Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

22 outubro 2012

Plano de aula - Integrando Língua Portuguesa e Matemática


Língua Portuguesa

·       Localizar informações no texto e substituir por imagens

·       Participar de atividades de leitura compartilhada

·       Participar de atividades de leitura individual e compartilhada

 

Matemática – Espaço e Forma

·       Apresentar as formas geométricas de forma prazerosa

·       Reconhecer as diferenças entre figuras planas

 
TEXTO: O QUADRADINHO

ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA DE QUADRADOS QUE MORAVAM EM UMA CASA QUADRADA.

NA CIDADE ONDE VIVIAM TUDO TAMBÉM ERA QUADRADO. AS ÁRVORES ERAM QUADRADAS, AS PESSOAS ERAM QUADRADAS, OS CARROS ERAM QUADRADOS...

NAS FÉRIAS RESOLVERAM VIAJAR PARA OUTRA CIDADE E LÁ ENCONTRARAM MUITAS FAMÍLIAS DIFERENTES.

EXISTIAM FAMÍLIAS RETANGULARES, OUTRAS REDONDAS E ATÉ TRIANGULARES.

O QUADRADINHO AO VER TANTAS FORMAS DIFERENTES FICOU ASSUSTADO. DONA QUADRADA EMPENHADA EM AJUDAR O FILHO A SE ENTURMAR O LEVOU ATÉ UM PARQUE.

SEU    QUADRADO PEGOU SUA PIPA QUADRADA E TENTOU ANIMAR O FILHO, MAS QUADRADINHO NEM SEQUER SE MEXEU. FICOU PARADO COM SEUS OLHOS QUADRADOS ESPANTADOS COM O QUE VIA A SUA VOLTA.

DONA QUADRADA ENTENDEU TUDO E RESOLVE EXPLICAR:

-SABE FILHO, NÓS OS QUADRADOS ,OS CÍRCULOS, OS TRIÂNGULOS E  OS RETÂNGULOS SOMOS TODOS FORMAS GEOMÉTRICAS. TEMOS CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, MAS SOMOS MUITO IMPORTANTES PARA O MUNDO.

QUADRADINHO OLHOU ATENTAMENTE A MÃE ENQUANTO ELA CONTINUOU.

- SOMOS NÓS QUE DAMOS FORMAS AO MUNDO

SEU QUADRADO RESOLVEU INTERVIR:

- OS CÍRCULOS POR EXEMPLO ESTÃO PRESENTES NAS RODAS, NO RELÓGIO, NA MOEDA... PODEMOS VER OS TRIÂNGULOS EM OUTRAS COISAS COMO A VELA DO BARCO, O TELHADO DA CASA, AS SETAS E A CASA DO ÍNDIO.

DONA QUADRADA COMPLETOU:

- PODEMOS VER A FAMÍLIA DOS RETÂNGULOS NOS PRÉDIOS, NA LOUSA DA ESCOLA NO TAPETE, NA PORTA E ATÉ NO DINHEIRO.

O QUADRADINHO PRESTOU BASTANTE ATENÇÃO NO QUE ESTAVA ESCUTANDO E PERGUNTOU.

- ENTÃO MAMÃE TODOS NÓS AJUDAMOS A DAR FORMAS AO MUNDO?

- É ISSO MESMO, MEU FILHO! - RESPONDEU DONA QUADRADA.

O QUADRADINHO COMPREENDEU QUE TODAS AS FORMAS FAZIAM PARTE DO MUNDO E SEM ESPERAR MAIS CORREU ATÉ SEUS COLEGUINHAS NO PARQUE PARA SE DIVERTIR.

 

ESTUDANDO O TEXTO:

1-  Quais são os personagens da história?

2-  Do que se trata a história?

3-  Quais são as formas geométricas que são citadas?

4-  Represente a história em quadrinhos.

5-  Retire do texto uma fala de Dona Quadrada.

6-  Retire do texto uma pergunta.

7-  Pinte de verde o terceiro parágrafo.

8-  Enumere todos os parágrafos.

9-  Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética.

QUADRADINHO – FILHO – PARQUE – MUNDO – TRIÂNGULO – RETÂNGULO – COLEGUINHAS – FORMAS – ATENÇÃO – CIDADE.

 

Matemática:

Diferenças entre o CUBO E O QUADRADO

Ficha técnica do quadrado

(desenhar a figura com régua)

Quantas vértices:______

Arestas:_____

Face:_____

 

Ficha técnica do Cubo

(Desenhar a figura com régua)

Quantas vértices:___

Arestas:____

Faces:_____

 

 

 
Reações:

0 comentários: