Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

05 setembro 2013

Projeto : Alimentação

Escola:

Professor: 
Nível: infantil II

Área de Conhecimento: Natureza e Sociedade

Tema da Sequência: Alimentação Saudável

 Período de duração:  2º semestre   

Justificativa: O presente projeto surgiu da observação da alimentação dos alunos na hora do recreio.
Os alunos, não possuem o hábito de comer frutas e quando a merenda escolar tem salada, eles, os alunos, na sua maioria, se recusam a comer ou pegam a refeição e não comem a salada, que por sua vez acaba indo para o lixo. Dessa maneira, surgiu a necessidade de aprofundar o tema alimentação e propor atividades que permita que o aluno perceba a função dos alimentos e a sua importância para o crescimento saudável.

Objetivo Social / Produto Final: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa, tendo como produto final a exposição de alguns  trabalhos na mostra pedagógica.

Bibliografia:

1. Conteúdos curriculares da educação infantil.

2. Coleção: O dia-a-dia do professor Autoras: Gerusa Rodrigues Pinto Regina Célia  Villaça Lima
Editora: Fapi LTDA
3. www.youtube.com.br
4. Guia de alimentação saudável vol. 15 e 16   / Guia Veja de Medicina e saúde 2008
5. Caderno da Merenda  - SP Alimentação







CONTEÚDOS


OBJETIVOS
  • Percepção e incorporação de atitudes de cuidado em relação ao seu corpo e ao corpo do outro.
  • Estabelecer relação sobre  suas necessidades vitais;
  • Cuidados no uso de objetos do cotidiano, relacionados à conservação e manutenção da saúde;
  • Valorização da limpeza dos ambientes, higiene e aparência corporal;

  • Respeito às regras do ambiente escolar;


  • Valorização de uma alimentação saudável para a qualidade de vida.
·         Incorporar atitudes de cuidado com o seu corpo e dos outros;
·         Relacionar suas necessidades vitais;
·         Conservar e cuidar da manutenção dos objetos do cotidiano;
·         Preservar os espaços coletivos e sua aparência corporal;

·         Conhecer e respeitar as regras coletivas ao ambiente escolar;

  • Valorizar e conhecer uma alimentação saudável;

Atividade em seqüência


Orientação Didática
  • Atividade desencadeadora: Caixa surpresa, contendo frutas artificiais.




  • Roda de conversa: O que é alimentação saudável ?

  • Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família.







  • Lista de alimentos prediletos das crianças;
  • Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto.




  • Pesquisa: figuras de alimentos.


  • Painel com alimentos , classificando de acordo com a roda de alimentos;




  • Roda de conversa: Apreciação das rodas de alimentos montadas em sala;


  • DVD: Conhecendo os alimentos com o senhor banana;


  • Montar um jogo da memória com frutas, verduras e legumes;





  • Classificação dos alimentos doces e salgados;



  • DVD KIka: De onde vem



  • Pesquisa de rótulos e seus derivados


  • Conversa sobre o cardápio escolar.

  • Degustação



  • DVD – turma da Mônica : Boas Maneiras;



  • Roda de conversa: higiene do local onde nos alimentamos:



  • Votação do cardápio preferido;





  • Vídeo : Palavra Cantada, Pomar.



  • Qual fruta você mais gosta , desenhe;


  • Roda de história:



  • Pesquisa semanal sobre tipo de merenda que os alunos
trazem , o que comem em casa feita pelos pais e comparação de informações.




·         Exposição dos trabalhos realizados;

  • A professora levará para a roda de conversa uma caixa contendo frutas artificiais e dará dicas para as crianças adivinharem o que tem dentro. Depois que descobrirem iniciaremos uma conversa sobre a importância dessas frutas em nossa vida.

  • Inicialmente a professora procurará a palavra saudável no dicionário com a ajuda dos alunos , registrará seu significado e o fixará no mural, após questionará os mesmos sobre a questão inicial onde também registrará as respostas no sulfitão. Posteriormente, através de livros específicos a professora dará as informações corretas para que todos tenham uma alimentação saudável;

  • Elaborar uma atividade de pesquisa , para os alunos registrarem a alimentação do cotidiano familiar.

  • Solicitar que as crianças falem quais os alimentos mais gostam de comer, a professora irá escrever tudo em um cartaz para ser colocado na sala;

  • Trazer livros revistas e pesquisas sobre o tema, que justifique o bom habito alimentar e suas conseqüências.

  • A professora irá pedir que as crianças tragam recortes de alimentos;

  • A professora trará para a sala a roda de alimentos e explicará o que é e para que serve, depois solicitará que cada grupo de mesinhas separe, de acordo com a roda de alimentos, as figuras de alimentos que pesquisaram e cole na roda distribuída pela professora em cartolina;

  • Conversar com as crianças se ficou algum grupo sem figuras, por que, será que eles se alimentam de acordo com a roda , etc...

  • Exibir o vídeo para as crianças destacando os alimentos que aparecem no vídeo;

  • Trazer para os alunos pintarem e colarem figuras de frutas para confeccionarem o jogo. Ensiná –los a jogar e deixar o mesmo para que brinquem na hora do diversificado;


  • Solicitar que as crianças digam quais alimentos doces e salgados conhecem, a professora anotará as respostas no blocão;

  • Exibir para as crianças alguns episódios em dias alternados, nos quais ela mostra de onde vem o leite, ovos , açúcar e sal.

  • Colar em folhas xerocadas os rótulos dos alimentos derivados do leite/cacau/trigo/animal, etc ;

  • A professora fará a leitura do cardápio mensal da escola. Falará a importância de se alimentar ou pelo menos experimentar a merenda escolar.

  • Produzir um bilhete solicitando aos pais os alimentos necessários para a realização das receitas que serão realizadas em sala ( enviar os bilhete com antecedência para garantir que todos os alunos tragam os ingredientes ), cada professora escolherá com a turma a receita.



  • Assistir ao vídeo e conversar com as crianças  se os comportamentos apresentados são adequados e, em seguida fazer a lista de combinados do lanche;

  • Conversa com as crianças sobre a higiene do local onde realizamos nossas refeições ;


  • No ultimo dia da semana a professora irá retomar o quadro do cardápio e as crianças, deverão relatar, qual a merenda que mais gostou naquela semana.




  • Exibir para as crianças o vídeo que mostra a árvore de onde vem as frutas.

  • Após assistirem o vídeo solicitar que desenhem a fruta e sua respectiva árvore que mais gostam.

  • Trazer em vários momentos do projeto histórias que fale sobre os alimentos ( Hortolândia, frutolândia, sopa de legumes, A cesta da dona Maricota), etc...


  • Em roda a professora conversará com os alunos e fará comparação de informação  trazidas por eles;


  • Exposição dos trabalhos com a presença dos alunos, para explicação dos painéis.




Avaliação:
A avaliação ocorrerá por meio da observação no decorrer do projeto.
Pauta de observação:
  • Participou das discussões relatando suas vivencias e preferências quanto à alimentação?
  • Faz comparações com relação a atitudes de cuidado com o próprio corpo e do amigo?
  • Valoriza uma alimentação saudável?
Na escola, passou a experimentar alimentos que antes não comia
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