Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

05 setembro 2013

Animais e suas paisagens/ zoológico

Projeto: Animais e suas paisagens/Zoológico
Professores Responsáveis: ________________________________
Turmas: 6ª séries - Ciclo II do Ensino Fundamental
Duração: Ano de 2013

 Justificativa
            A Escola E.E Professora” Hélia Divino de Souza” em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que se vive.Desde a pré-história, animais sempre exerceram certo fascínio no ser humano.Devido a esse fascínio, os zoológicos, através de uma exposição que integre fauna e ecossistemas variados, têm grande potencial podendo ser base de um programa educativo, dinâmico e interativo.
O meio ambiente constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC) e introduz nas salas de aula um tema cada vez mais atual. Para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sócias, econômicos e culturais. O enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

Objetivo geral
·         Compreender a relação dos indivíduos com o meio ambiente ao qual está inserido, como agente modificador e transformador desta relação, a fim de desenvolver a consciência ambiental, desenvolvida pelo conhecimento das características individuais de cada espécie, objetivando a preservação da natureza e o incentivo do trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos se os professores das diversas disciplinas, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema
 Objetivos específicos em Ciências da Natureza
·         Observar as diferentes espécies de animais que vivem neste espaço;
·         Descrever as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie;
·         Identificar animais domésticos e selvagens, úteis, nocivos
·         Fazer o relatório do passeio
Objetivos específicos em Ciências Humanas
·         Buscar, organizar e comunicar conhecimentos como de comparação, elaboração de hipóteses, suposições, levantamentos de informações, levando a construção e o envolvimento na busca de uma melhor compreensão da diversidade dos seres vivos.
·         Perceber a diversidade regional dos animais que ali habitam. Quais seus países de origem, os continentes envolvidos, as condições climáticas para sua sobrevivência e a influência do homem em seu habitat de origem.
Objetivos específicos em Matemática
·         Observação de formas geométricas, quantidade, tamanho, altura comprimento, largura.
·         Análise de gráficos fazendo a relação com os ecossistemas brasileiros.
·         Construção de tabelas sobre o desmatamento, poluição, queimadas, que tanto tem prejudicado a fauna brasileira.
Objetivos específicos em Linguagens e Códigos
·         Os educandos observarão e farão registros através de filmagens, fotos e produzirão um diário individual relatando todo o conhecimento e aprendizado adquirido no passeio.
·         Produção textual: a influência do meio ambiente urbano no meio ambiente selvagem.
·         Fortalecer os laços de amizade entre os educandos;

Avaliação
Será considerado satisfatório se os alunos conseguirem fazer a relação dos conhecimentos construídos no passeio com os processos de escrita, leitura e análise de gráficos que serão trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas.


Reações:

0 comentários: