Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

24 agosto 2012

CASINHA FEITA COM CAIXINHAS DE LEITE


Construindo uma casinha com caixinhas de leite com seus alunos.

Neste semestre estamos estudando sobre a reciclagem do lixo. Pesquisando na internet achei este projeto de casinha para construir com meus alunos. Vou executar o projeto e depois posto meu trabalho, enquanto isso vai a dica e o passo a passo do projeto.






Materiais:
682 Caixas de Leite Tetra Pak
Jornais ou papeis para enchimento (Conforme necessidade)
Cola quente
Tecido TNT vermelho (1,7mx1,9m)
Madeira Compensado esp. 5mm (Conforme necessidade)
Tintas (cores diversas

Aula passo a passo:

1.      Abrir as caixas de leite na parte superior, descolando as bordas. Lavar e deixar secar
2.      Enche-la com jornais ou outros papeis, (dar firmeza as caixas);
3.      Fechar colando com cola quente
4.      Com cola quente, colar as caixas intercalando-as como se fossem tijolos. Para os arremates usar ½ caixa dobrando e colando sua nova boca. Montar as paredes deixando os vãos das janelas e porta. Fazer quatro paredes separadas com o encaixe de umas nas outras (veja as dimensões no projeto);
5.      Na parte superior dos batentes, colar as madeiras transpassando toda extensão para reforçar a parede;
6.      Para a parte inclinada do telhado recortar as caixas fazendo o preenchimento com triângulos;
7.      Os batentes da porta e janelas são feitos colando as madeiras nos vãos com cola quente;
8.      Para o acabamento, pintar e fechar o telhado com o tecido TNT, recortando, desenhando as telhas e colando com cola quente
9.      Ela pode ser desmontada e guardada, ocupando assim menos espaço;



Projeto: Sustentabilidade

Tema: PAISAGENS URBANAS E QUESTÕES AMBIENTAIS -UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA TRANSFORMÁ-LA EM UM AMBIENTE SUSTENTÁVEL
Turma: Infantil I - integral     
Professor (a):
Tempo de duração:
Eixo trabalhados:

Justificativa:

A sustentabilidade surgiu nos últimos anos, mais precisamente em 1987, onde alguns países se reuniram a fim de discutir as questões ambientais de poluição. Segundo o relatório de Brundtland, sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. São atitudes que levam os sujeitos a se tornarem justos socialmente, aceitos culturalmente e viáveis economicamente.
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira se encontra nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea. Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento. O conceito de Educação Ambiental passou por várias etapas durante o aprimoramento das ideias que surgiam a partir das discussões a cada reunião e com a realidade socioeconômica mundial, estabelecendo-se, após a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92), que: Tendo em vista que a Educação Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas formas”.
Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos. 
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade através da apreciação de obras de artistas que tratem do tema sustentabilidade e de oficinas de artes inspiram os alunos a participar de atividades onde as técnicas de reaproveitamento podem valorizar as construções de objetos de paisagens urbanas utilizando materiais alternativos como sucatas.
O fundamental é trabalhar, a fim de aguçar o potencial imaginativo e criativo das crianças. Afinal, brincar de sustentabilidade é possível e educa para um futuro melhor!



OBJETIVO GERAL:

·        Proporcionar através da linguagem artística o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
·        Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
·        Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
·        Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
·        Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
·        Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
·        Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
·        Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem..

Conteúdos:

Conteúdos Conceituais
Conteúdos Procedimentais
Conteúdos Atitudinais
Conhecer e apreciar obras de Tarsila do Amaral
contextualizadas na poética da cidade;
Refletir sobre a influência da humanidade no equilíbrio do ambiente
Observar a paisagem da cidade nos trajetos urbanos;

Observar a paisagem da cidade nos trajetos urbanos
Exercitar a prática da linguagem prática como representação de sua imaginação e criatividade.
Conhecer um suporte diferenciado para a aplicação de produção plástica, visando o reaproveitamento do descartável ao transformar lixo em objeto de arte
Experimentar o material reciclado e a sua materialidade enquanto recurso plástico
Construir uma instalação coletiva com os objetos
produzidos.
Reutilizar materiais recicláveis
Construir uma instalação coletiva com os objetos produzidos.
Construir uma instalação coletiva com os objetos produzidos
Ter consciência sobre o papel da humanidade em relação da conservação do meio ambiente.
Valorizar atitudes de preservação e conservação ambiental
Reconhecer atitudes
inadequadas para com o seu meio ambiente




METODOLOGIA

Os procedimentos serão divididos em três etapas.
1ª Etapa
·        Apresentação do tema aos alunos. Conversa dirigida a respeito do tema: interpretações, opiniões sobre o meio ambiente; a situação atual deste meio.
·        Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
·        Explicação sobre a importância de reciclar, reaproveitar, reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.


2ª Etapa
·        Análise da realidade ambiental na comunidade
·        Apreciação de obras de arte que retratem a paisagem urbana
·  Apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas.

Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano.


Projeto: “Sustentabilidade”.
Produto final - Casinha de caixinhas de leite

Processo de Construção

Etapa 1 – “Preparando os materiais”

·        Arrecadação das caixinhas
·        As crianças encheram as caixinhas com jornal


2ª Etapa: “Construindo as paredes”

·        Colagem das caixinhas de leite
·        Empapelamento das paredes 
·        Revestimento com gibis

3ª Etapa – Pintura

4ª Etapa – TRABALHO FINAL


Dicas para melhorar o trabalho!!!

A maior dificuldade é unir as paredes. Descobrimos durante o projeto que as caixinhas têm que ser do mesmo tamanho (marca) para que o encaixe fique perfeito. Como as caixinhas de leite foram arrecadadas então tivemos que unir as paredes com um reforço extra rsrsrs ...
Por isso, os cantos foram encapados com papel cartão vermelho para que essas imperfeições não aparecessem.
Não dá para montar a casinha sozinha é necessária ajuda extra. No meu caso tive auxílio de uma professora que também desenvolveu o trabalho comigo. Demoramos uma tarde toda para unir as paredes rsrsrs... devido as imperfeições e ajustes.
É preciso ter um local para guarda a parede, se possível deixar no local onde a casinha vai ficar. As paredes depois de prontas ficam pesadas para manusear de um espaço para o outro.

Benefícios do trabalho

As crianças participaram de todo o projeto, desde a execução a elaboração e no final gostaram tanto da ideia que resolvemos construir móveis para a casinha.
Foi uma experiência muito divertida envolveu toda a comunidade escolar e depois de sair da escola fiquei sabendo que outros professores ainda trabalharam com essa ideia.



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Reações:

1 comentários:

Mariane Bello disse...

Muito legal o conteúdo vou fazer esse projeto para minhas filhas!