Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

02 outubro 2012

Atividades educação intantil para o "Dia das Crianças".


 
Sequência Didática - Dia das Crianças
Público Alvo: Infantil I
Duração : 1 semana
 
JUSTIFICATIVA

Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

OBJETIVOS DO TRABALHO:

·        Aumentar o repertório de brincadeiras infantil,

·        Participar de situações de socialização,

·        Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,

·        Construção de brinquedos com sucatas,

·        Registrar de diferentes formas o brincar.

 

OBJETIVOS DIDÁTICOS:

·        Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros.

·        Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

·        Participar de variadas situações de comunicação oral.

·        Participar de diversas situações de intercambio social.

·        Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

CONTEÚDOS:

Movimento

·       Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.

·       Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.

Arte

·       Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.

·       Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção

Música

·       Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

 

ETAPAS DO TRABALHO:

Dia 08/10/2012

·       Apresentação com Cães

·       Chá de bonecas e brincadeiras com carrinhos.

·       Brincadeiras com sucatas – (Jogos de empilhar /boliche)

Dia 09/10/2012

·       Confecção de Massinha de modelar

·       Brincadeiras com massinha

·       Dança das cadeiras

·       Brinquedos Infláveis

Dia 10/10/2012

·       Passeio ao clube

(Brincadeiras de estátua, brincadeiras de roda, morto-vivo...)

Dia 11/10/2012

·       Teatro e lanche coletivo

 
Projeto Dia das Crianças

Justificativa:A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

Objetivos:
 
  • Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
  • Valorizar a criança
  • Estimular a auto-estima
  • Evidenciar direitos e deveres da criança
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
  • Proporcionar jogos e brincadeiras
Desenvolvimento:
Capa para trabalho
Lembrancinhas
Desenhos para colorir
Recorte e colagem
Músicas e poesia
Dobradura
Brinquedos com sucata
Brincadeiras dirigidas
Mensagens

Culminância: Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca ou cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças.
 Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.


 
Reações:

0 comentários: