“Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

A.Cury

05 setembro 2013

Projeto: “Colecionar, Contar e Registrar”

Projeto: “Colecionar, Contar e Registrar”

Eixo: Matemática
Faixa etária: Infantil II 
Professoras: 
Duração prevista: Segundo Semestre 

Justificativa:
 Com o objetivo de ampliar o conhecimento matemático dos alunos e atingir as metas de aprendizagem do quadro curricular da Rede, escolhemos trabalhar neste semestre com coleções para possibilitar a ampliação da leitura numérica, o registro de quantidades mesmo que de forma não convencional e a contagem termo a termo de forma lúdica.  
Objetivo Compartilhado:
  • Construção de jogos com as tampinhas da coleção formada.

Objetivos:
ü  Aprimorar as estratégias de contagem termo a termo;
ü  Apropriar-se do registro convencional;
ü  Utilizar instrumentos de registro, conforme sua hipótese;
ü  Escrever e ler os números.

Conteúdos
ü  Realização de correspondência termo a termo na ordem convencional da série;
ü  Comparação de quantidades;
ü  Contagem;
ü  Registro de quantidades;
ü  Reconhecimento de algarismos.
Etapas Previstas
Atividade Inicial
Apresentação de coleções
O.D. –Na roda a professora irá falar sobre algumas coleções e conversar sobre o que os alunos sabem sobre este assunto fazendo algumas perguntas como:
ü  Vocês sabem o que é isto?
ü  Para que serve?
ü  Porque tem muitas peças?
ü  Quem já viu uma coleção?
ü  Podemos colecionar o que?
O.D.  Neste dia a professora irá perguntar se alguém conhece e caso tenha, pedir que traga para mostrar e socializar com os colegas.
Exemplo: álbum da copa, selos, cartão telefônico, cartão postal, carrinhos, etc.

1.  Compartilhar o projeto
O.D. Na roda de conversa compartilhar com as crianças que iremos colecionar alguns objetos .( OBS: CADA PROFESSOR DEVERÁ ESCOLHER O TEMA DE SUA COLEÇÃO )

2.  Compartilhar a proposta com pais e alunos através de bilhete
O.D. Será enviado um bilhete aos pais com pelo menos três dias de antecedência à primeira coleção, esclarecendo a proposta desenvolvida pedindo a participação da família, no bilhete será pedido os itens das coleções, especificando os dias e os objetos a serem trazidos pelas crianças. No dia anterior a professora deverá lembrar qual objeto será trazido no dia seguinte. 
3. Explorando as coleções
O.D. As coleções trazidas pelas crianças serão apresentadas na roda por cada uma delas, com o apoio da professora. Propor que organizem os objetos facilitando a visualização.
A cada coleção trazida pelas crianças contar os objetos, registrando na lousa e no blocão a quantidade que cada um trouxe, promovendo comparações de quantidades (Quem trouxe mais objetos? Quem trouxe menos objetos? Quantos objetos repetidos, etc)

Nomes
                 




















Atividades Complementares

1.  Vamos encontrar o número de ________ que alguns amigos trouxeram para a nossa coleção?
2.  ... e  ...  trouxeram  ___________  para nossa  coleção.  Vamos  marcar  a  quantidade  que cada  uma  trouxe?
3.  Você se lembra da nossa coleção de ______? Então vamos encontrar a quantidade que alguns amigos trouxeram?
4.  Marque a quantidade que os amigos abaixo trouxeram para nossa coleção ___________.
5.  Escreva o nome do amigo que trouxe mais ___________ para nossa coleção e registre a quantidade que ele trouxe.
6.  Vamos encontrar o número de __________ que alguns amigos trouxeram para a nossa coleção?
7.  Escreva o nome do amigo que trouxe menos ___________ pra nossa coleção e registre a quantidade que ele trouxe.
8.  Registre a quantidade de objetos de cada coleção.

AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado durante todo o processo, o professor observará os alunos e através de diagnósticos poderá intervir adequadamente sempre que houver necessidade.
O professor deverá observar as pautas de observação anexadas no caderno de planejamento.




Reações:

0 comentários: