“Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

A.Cury

05 setembro 2013

Projeto Meio ambiente 4º ano

Resultado de imagem para lixo projeto meio ambiente crianças
Fonte:https://i.ytimg.com/vi/2oTkb7jx2Ak/hqdefault.jpg

Projeto: “Meio Ambiente”
Tema: Lixo
Tempo de duração: 2º semestre                                                    Data: ______________
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 4º ano
Professor (a) :_______________________________
Coordenadora Pedagógica:_____________________________

JUSTIFICATIVA
          O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
          Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.

OBJETIVO GERAL
          Conscientizar os alunos sobre a preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Discutir e criar formas alternativas de ação em relação ao uso do lixo
·         Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.
·         Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras
·         Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
·         Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
·         Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
·         Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
·         Conscientizar sobre o uso adequado e renovação de certas matérias primas: Reciclagem.
RECURSOS
·         Diferentes portadores textuais como livros didáticos e Paradidáticos- “Livro -Ler e escrever 4º ano” (Livros sugeridos:nEu protejo a natureza, Seis razões para Diminuir o Lixo, Mini Larousse da Reciclagem)
·         Recursos midiáticos como filmes e pesquisas na internet.
·         (Sugestões de filmes- Wall-e e Turma da Mônica : Um Plano Para Salvar o Planeta)
·         Artistas que retratam a utilização de materiais recicláveis , como Vik Muniz.
ATIVIDADE DESENCADEADORA
          Os alunos vão assistir o filme Wall-E.
          Organização do trabalho:
·         Conversa com as crianças sobre o assunto.
Levantamento de hipóteses.
·         Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)
·         Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.
METODOLOGIA
Os procedimentos serão divididos em três etapas.
1ª Etapa
·         Apresentação do tema aos alunos. Conversa dirigida a respeito do tema: interpretações, opiniões sobre o meio ambiente; a situação atual deste meio.
·         Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
·         Explicação sobre a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.
2ª Etapa
·         Análise da realidade ambiental na comunidade
·         Apreciação de obras de arte que retratem a paisagem urbana
·         Apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas.
·         Aulas de auditório
3ª Etapa
·         Reciclagem - explicar sobre a reciclagem, sua importância e como é feita- Oficina de Arte
·         Iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população.
·         Confeccionar painéis
·         Confeccionar objetos e utilitários com material reciclado para os cantinhos da sala
·         Preparação de trabalhos para exposição
CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos feitos durante a execução do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação
infantil
. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998


Reações:

2 comentários:

Anônimo disse...

POSSO APLICAR NA ESCOLA GOSTEI BASTANTE

andréa gonçalves disse...

Claro que pode , fique a vontade.