;
  • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam ritmos e /ou improvisação musical;
  • Produção de sons corporais e vocais;
  • Movimentação ao som de músicas variadas estabelecendo relações com diferentes gestos.
Atitudinais:

  • Realização de registro musical.
  • Escuta e observação de sons do ambiente e da natureza;

ATIVIDADES SEQUÊNCIADAS E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

  1. Roda de conversa: sons do corpo

OD: A professora irá questionar com as crianças que sons elas conhecem? De onde vêm os sons? Será que o nosso corpo produz sons, como? A partir de idéias apresentadas pelas crianças  pedir que elas façam sons utilizando o corpo. Explorar com os alunos diversos sons ( naturais – canto dos pássaros, latido dos cães, vozes de pessoas, o vento , a chuva, etc – ou produzidos pela cultura – sons de máquinas , instrumentos musicais, objetos diversos), o som que eles mais gostam de ouvir, um som forte e um fraco, dentre outros.

  1. Vídeo:  Barbatuques

OD: Colocar primeiro o som desse grupo sem imagens. Conversar  com eles qual instrumento eles acham que está sendo utilizado. Em seguida  colocar o vídeo para que eles vejam que os sons são feitos só com o corpo.

  1. Produzir sons com o corpo.

OD: Após terem assistido o vídeo pedir que as crianças tentem novamente produzir sons com o corpo, só que desta vez direcionando: com o nariz, com a boca, com os dedos, com as mãos, com os pés. Após a produção de sons solicitar que registrem através do desenho esses momentos.

  1. Leitura da história: “Tum Tum Tum: Um barulho do corpo” de Liliana Laccoca.

OD: Fazer a leitura para as crianças  e depois retomar sobre as percepções que elas tiveram sobre o livro. Registrar os relatos das crianças.

5.    Dramatização com sonoplastia de uma história.

OD: a professora irá contar um história e pedir que as crianças façam os sons utilizando o corpo.

6.    Apreciação da música tudo combinado do CD Abracadabra

OD:  No primeiro momento pedir que as crianças ouçam atentamente a música e, em seguida  solicitar que eles façam o que é pedido na música.

  1. Brincando de estátua.

OD; A partir da apreciação da música “ Dança da Estátua “ explorar todas as possibilidades expressivas que a música sugere.

  1. Brincadeira soldados do som

OD:  Pedir que as crianças andem pela sala e ocupem todos os espaços. Ao ouvir uma batida que pode ser de um tambor ou um apito elas devem ficar paradas como estátuas e ao ouvir duas batidas devem voltar a andar.

  1. Jogo da estátua com cartões.

OD: a professora trará diferentes cartões contendo posições que os alunos irão sortear e terão de fazer a posição sorteada quando a música parar. Após a brincadeira pedir que as crianças registrem através do desenho a experiência.

  1.  Roda de conversa: Sons da natureza
OD:  A professora deverá trazer um CD contendo diversos sons da natureza e instigar a turma  sobre os bichos e os sons, perguntar quais são os seus animais de estimação , como é o som desses animais  e quetioná – los sobre os barulhos da natureza. Pedir que eles reproduzam os sons ( água, vento, chuva etc).

11. Apreciação do DVD Palavra Cantada
OD : Exibir o DVD para que apreciem  as músicas.Após a apreciação conversar com as crianças se gostaram? Quais instrumentos eles utilizam para tocar? Eles usam outros objetos? Etc.

12.  Música : A Barata ( Palavra cantada ), apreciação.
OD: Apreciar a musica  e em seguida levantar  com as crianças qual o timbre de voz utilizado na música ( alto/ baixo), ( grosso/fino), etc, para que observem  como podemos utilizar a voz de varias maneiras.

13. Música : a sopa
OD: propor que acompanhem  a música com objetos diferenciados  existentes na sala.
14.  Brincadeira do sim e do não ( cd palavra cantada)
OD: A professora irá propor  que as crianças façam a seguinte brincadeira: quando ela disser sim responderam não  e o contrario também seguindo o ritmo que a professora propor.

15. Ouvir a história “ Galo Garnizé e a galinha Maricota”

OD: Colocar a história para as crianças ouvirem e depois pedir que identifiquem quais os bichos aparecem  na história.

  1.  Montando uma história .

OD: Pedir que as crianças citem alguns sons do cotidiano.  Após fazer a lista de sons escolher alguns para montar uma história, como por exemplo, o caminhão passou! ( vrummmmmmmmmmmm). Contar a história de forma expressiva e auxiliar as crianças na escolha do ,melhor  som a ser utilizado.

  1.  Figuras que produzem sons.

OD; Trazer figuras que sejam possíveis de reproduzir sons ( animais, apito , chuva, etc). Pedir que as crianças reproduzam os sons conforme os cartões . Verificar se eles gostariam de montar um historia fazendo os sons dos cartões.

  1. Bingo sonoro

OD: Trazer cartelas  com desenhos de animais, máquinas para que ao som ser colocado pela professora eles consigam identificar e marcar com tampinhas na cartela o som que eles têm.

  1. Vídeo : Tom e Jerry ( sem som)

OD: Passar para eles um vídeo sem fala e pedir que eles montem uma história a partir dos acontecimentos do vídeo. Perguntar que sons possuem a história? Depois passar novamente  pedindo que sonorizem simultaneamente.

OBS:  Algumas atividades serão realizadas mais de uma vez, dependendo do interesse das crianças.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante o projeto.
Pauta de observação:
·         Diferencia  os sons de ruídos?
·         Participou explorando as diferentes formas de produzir sons com o corpo?



0 comentários: